O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite dessa segunda-feira (18) que deu início aos preparativos de uma reunião entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e Vladimir Putin, da Rússia. O anúncio ocorreu após encontro com o chefe de Estado ucraniano e líderes da União Europeia (UE), realizado na Casa Branca.
“Discutimos as garantias de segurança para a Ucrânia que serão fornecidas pelos países europeus em coordenação com os EUA. [Então] liguei para o presidente Putin e comecei a preparar um encontro entre o presidente Putin e o presidente Zelensky. Depois disso, haverá uma reunião trilateral — [os presidentes da Rússia, da Ucrânia] e eu”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, que participou das negociações na Casa Branca, confirmou a preparação do encontro envolvendo Putin e disse que a reunião está planejada para as próximas duas semanas. No entanto, ele expressou dúvidas de que Putin “tenha a coragem” de se encontrar com Zelensky.
O líder ucraniano, por sua vez, declarou que foi a Rússia que propôs a Trump realizar primeiro uma reunião bilateral e depois uma trilateral no nível de chefes de Estado. Zelensky disse estar pronto para se encontrar com Putin sem quaisquer condições e voltou a falar na necessidade de se adotar um cessar-fogo no conflito.
De acordo com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, Putin disse a Trump que está pronto para se encontrar com Zelensky. No entanto, o Kremlin não confirma a prontidão de Vladimir Putin de se reunir com o presidente ucraniano, afirmando que a ideia de elevar o nível dos representantes de Moscou e Kiev nas negociações foi discutida.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, por sua vez, declarou que reuniões envolvendo chefes de Estado devem ser cuidadosamente preparadas. De acordo com ele, Moscou não rejeita nenhum formato de negociação sobre a Ucrânia, nem bilateral, nem trilateral.
Manifestando cautela sobre a possibilidade de uma reunião envolvendo Putin e Zelensky, Serguei Lavrov observou que o objetivo de qualquer formato de reunião deve ser “passo a passo, gradualmente, começando pelo nível de especialistas e, em seguida, passando por todas as etapas necessárias para preparar as cúpulas”.
Já o assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, disse apenas que Putin e Trump discutiram a possibilidade de “elevar o nível” das negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia.