Com um roteiro que incluiu reuniões com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Campos Júnior, e o superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, José Cleber Souza, estiveram no último sábado (30), na Expointer, em Esteio. As tratativas para negociação das dívidas agropecuárias no estado foi a pauta central dos diálogos.

O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Milton Luiz Bernardes Ferreira, participou dos encontros, que ocorreram na casa das entidades no Parque Assis Brasil. Na Fetag, a comitiva do governo federal conversou com o presidente Carlos Joel da Silva e o secretário executivo Kaliton Prestes. Na Farsul, foram recebidos pelo presidente Gedeão Pereira Silveira, pelo diretor Domingos Antônio Velho Lopes e pelo economista Antonio da Luz.
O superintendente José Cleber destacou a importância de retomar este processo de diálogo e de convergência, iniciado com a criação do grupo de trabalho destinado a elaborar um diagnóstico e estabelecer propostas.

“Dialogamos sobre sugestões de aperfeiçoamento de proposta apresentada na semana passada e também sobre a adoção de práticas que podem evitar futuras frustrações e impactos na capacidade de pagamento. Estabelecemos compromisso de trabalhar conjuntamente alinhados por estes dois objetivos”, disse Souza.