Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Agroecologia

REFORMA AGRÁRIA

Culinária da Terra: Festival gastronômico idealizado pelo MST movimenta oitos dos bares mais boêmios do Rio

A ideia é consolidar uma rede de restaurantes parceiros, certificada pelo MST, para fortalecer agricultura familiar

12.set.2025 às 12h36
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
Culinária da Terra: Festival gastronômico idealizado pelo MST movimenta oitos dos bares mais boêmios do Rio

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançou, ao lado de oito bares badalados da cidade do Rio de Janeiro, o Circuito Cultural Culinária da Terra. O festival começa neste domingo (14) e segue por mais três finais de semana com a proposta de conectar comida, território e cultura.

Inspirado no modelo do Comida di Buteco, o 1º Circuito Cultural Culinária da Terra vai promover um concurso de petiscos exclusivos preparados com alimentos produzidos pelo MST. O objetivo do festival gastronômico e cultural é fortalecer a agricultura familiar e a agroecologia, desenvolvidas por assentamentos e cooperativas da reforma agrária no Rio de Janeiro.

“Essa circuito é uma prova da potência que a produção da agricultura familiar tem no estado do Rio. Esses bares fazem parte do mapa boêmio da capital e, através deles, mais gente vai poder conhecer a qualidade e os sabores dos alimentos produzidos pela Reforma Agrária”, disse ao Brasil de Fato a deputada Marina do MST.

O Circuito foi uma ideia da vereadora Maíra do MST em parceria com o dono do bar Botica, Vinícius Zamana. O teste ocorreu em 2024, deu certo e para este ano resolveram convidar mais bares para participar e expandir a iniciativa de popularizar a agricultura familiar.

Ao Brasil de Fato, o dono do bar Capiau, Raphael Vidal, elogiou a proposta e contou que já utiliza ingredientes de assentamentos da reforma agrária. “É muito importante para a cidade reconhecer que o alimento que ela consome vem do campo. Às vezes a gente acaba esquecendo, no dia a dia, na correria. Então, um evento como esse é essencial por dar visibilidade a esse caminho, a essa história. Mostrar para os nossos frequentadores que o alimento que estamos oferecendo vem do campo, vem de pequenos produtores. Que vem do projeto mais importante de reforma agrária do Brasil, que é o MST.

O evento acontecerá nos dias 14, 20, 21, 27 e 28 de setembro. Durante três fins de semana consecutivos, o público frequentador dos bares Armazém Cardosão, Baródromo, Bar da Frente, Baixela, Botica, Capiau, Surubar e Veneta terá a oportunidade de saborear pratos especiais feitos com ingredientes agroecológicos. Os bares e restaurantes que se comprometerem a apoiar a agricultura familiar e usar alimentos livres de agrotóxicos em suas receitas ganharão um selo de certificação criado pelo festival.

“Mais do que um evento gastronômico, o Circuito Culinária da Terra quer ser o ponto de partida para um caminho permanente de partilha entre o campo e a cidade. A ideia é consolidar uma rede de restaurantes parceiros, certificada pelo MST, para fortalecer o modelo da agricultura familiar e ampliar o escoamento da produção agroecológica. Dessa forma, a gente consegue aumentar a renda dos pequenos agricultores e construir um sistema alimentar justo e saudável para todas as pessoas”, explica a vereadora Maíra do MST (PT-RJ), que participa da construção dessa iniciativa inédita no Rio de Janeiro ao lado da deputada estadual Marina do MST (PT-RJ).

Além de celebrar a agricultura familiar e os sabores da terra, o Circuito terá impacto direto: 30% do lucro das vendas será destinado à construção da Escola Estadual de Formação e Capacitação da Reforma Agrária (ESESF). O público poderá participar de uma dinâmica especial: ao visitar cada bar, o consumidor coleciona um carimbo no passaporte do Circuito. Quem completar o roteiro ganhará um prêmio exclusivo oferecido pelo MST.

A programação também inclui atividades culturais que aproximam o público das histórias de quem planta e fazem chegar ao prato muito mais do que alimento agroecológico. “Comer é um ato político e de resistência, que pode ser um instrumento de transformação social. A gente precisa implementar essa nova consciência de consumo na cidade e fortalecer o debate sobre soberania alimentar, cultura popular e organização social”, ressalta a vereadora Maíra do MST.

A abertura do Circuito será no próximo sábado, 13 de setembro, no Armazém do Campo, Centro do Rio. A Rua do Rezende será interditada ao trânsito, se transformando em um grande espaço popular aberto. A ideia é ocupar a rua com feira agroecológica do MST, apresentações culturais, intervenções políticas e apresentação dos petiscos criados pelos estabelecimentos parceiros. O encerramento do festival será no dia 28 de setembro no Baródromo.

Confira os petiscos que serão servidos em cada estabelecimento parceiro:

Armazém Cardosão
Rua Cardoso Júnior, no 312 – Laranjeiras

Pratos: Bolinho de Moela Bolada: bolinhos com recheio de ragu de moela, queijo e pimenta biquinho e Batata Asterix
Ingredientes do MST: queijo, cebola roxa, alho, salsinha

Baródromo
Rua Dona Zulmira, n 76, Maracanã

Pratos: Felicidade no amanhecer: bolinhos de feijão com abóbora e alfavaca
Ingredientes do MST: abóbora japonesa, alfavaca, feijão de corda e couve-flor

Bar da Frente
Endereço: Rua Barão de Iguatemi, no 388 – Praça da Bandeira

Pratos: Bolinho de arroz cateto integral com provolone e raspas de limão
Ingredientes: arroz cateto integral, provolone, limão,

Baixela
Endereço: Av. Rainha Elisabeth, no 85 – Loja D – Copacabana

Pratos: Tropeiro camponês e batida de goiaba com acerola
Ingredientes do MST: geleia de acerola, suco de goiaba, farinha de mandioca, cachaça branca, feijão vermelho, couve mineira e salsinha

Botica
Rua Fernandes Guimarães, no 30 – Botafogo

Pratos: Bolinho da Horta: bolinho de queijos e folhas escuras
Ingredientes do MST: manteiga, leite integral, creme de leite, espinafre, alfavaca, agrião do Líbano, hortelã

Capiau
Rua Miguel Couto, no 124 A – Centro do Rio

Pratos: Bochecha de porco no feijão Feijão manteiga
Ingredientes: coentro, alho nirá, cebola branca, alho, cenoura, ora pro nobis, cachaça branca, limão galego, melaço de cana

Surubar
Rua da Lapa, 151 – Lapa

Prato: Raízes do Campo – bolinho de aipim com taioba e ricota
Drink: Terra ao Copo

Ingredientes do MST: aipim, taioba, requeijão, patê de pimenta biquinho defumada;
Cachaça, hortelã, pimenta, limão galego, mel, geleia de acerola, talo de cana de açúcar

Veneta
Endereço: Rua Dona Zulmira, n 76, Maracanã

Prato: Jabá com Jerimum: abóbora frita com queijo coalho e carne seca desfiada
Ingredientes do MST: abóbora japonesa, cebola roxa, salsinha

Editado por: Juliana Passos

Veja mais

Lançamento

Livro relaciona genocídios na Guatemala e na Palestina e denuncia silêncio da mídia hegemônica

REFORMA AGRÁRIA

Culinária da Terra: Festival gastronômico idealizado pelo MST movimenta oitos dos bares mais boêmios do Rio

soberania digital

Regulamentação das redes e soberania digital são temas de debate em Congresso da UEE no RS

CINEMA

Festival exibe documentário premiado em Porto Alegre

'Zapad-2025'

Rússia e Belarus iniciam exercícios militares em meio a tensão na fronteira com Polônia

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • EUA
    • Cuba
    • Venezuela
    • China
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.