O 3º Seminário de Pesquisas Negras: aquilombamentos, cruzos e redes de criação afro-referenciadas será realizado de 17 a 24 de setembro de 2025 em Porto Alegre. O evento é uma iniciativa do Grupo Interseccional de Pesquisas em Negritude, Gênero e Artes (Ginga) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Desde sua criação, o seminário tem se consolidado como um espaço de visibilidade de produções acadêmicas e artísticas negras, a fim de enfrentar o apagamento histórico promovido pelo racismo. O evento dá destaque às criações negras em diferentes áreas, especialmente no campo das artes.
A programação desta terceira edição reúne oficinas, com a professora Renata Kabilaewatala, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e com Edjana Deodoro, do Afro-Sul Odomode; exibição de curtas-metragens; rodas de conversa; e uma vivência de Jongo em ambiente não acadêmico, conduzida pelas mestras Fátima e Regina Jeremias.
Tradicionalmente, o seminário também serve como espaço para as defesas de mestrado e doutorado dos alunos vinculados ao Ginga/PPGAC, fortalecendo o diálogo entre produção acadêmica e práticas culturais afro-referenciadas.

As atividades acontecem em diferentes locais da capital gaúcha: a Sala Alziro Azevedo, no Departamento de Arte Dramática (DAD) da Ufrgs (Rua Gen. Vitorino, 255 – Centro Histórico); a Sala Pitangueira, no Centro Cultural da Ufrgs (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha); e o Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode (Av. Ipiranga, 3850 – Jardim Botânico).
Programação completa
17 de setembro (quarta-feira)
9h às 12h – Exibição de curta-metragem + roda de conversa
Curta-metragem 50 Afro-Sul Odomode e roda de conversa: “O futuro das pesquisas negras nas universidades: apresentações das pesquisas de alunes das graduações da Ufrgs, UFPel e UFSM”.
Sala Alziro Azevedo / DAD / Ufrgs
14h às 17h – Um Rolê Cunt: investigação cachaçada sobre procedimentos de criação assentes em Exú
Defesa de doutorado de Diordinis Baierle, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
Sala Alziro Azevedo / DAD / Ufrgs
18 de setembro (quinta-feira)
09h às 12h – Websérie Na Trilha das Andarilhas + roda de saberes
Roda de conversa com: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (RS), Mestras Jongueiras da comunidade de Guaratinguetá (SP), NEAB (com a Mestra Cleyce Collins), Coletivo Atinukés (RS) e Afro-Sul Odomode (RS).
Sala Alziro Azevedo / DAD / Ufrgs
14h às 17h – Corpo Tempestade: expressão da raiva negra como procedimento de criação afro-referenciado em dança
Defesa de mestrado de Gabriela Sampaio, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
Sala Alziro Azevedo / DAD / Ufrgs
19 de setembro (sexta-feira)
9h às 12h – Roda de saberes com grupos de pesquisa
Participação de: Grupo Ginga/PPGAC/Ufrgs (professora Dra. Celina Alcântara), Grupo Gitra/UFBA (professora Dra. Amélia Conrado), Geafro/Neeabi/Ufrgs (multiartista e Dra. em Sociologia Nina Fola) e Nupra/UFPel (professor Dr. Thiago Pirajira).
Sala Alziro Azevedo / DAD / Ufrgs
14h às 17h – Griots/Griottes, Mestres/Mestras, Cantadores/Cantadoras do Sul: trajetórias e saberes ancestrais na formação/criação do artista e contribuições para os estudos da voz cantada
Banca de qualificação de doutorado de Pâmela Amaro, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
Sala Alziro Azevedo / DAD / Ufrgs
20 de setembro (sábado)
14h às 17h – Vivência de Jongo do Tamandaré
Local: Afro-Sul Odomode
22 de setembro (segunda-feira)
9h às 12h – Vivência prática com a professora Maria de Lourdes Paixão (UFBA)
Sala Pitangueira – Centro Cultural Ufrgs
14h às 17h – Dança Afrocontemporânea Gaúcha: um estudo de caso explorando dimensões corporais por intermédio de uma proposição em dança negra
Banca de qualificação de mestrado de Thyago Cunha, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
Sala Alziro Azevedo / DAD / Ufrgs
23 de setembro (terça-feira)
9h às 12h – Vivência prática com a professora Renata Kabilaewatala (UFG)
Sala Pitangueira – Centro Cultural Ufrgs
14h às 17h – Tecnologias Ancestrais: saberes semeados em corpos mulheres negras por intermédio de seus dançares
Defesa de doutorado de Alessandra Souza, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
Sala Alziro Azevedo / DAD / Ufrgs