A série documental Território em Fluxo, uma produção do Brasil de Fato, foi premiada na 14ª edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, em segundo lugar na categoria Reportagens Jornalísticas.
A série apresenta as dinâmicas, pessoas e relações da região chamada de Cracolândia, no centro da capital paulista, a partir da perspectiva do cuidado e do direito à cidade.
Resultado de nove meses de apuração, a produção se contrapõe a abordagens estigmatizantes para, a partir de quem atua na região, retratar a complexidade do território. Os cinco episódios – O Fluxo; Moradia; Segurança Pública; Saúde e Cuidado; Arte e Cultura – destacam práticas cotidianas de resistência e alternativa à guerra contra as drogas em um espaço frequentemente retratado de forma marginalizada.
“Neste momento, em que a Cracolândia está passando por repressões, é importante ter esse reconhecimento do trabalho feito por lá”, declarou a diretora da série, Iolanda Depizzol, que esteve no Rio de Janeiro (RJ) para a cerimônia de premiação. Ela agradece à equipe e aos coletivos que atuam na Cracolândia, que “abriram espaço e compartilharam histórias”.
Os episódios estão disponíveis no canal do Youtube do Brasil de Fato.
Outros premiados
Na categoria Reportagens Jornalísticas, receberam o prêmio as produções Caso K – A história oculta do fundador das Casas Bahia, da Agência Pública, em 1º lugar; e Planeta em colapso: como a crise climática afeta direitos em territórios da Amazônia, dos sites Sumaúma e InfoAmazonia, na 3ª colocação. Receberam menção honrosa a reportagem Violência obstétrica ainda afeta mulheres no cárcere três anos após Lei de Tratamento Humanitário, do site Gênero e Número; e a série de reportagens Bonde dos Fantasmas, do Jornal Extra.
Criado em 2012 pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), o Prêmio Patrícia Acioli reconhece produções e iniciativas na área dos direitos humanos. Conhecida por sua atuação no combate às milícias e à corrupção policial, a juíza Patrícia Acioli foi assassinada em 2011, em Niterói (RJ).