A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, recebe programação intensa e gratuita da 3ª Festa da Leitura, iniciativa do Clube dos Editores do Rio Grande do Sul. Das 11h às 18h, neste sábado (27), o público poderá participar de atividades que valorizam a diversidade cultural, a literatura e a produção editorial gaúcha, em diferentes espaços do centro cultural.
Durante todo o dia, a Feira do Livro Bibliodiversa ocupará a Travessa dos Cataventos, reunindo editoras gaúchas e oferecendo ao público uma ampla variedade de títulos. A programação literária abre às 11h, na Sala Sérgio Napp 2, com o bate-papo “Rap, literatura, arte: estética social, estética racial e antifascismo”, conduzido por Marcelo Monteiro e Marcelo Cortes.
No Quintana’s Bar, o escritor Antônio Schimeneck apresenta, às 12h, “Histórias com um pouco de medo”. Às 14h, o espaço recebe a escritora Paula Taitelbaum com “Poeamar é preciso”, seguido às 15h por mariam pessah, que provoca a reflexão em “Poesia LGBTQIA+ ou apenas poesia?”. Às 16h30, também no Quintana’s Bar, acontece o bate-papo com a escritora e ilustradora Paula Mastroberti sobre a HQ “Adormecida”.
Oficinas criativas
As oficinas também fazem parte da programação. Entre 14h e 16h30, Marília Kosby conduz uma oficina de escrita na Sala Sérgio Napp 1. Já das 16h45 às 17h45, Eloar Guazzelli e Ronald Augusto comandam a oficina de desenho Bem de Boas no mesmo espaço.
Programação infantil
As crianças também têm lugar garantido na Festa da Leitura. No Palco Elis Regina, às 11h, Bárbara Catarina apresenta uma contação de histórias. Às 14h, na Biblioteca Infantil Lucília Minssen, acontece “O livro encantado”, com Fátima Farias e participação de Jhonatan Gomes.
Ainda na Biblioteca Infantil, às 15h, Léia Cassol traz outra contação de histórias, seguida, às 16h, do pocket show “Um desmiolado museu”, com Alexandre Brito.
Todas essas atividades contam com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade ao público.
Sobre a Festa da Leitura
A 3ª Festa da Leitura é promovida pelo Clube dos Editores do Rio Grande do Sul, entidade sem fins lucrativos fundada em 2003, que atualmente reúne 24 editoras de diferentes linhas editoriais. Entre seus objetivos estão representar os editores junto às autoridades, fomentar o desenvolvimento e a difusão do livro, defender direitos autorais, propor melhorias legislativas e organizar encontros culturais e profissionais.