Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

MOVIMENTO

Solidariedade dos sindicatos fortalece relação com movimento popular e social

Ações de apoio mútuo envolvem sindicatos, movimentos sociais, populares e agricultura familiar

29.maio.2020 às 11h31
Curitiba (PR)
Pedro Carrano

Ações como doações de alimentos, vem aprofundando a relação entre movimentos sociais - Foto: Divulgação I Diagramação: Vanda Morais

Sindicatos e centrais sindicais aprofundam ações de solidariedade no período de combate à Covid-19. As iniciativas se dão no marco de urgência das condições de vida do povo e, como resultado, podem fortalecer a articulação das lutas trabalhistas e lutas populares, ao lado do movimento indígena, de bairro, quilombola, entre outros.

São várias iniciativas. Entre outras, o Sindicato dos Educadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec) organiza ações de solidariedade em Pontal do Paraná, ao lado da área de ocupação Figueiras.

Já a APP-Sindicato, durante o período de 27 de abril a 1º de maio, arrecadou alimentos, produtos de limpeza, higiene, fraldas descartáveis, roupas e agasalhos. O sindicato de Correios do Paraná (Sintcom), por sua vez, auxilia na campanha de arrecadação para levar agasalhos e cobertores à aldeia Pindoty, onde os povos indígenas vivem na Ilha da Cotinga, a 20 minutos de barco de Paranaguá, no litoral. O sindicato incentiva também a solidariedade ao lado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Vera Fama, diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT), elenca a necessidade de ações preservando a integridade dos trabalhadores, como as que tem sido feitas pelo sindicato dos bancários. “Os próprios sindicatos passaram a distribuir máscaras para os trabalhadores, eles foram bastante contundentes, fazendo visitas e distribuindo máscaras e álcool gel”, afirma, elencando também ações da Central no Sudoeste e no Oeste do Paraná.

A ação de solidariedade se diferencia das ações impulsionadas por grandes empresas, a chamada Solidariedade SA? Como fazer para que essas ações fortaleçam a organização popular e sindical? Vera acredita que esses trabalhos deixam um saldo organizativo. “Há uma reflexão grande de fortalecer nossas ações de forma conjunta, porque somos interdependentes, as organizações e os sindicatos urbanos, precisamos de nossas atuações em nossas bases, para somar e nos completar”, avalia.

Identidade entre a classe trabalhadora

Lucas Barbosa Pelissari, militante do núcleo sindical de base litoral do Sindiedutec, no IFPR campus Paranaguá, que tem parceria com a área de ocupação Figueiras, aponta a necessidade de solidariedade sindical, importante por reunir o “setor formalizado de servidores públicos e setores informais da classe trabalhadora, que não têm uma organização por categoria, alguns deles do pequeno comércio. A articulação desses setores diversos se faz a partir da defesa da vida”, afirma.

A ação de arrecadação dos alimentos também está vinculada a uma pauta de enfrentamento contra o programa econômico estabelecido pelo governo federal. Pelissari destaca que, na prática, a preocupação dos sindicatos expõe a falta de prioridade no orçamento para a população. No caso do seu sindicato, denuncia também a tentativa de desmonte das universidades. “Dando continuidade a essas ações, têm potencial de denunciar os limites da política do Ministério da Economia. Conseguimos discutir isso numa linha de mão dupla. Contribuímos para a luta de moradia, e denunciamos um projeto de privatização da Educação”, denuncia.

Doe agasalhos e cobertores

Sede do Sintcom, em Curitiba.
Rua Eng. Rebouças,1595.
Das 8h às 12h e das 13h15 às 17h.
Até sexta-feira, 29 de maio.
 

Editado por: Gabriel Carriconde
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Finalmente

Gripe aviária: 17 países suspendem restrição à carne brasileira

VITÓRIA

AGU pede suspensão do leilão de terras em áreas protegidas e comunidades tradicionais em Paraty (RJ)

Campeonato global

‘Futebol não é só europeu’: Mundial de Clubes mostra qualidade brasileira e equilíbrio entre países, avalia jornalista

Guerra

Trump se irrita com Netanyahu: ‘Eu preciso fazer Israel se acalmar’

CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimento ao SUS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.