Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Orgulho LGBTQI+

Conselho Nacional Popular LGBTQI+ será lançado virtualmente, neste domingo (28)

Ato político de lançamento acontece dentro da programação da Semana do Orgulho e da Resistência LGBTQI+

27.jun.2020 às 16h48
Curitiba (PR)
Redação

Programação virtual pauta visibilidade e reivindica direitos à população LGBTQI+ - Divulgação

Para tentar minimizar os impactos do isolamento social, denunciar os desmontes e celebrar o orgulho de ser lésbica, gay, bissexual, travesti, transsexual, queer, intersexo (LGBTQI+), 24 entidades nacionais organizaram a Semana do Orgulho e Resistência LGBTQI+.

Desde o dia 23 de junho, a programação, transmitida pela internet, reuniu debates políticos, atrações culturais, projeções pelo Brasil e agenda de atividades dos estados. No último dia da Semana Do Orgulho e Resistência, domingo (28), a programação conta com o lançamento do Conselho Nacional Popular LGBTI+, que seguirá realizando outros debates e ações de resistência.

A Semana ocorre durante o mês do orgulho, data que faz referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, no dia 28 de junho de 1969, quando um grupo de pessoas LGBTQI+ resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida.

As entidades organizadoras da Semana do Orgulho e Resistência LGBTQI+ buscam colocar em prática ações efetivas em defesa da vida, da democracia, por direitos, orgulho e resistência. O lançamento do Conselho Nacional Popular LGBTI+ está previsto para começar às 16h. Haverá transmissão a partir do Facebook do Conselho Nacional Popular LGBTI+ e no Facebook da Liga Brasileira de Lésbicas do Paraná.

Ser LGBTQI+ no Brasil

O Brasil é considerado o campeão em crimes contra a população LGBTQI+. Em especial para a população de travestis e transexuais, a violência, apenas no primeiro quadrimestre de 2020, aumentou 58% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

O Supremo Tribunal Federal (STF), como guardião da Constituição Cidadã de 1988, vem reconhecendo a omissão do Legislativo e do Executivo, e encampando efetivação de direitos à população LGBTQI+. Em 2019, o STF criminalizou a homofobia, equiparando o crime contra pessoas LGBTI+ ao racismo. Mais recentemente, o STF derrubou a restrição de doação de sangue por essa população.

Para Léo Ribas, da Liga Brasileira de Lésbicas – LBL, o lançamento do Conselho Nacional Popular LGBTI+ representa um marco histórico da união de organizações comprometidas com o enfrentamento do racismo, do fascismo, do genocídio e pela defesa radical dos Direitos LGBTI+ e da democracia.

"Defendemos a visibilidade das mulheres lésbicas e bissexuais, das suas 'corpas' e práticas, historicamente invisibilizadas em todos os espaços. Esse Conselho apresenta uma estratégia de orgulho e resistência da população LGBTI que não compactua com os ataques e desmandos do atual desgoverno do país. Com fascista não existe diálogo possível", afirma a militante da LBL. Entre os motes do Conselho Nacional Popular LGBTI+, segundo Léo, surgem como urgentes algumas demandas: "Fora Bolsonaro! Fora Mourão! Fora Damares!".
 

Editado por: Lia Bianchini
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

MC NÃO É BANDIDO

Oruam foi preso por questionar o fratricídio nas favelas do Rio

Assista

‘El abrazo de los pueblos’: documentário retrata resistência latino-americana e trajetória da Alba Movimentos

GRITO DA TERRA

Trabalhadores rurais de Pernambuco marcham por terra, assistência técnica e fomento à agroecologia

Desmonte

Mulheres do Panamá temem retrocesso com fim do Ministério da Mulher anunciado por Mulino

Violência contínua

Marco temporal e agronegócio tornam terras indígenas zonas de guerra, analisa antropóloga

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.