Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

São Paulo

Número de falhas graves no Metrô mais que dobra durante governo Alckmin

Entre 2010 e 2015 houve aumento de 153%: de 30 ocorrências graves para 76

26.ago.2016 às 18h36
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h36
São Paulo
Redação
Movimentação de passageiros na Estação Sé, no centro da capital

Movimentação de passageiros na Estação Sé, no centro da capital - Movimentação de passageiros na Estação Sé, no centro da capital

A quantidade de falhas graves no Metrô de São Paulo mais que dobrou em cinco anos (2010-2015). Boa parte do período corresponde à gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), que assumiu em 2011 e foi reeleito em 2014.

Houve 30 ocorrências notáveis – termo técnico que designa paradas de ao menos cinco minutos, resultando em paralisações das linhas – em 2010. Em 2015, foram 76, resultando em um aumento de 153%. Os dados relativos às linhas geridas diretamente pelo Metrô – 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 5-lilás – foram obtidos pelo jornal Folha de S.Paulo através da Lei de Acesso à Informação. 

A tendência de aumento se manteve no primeiro semestre de 2016. Nos primeiros seis meses deste ano, foram registradas 44 ocorrências, o equivalente a um registro a cada quatro dias. As ocorrências prejudicam não só os usuários que estão nas composições que apresentam falhas, mas todo o sistema, já que os atrasos geram impactos em efeito cascata em todo o sistema. O resultado é o aumento dos intervalos entre trens, maior lotação e formação de filas para embarque. 

Dados

Segundo o Tribunal de Contas do Estado, embasado em dados do próprio Metrô, 92 mil viagens deixaram de ser realizadas em 2015 por conta de falhas ou problemas de manutenção.

Nos últimos cinco anos, a frota do Metrô teve aumento tímido: de 150 composições para 154. A mesma situação é verificada em relação à extensão da malha metroviária: de 65,3 quilômetros para 68,5. O número de passageiros, no entanto, aumentou 45%, no mesmo período. 

O Metrô vem diminuindo o gastos com operações nos últimos anos. No primeiro semestre de 2014, a companhia investiu R$ 54,4 mi. Em 2015 foram R$ 35,8 mi e em 2016, este valor caiu para R$ 21,8 mi. 

Posição

Em resposta à reportagem, o Metrô apontou como causa do aumento de ocorrências notáveis o processo de modernização e reforma das composições. 

No período analisado, 80 trens foram modernizados. Mais 18 devem passar pelo mesmo processo, “Quanto mais novo for um trem, maior será o número de ocorrências apresentadas, justamente porque equipamentos novos passam por fase controlada de estabilização de desempenho até alcançarem sua máxima eficiência", afirmou a companhia. 

Edição: José Eduardo Bernardes

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

MACHISMO

Pesquisa mostra como criminalização do aborto expõe mulheres a ciclo de violência, punição e violação de direitos

Quem sai ganhando?

Mercosul anuncia acordo de livre comércio com 4 países europeus

CAPOEIRA REGIONAL

Paraibano João Pitoco vence Berimbau de Ouro 2025 com pesquisa inédita sobre Mestre Bimba e defesa do Quilombo de Paratibe

PESQUISA

‘QUE LAMA É ESSA?’: projeto da UFMG monitora qualidade das águas do Rio das Velhas

Palestina livre

Sessão solene no Congresso relembra os 77 anos do Nakba

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.