Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Cuba x Estados Unidos

Governos e entidades criticam cancelamento do acordo bilateral entre EUA e Cuba

Medida do presidente Donald Trump é vista como atraso para Cuba e Estados Unidos

17.jun.2017 às 18h39
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h39
São Paulo
Redação
Medida é criticada também por diversas organizações dos Estados Unidos

Medida é criticada também por diversas organizações dos Estados Unidos - Medida é criticada também por diversas organizações dos Estados Unidos

Em Cuba, nos Estados Unidos e em diversos outros países, políticos e instituições criticaram a atitude do presidente Donald Trump, em cancelar o acordo bilateral entre os Estados Unidos e Cuba.  

Para o governo cubano, “adotar medidas de recrudescimento ao bloqueio significa provocar danos e privações ao povo cubano”, além de constituir um “obstáculo ao desenvolvimento da economia do país e afetar a soberania e os interesses de outros países”.

Em declaração, o governo de Cuba afirma reiterar “a sua vontade de continuar o diálogo respeitoso e a cooperação em temas de interesses mútuos, bem como a negociação dos assuntos bilaterais pendentes com o governo dos Estados Unidos.” 

O documento sugere ainda que o presidente estadunidense, “tomou uma decisão que favorece apenas os interesses políticos de uma minoria extremista de origem cubana que vive no estado da Flórida e que, por motivações mesquinhas, não desiste da pretensão de castigar Cuba e o povo cubano, por exercer o direito legítimo e soberano de ser livre e ter tomado as rédeas de seu próprio destino”. 

Políticos e organizações dos EUA contrários à medida

Diversas organizações e políticos se pronunciaram contra a nova medida de Trump também nos Estados Unidos. 

Logo em seguida do anúncio do presidente, diretamente de Miami – cidade com maior número de cubanos nos Estados Unidos – o senador republicano por Arkansas, John Boozman, considerou a medida um atraso. “Estamos dando um passo para trás e não para frente ao cancelar reformas que haviam beneficiado os cidadãos dos EUA, cubanos e nossa economia”. 

A Câmara de Comércio dos Estados Unidos (CCES) reiterou o compromisso na luta para eliminar “políticas antiquadas” que freiam aos povos estadunidenses e cubanos”. A declaração foi feita pelo vice-presidente executivo e chefe de Assuntos Internacionais da CCES, Myron Brilliant.

O diretor executivo da Human Rights Watch, Kenneth Roth, escreveu, em seu twitter, que “Trump disse que a política de (ex-presidente estadunidense Barack) Obama em Cuba foi um ‘mal negócio’, motivo pelo qual ressuscita um tratado estúpido, uma política que não funcionou por décadas.”

Já Ben Rhodes, que trabalhou no Gabinete Executivo da administração de Barack Obama, qualificou que a atuação de Trump “devolveu as relações entre EUA e Cuba à prisão do passado”. Para Rhodes, a política anunciada equivale a regressar à “mentalidade de Guerra Fria que fracassou tragicamente”.

 A Associação de Educadores Internacionais é da mesma opinião. Para a entidade, que possui mais de 10 mil membros em cerca de 150 países, “voltar a restringir viagens e o comércio com Cuba faz com que os Estados Unidos regresse a uma política falha de isolamento por mais de 50 anos e restringe a nossa capacidade para aprender um com o outro.” E acrescentou que a medida “é um grande retrocesso para as relações internacionais, à Associação e aos aliados dela em Cuba e nos Estados Unidos”. 

Governos e políticos da América Latina lamentam decisão de Trump 

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, convocou os povos da América Latina e do Caribe a manter a união e a solidariedade com Cuba. “Não é possível que em pleno século XXI, Donald Trump diga que vai manter e recrudescer o bloqueio contra o povo de Cuba. Condenamos o bloqueio contra o povo de Cuba”, afirmou. 

O presidente da Bolívia, Evo Morales, criticou duramente  o governo dos EUA, afirmando em seu twitter que  “abuso do poder é não escutar o apoio do mundo inteiro ao desbloqueio a Cuba”. 

Neste sábado (17) Evo continuou defendendo Cuba e twitou que “uma verdadeira democracia do século XXI não isola, não divide o mundo e, sim, advoga por uma cidadania universal por um mundo sem muros”. 

O governo mexicano também demonstrou solidariedade e amizade com o povo cubano. Em um comunicado, o governo mexicano apelou para que “ambos governos encontrem os pontos em comum pela via do diálogo e solucionem, dessa maneira, suas diferenças, em um marco de respeito mútuo e reconhecimento da soberania de ambas as nações”. 

Para o ex-senador e vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy, a medida “Contraria inteiramente o bom senso e o espírito de aproximação dos povos as medidas anunciadas por Donald Trump de proibir norte americanos de visitar Cuba e de limitar o comércio com os cubanos. Retrocede no que foi tão bem feito por Barack Obama, com todo apoio do Papa Francisco.”

Promessa de Campanha
Ainda durante sua campanha presidencial, Donald Trump havia anunciado as pretensões de reafirmar o bloqueio econômico, comercial e financeiro que impôs Washington ao país caribenho há 55 anos. E na sexta-feira (16) anunciou o endurecimento das políticas contra Cuba e oficializou a suspensão do último acordo assinado pela administração anterior. 

O ato de Trump contradiz ao pedido de parlamentares republicanos e democratas, empresas, agências de viagem, grupos de cubanoamericanos, analistas políticos e econômicos, entre outros setores, em continuar e expandir a aproximação com Cuba. 

*Com informações de Telesur, Cubadebate e Granma.

Editado por: Brasil de Fato
Tags: cubadonald trumpeuavenezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INTERNACIONALISMO

Ativistas palestinas participam de encontro no Recife, nesta quinta-feira (3)

JUSTIÇA TRIBUTÁRIA

Campanha do PT por taxação dos mais ricos mira Congresso, que ‘fala em corte, mas aumenta seus gastos’, diz cientista político

MOVIMENTO CAMPONÊS

Combate à fome no Haiti: centro agroecológico forma agricultores para produzir comida de verdade

AGROECOLOGIA

Teste confirma que cuscuz produzido pelo MST em Pernambuco não tem agrotóxicos ou transgênicos

Desrespeito

Bancada do agro usa sessão na Câmara para atacar Marina Silva e políticas ambientais

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.