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Início Geral

covid anda de ônibus

Estudo que minimiza transmissão da covid em ônibus gera polêmica em Curitiba

Enquanto prefeitura nega que transporte aumente casos, taxa de mortes de motoristas na capital é o dobro da nacional

04.jun.2021 às 13h20
Curitiba (PR)
Gabriel Carriconde

"Eu não me sinto seguro", diz trabalhador que se descola de Curitiba para Araucária de ônibus - Foto: Giorgia Prates

"Curitiba não possui aglomerações nos ônibus, apenas em casos pontuais, e não tem provocado um aumento das infecções por covid". Foi com essa declaração controversa que o presidente da (Urbanização de Curitiba) Urbs, Ogeny Maia Neto, respondeu a vereadores em sessão da Câmara Municipal.

Ele foi convidado para prestar esclarecimentos em relação a um estudo divulgado pela prefeitura juntamente com o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo (Setransp).

:: Moradores da periferia de Curitiba (PR) têm dificuldades de acesso à vacina da covid ::

De acordo com o estudo da prefeitura, "o rastreamento, o Centro de Epidemiologia da secretaria cruzou o banco de dados dos testes positivos para covid-19 com os CPFs dos usuários do cartão-transporte da Urbs".

De acordo com dados do Sindicato dos Cobradores e Motoristas de Ônibus de Curitiba (Sindimoc) até o fechamento desta matéria,  62 trabalhadores morreram por conta da covid-19. O dado revela o dobro da taxa de óbitos proporcional ao número total, de 0,4, e a média nacional é de 0,2.

Criticas ao estudo

Para especialistas, vereadores, trabalhadores e usuários, o estudo da prefeitura não é conclusivo. Para o usuário Luis Gustavo de Oliveira, 23, que mora no bairro Fazendinha e trabalha em Araucária, na região metropolitana, não houve redução nos principais entroncamentos, e nos horários de pico os ônibus continuam cheios.

:: Vacina: só 13% da população com comorbidades recebeu a primeira dose ::

"Eu não me sinto seguro, mesmo que eles façam a limpeza, eles não param durante o dia, e pessoal sem máscara no ônibus é normal", revela.

O vereador Dalton Borba (PDT) enviou questionamentos para a prefeitura em relação ao transporte. O parlamentar questiona a base de cruzamento de dados entre Urbs e Saúde.

"Sabe-se que há um grande número de assintomáticos ou com sintomas leves, que acabam não realizando testes e que também são usuários do transporte público. Esse número de pessoas não pode interferir nos resultados obtidos e não houve a consideração destes na metodologia realizada", questiona.

:: O que se sabe sobre a origem do novo coronavírus? ::

Para o infectologista e epidemiologista Dr. Moacir Pires Ramos, a literatura científica sobre o transporte coletivo e a pandemia foi feita apenas em países da Europa, Ásia e América do Norte, com estruturas mais avançadas e disponibilidade para usuários.

Pires afirma que a possibilidade de infecção dentro do ônibus, sem o respeito ao distanciamento de mais de 1 metro e uso de máscara com boa vedação, é enorme.

"Se existe aglomeração dentro do ônibus, a falha é do sistema, se não existe distanciamento de 1 metro, 1,5 metro é aglomeração". O infectologista ainda critica a metodologia da pesquisa da prefeitura.

:: Colapso: Curitiba registra 104% de ocupação de leitos de UTI, com fila de espera ::

"E será que o cartão transporte consegue garantir a identificação e o cruzamento com os dados da Saúde? O período de incubação é de dois a sete dias, mas pode ser estendido de 10 a 14 dias, então eu posso estar no transporte hoje e apresentar só daqui 10 dias, e utilizar o cartão de outro", explica.

Pires Ramos defende ainda que para Curitiba ter um lockdown de fato, como feito na Europa, o transporte coletivo deveria ser paralisado. "Transporte urbano deveria ser só para trabalho essencial. Ônibus serviria só para isso, e você deveria se identificar e avisar para onde irá se deslocar", reflete.

Bandeira vermelha

O estudo foi apresentado na semana em que o presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, questionou a adoção da bandeira vermelha em Curitiba e o fechamento do comércio, falando do papel dos ônibus no avanço da pandemia na capital.

"O ônibus é lugar latente de coronavírus. 50% de ocupação dos ônibus é de quatro pessoas por metro quadrado. Não tem como enxugar gelo. Não parem o comércio, comércio é vida. Comércio é emprego e renda", criticou.

Editado por: Fredi Vasconcelos e Lia Bianchini
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