A ideia que Curitiba não entende de Carnaval ficou no passado. Nos últimos anos, cada vez mais blocos vêm ganhando as ruas da cidade, com animação para todos os gostos. Além da alegria, das músicas, das brincadeiras, alguns dos coletivos que formam os blocos também aproveitam para mandar seu recado e protestar. Em todos os finais de semana até fevereiro haverá saídas em diferentes localidades do Centro da cidade e também dos bairros.
“Ser feliz, hoje em dia, é um ato político”, diz Constance Moreira Modesto, uma das integrantes do Siri Bloco. Ela defende que a ocupação da cidade com alegria é uma forma de resistência em tempos em que a cultura vem sendo duramente atacada. Para ela, “mostrar que Curitiba não é fascista, a ocupação das ruas respeitando a diversidade, e poder dançar e se divertir é mostrar que resistimos. O aumento do número de blocos na cidade mostra a força desta resistência”. O Siri Bloco surgiu em 2018 organizado via Facebook para reunir amigos. Na última quinta, 09, o bloco foi seguido por centenas de pessoas até o Largo da Ordem.
Antes dos vários blocos saírem pelas ruas de Curitiba, os Garibaldis e Sacis – que neste ano completam 21 anos de existência – chegaram a reunir mais de dez mil pessoas brincando o pré-carnaval. Para um dos coordenadores do bloco, Pedro Solak, “é uma alegria ver a cidade ocupada com tudo que é tipo de bloco e bloca”. Garibaldis e Sacis é um dos blocos que, além do Centro da cidade, vai fazer a festa dos curitibanos que moram no bairro Sitio Cercado. “É como diz o nosso hino, vamos espalhar a nossa alegria por aí”, brinca Pedro.
Cantar, dançar e enfrentar o patriarcado
As músicas da Bloca Ela Pode Ela vai expressam o que as mais de 60 mulheres integrantes querem dizer para a cidade: temas como descriminalização do aborto, o direito ao prazer das mulheres e o enfrentamento ao patriarcado estão nas letras cantadas e tocadas por elas. A Bloca é formada por mulheres que, além do pré-carnaval, também ocupam a cidade em outros momentos do ano, como, por exemplo, nas manifestações políticas. “A Bloca tem na sua origem a nossa vontade de brincar, dançar e ocupar a cidade. E, como há na sociedade patriarcal o silenciamento à voz das mulheres, também fazemos com nossas músicas este enfrentamento”, explica Fernanda Camargo, integrante da Bloca. Para ela, “ainda há muitos desafios para que todos vejam a cidade como sua. Por isso, fazemos questão de estar na rua, sempre”.
Prefeitura apoia, mas apresenta burocracias que impediram participação em edital
Diferente do ano passado, quando os blocos pré-carnavalescos enfrentaram dificuldades para as saídas nas ruas da cidade, em 2020, a Prefeitura tem oferecido apoio, estrutura e segurança. Porém, integrantes dos blocos reclamam que ainda existem burocracias que chegaram a levar blocos a desistirem de participar do edital de cadastramento.
Desde outubro do ano passado, uma comissão de blocos vem negociando com a Prefeitura a organização das saídas no pré-carnaval. Mas nem tudo sai como combinado nas reuniões. “O edital apresentado para o cadastramento dos blocos veio com exigências impossíveis de serem cumpridas, como, por exemplo, que não usássemos amplificação de som. Todos os blocos precisam de som”, explicou Constance, do Siri Bloco. Devido a esse item e outros, os blocos pediram impugnação do edital de cadastramento.
Para Pedro Solak, do Garibaldis e Sacis, o apoio da Prefeitura neste ano é significativo, mas ainda é preciso melhorar o entendimento do poder público para a festividade. “Tem burocracias que atrapalham o sentido libertário do carnaval”, afirma.
Confira a agenda
BLOCA ELA PODE ELA VAI
Sábados – 16h20 – Praça da Mulher Nua
SIRI BLOCO
17/01 – 19h – Concentração no Cavalo Babão – Largo da Ordem
30/01 – 19h – Concentração no Paço da Liberdade
14/02 – 19h – Praça João Cândido
SIRI BLOQUINHO (PARA CRIANÇAS)
19/01 – 10h – Praça 29 de março
01/02 – 13h – Praça 29 de março
GARIBALDIS E SACIS
09/02 – 14h – Marechal Deodoro
16/02 -14h – Sítio Cercado
GARIBALDINHOS (PARA CRIANÇAS)
19/01 – 16h – Praça João Candido – Largo da Ordem
BLOCO BRASILIDADES E JUANA PROFUNDA
18/01 – 20h – em frente ao Conservatório de MPB
19/01 – 17h – Ruínas de São Francisco
SEGURA O CURITIBA
19/01 – 19h – bebedouro do Largo da Ordem para subir até as ruínas de São Francisco
23/01 – 14h – mesmo local