Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Teatro

Espetáculo virtual “Vai Passar” terá duas exibições gratuitas

As duas sessões serão nos dias 10 e 11 de julho; na peça, a palhaça Leontina conversa com o público sobre a vida

02.jul.2021 às 11h47
Porto Alegre
Redação

Espetáculo virtual interativo do Coletivo Das Flor, concebido pela atriz e palhaça Ekin, foi contemplado em Edital da Fundação Marcopolo e Secretaria da Cultura do RS - Reprodução

Dirigido por Luciane Panisson, "Vai Passar" é o mais novo espetáculo do Coletivo Das Flor. A proposta é pensada para todas as idades e gêneros, adaptada para o “palco” virtual, que se utiliza da improvisação para fazer a relação entre os participantes. A partir das ferramentas da web, provoca interações pautadas na leveza, na inteireza e no humor.

O espetáculo é um solo da atriz e palhaça Eveliana Marques Ekin, com duração de 35 minutos e apresentado de forma online e ao vivo, via plataforma Zoom. Em um formato interativo e aberto ao improviso e à participação do público, busca promover uma cumplicidade e comunhão entre os presentes, através da exposição, do riso e da relação entre os espectadores. Foi criado no final de 2020, durante a pandemia da covid-19, de forma totalmente independente, e agora é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Lei Aldir Blanc.

O espetáculo virtual Vai Passar acontece nos dias 10 e 11 de julho, às 17h, pela plataforma Zoom. A indicação de idade é livre e o acesso é gratuito, através deste link. Haverá tradução de linguagem de libras.

Sinopse

Em uma sala virtual, a palhaça Leontina envolta num ambiente místico, regado à música e à bruma dos incensos, recebe o público e o convida a respirar e contatar com o presente. Ela oferece à plateia virtual o baralho de cartas, e nesta leitura compartilhada, o conceito de impermanência – temática central do espetáculo – é apresentado no jogo improvisacional proposto por ela.

As múltiplas janelas que estão abertas promovem um convívio efêmero, mas que instaura a interdependência e a cumplicidade na escuta dos conselhos, confidências e intuições que a Leontina partilha. O espetáculo convida a refletir com leveza, humor e poesia sobre o caráter transitório da vida, e dos acontecimentos experienciados, trazendo para a consciência o fato irrevogável de que tudo vai passar.

Sobre o Coletivo das Flor e a atriz

O Coletivo Das Flor é formado por artistas da dança, teatro, música, artes visuais e cinema. Também atua com professores, facilitadores e oficineiros. Esses procedimentos passam por espaços de convívio criativos e afetivos, nas saídas de campo, intervenções urbanas e oficinas de artes integradas oferecidas à comunidades e grupos sociais. 

Ekin é atriz, palhaça, professora de teatro e palhaçaria, licenciada no uurso de Teatro pela UFRGS, mãe do Miguel, produtora e empreendedora. Iniciou seus estudos no teatro em 1995 e na arte da palhaçaria em 1997 e, desde então, vem aprofundando seus estudos na técnica de clown em oficinas, vivências e projetos nessa área. Foi idealizadora, junto com Melissa Dornelles, do projeto Azulão: o clown visitador no tratamento de crianças hospitalizadas (1998 a 2002) com apoio do GPPG do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Em 2004 participou do curso Formação Teórico/Prático para Doutores Palhaços – Associação Nariz Vermelho – em Lisboa, Portugal. Atualmente, reside em Porto Alegre e ministra oficinas sobre a técnica de clown. É integrante do Coletivo Das Flor, no qual participou como performer e oficineira no projeto "Lombay, uma fábula urbana" (2014) e como atriz no doc-ficção "Sobre Marias e Terezas" (2017/2018). Em 2019 estreou seu solo de palhaça intitulado "Estrela D'Alva – Uma Jornada Clownesca" e em 2020 o espetáculo virtual "Vai passar", ambos com direção de Luciane Panisson e apoio do Coletivo. Além do Das Flor, integra o corpo de atores responsável pela formação dos palhaços voluntários da ONG Doutorzinhos (PoA/RS).

Contatos:

Site "Vai Passar" | Instagram do Coletivo Das Flor | Portfólio do Coletivo Das Flor | Site do Coletivo Das Flor | Youtube do Coletivo Das Flor


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

OPINIÃO

E os médicos cubanos?

PARTICIPAÇÃO

Participação popular: sociedade civil entrega propostas aos chefes de Estado do Brics

Mobilização

Pressão popular faz Ibama suspender audiência sobre termelétrica no DF

STF

Moraes nega adiamento de acareação entre Cid e Braga Netto

Resposta

Líder do Irã alerta Trump: ‘Os EUA deveriam ameaçar aqueles que têm medo de ameaças’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.