Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Educação

Conselho Universitário da UFRGS aprova nota de apoio ao impeachment de Bolsonaro

Aprovação teve pouca resistência entre os membros do Conselho; faixas foram estendidas pela cidade

30.jul.2021 às 14h23
Porto Alegre
Pedro Neves

No mesmo dia em que nota de apoio ao Impeachment era aprovado no Conselho da Ufrgs, manifestantes estenderam faixas contra o governo - Reprodução

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou, nesta sexta-feira (30), nota de apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O Consun é composto por membros da universidade e de fora dela e a apreciação da nota foi proposta pela representação dos técnicos administrativos da universidade. Este é o primeiro conselho universitário de uma universidade federal do país a emitir documento nesse sentido.

A nota foi aprovada em votação online, como tem sido as reuniões durante o período da pandemia, e destaca os motivos que levaram o Conselho a entender porque o presidente não deve seguir no cargo. Ressalta as vidas perdidas devido às falhas no combate à pandemia, especialmente na compra de vacinas, recordando ainda as informações divulgadas pela CPI da Covid.

A proponente da nota foi Tamyres Filgueira, representante dos técnicos administrativos da UFRGS no Conselho e coordenadora do sindicato da categoria (Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da UFRGS – Assufrgs Sindicato). Segundo ela, a nota de apoio ao impeachement de Bolsonaro é muito importante pelo papel que a UFRGS representa na sociedade.

"É fundamental que, diante do caos que é esse governo, as instituições, assim como o conjunto da sociedade já vem fazendo, se posicionem em defesa da vida e contra esse governo genocida, corrupto e negacionista", pontua a dirigente sindical. Tamyres recorda ainda como motivos para essa nota os constantes ataques à democracia e à transparência das eleições, sem ter provas para essas acusações. Também, a política negacionista do governo como responsável por dezenas de milhares de mortes de brasileiros.

A aprovação no Conselho da Universidade teve pouca resistência, com apenas 4 votos contrários e 10 abstenções. Segundo Tamyres, os 52 votos favoráveis refletem a compreensão da comunidade universitária, bem como da sociedade em geral, que diante da atuação do governo na pandemia não é mais possível que Bolsonaro permaneça na presidência.


Aprovação da nota de apoio ao impeachment do presidente teve pouca resistência, com apenas 4 votos contrários / Reprodução

Na parte da tarde, membros da comunidade universitária estenderam faixas no viaduto da Avenida Salgado Filho, no centro de Porto Alegre, contrárias ao governo federal e contra a intervenção federal na reitoria da UFRGS. Após estenderem a faixa, os responsáveis pelo ato foram abordados pela Brigada Militar e tiveram que retirar as faixas.


Brigada Militar abordou manifestantes e fez com que retirassem a faixa estendida no Viaduto da Avenida Salgado Filho / Reprodução

Confira a nota na íntegra:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do seu Conselho Universitário (CONSUN), reunido virtualmente nesta data, vem manifestar apoio ao pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Vivemos um momento muito grave no nosso país. Temos mais de meio milhão de vidas perdidas, vítimas da pandemia do COVID 19, mas vítimas também do negacionismo do governo federal, que tem tido como política agir de forma contrária às medidas apontadas pela ciência para combater a pandemia.

Já perdemos muitos colegas da universidade, familiares e amigos. A grande maioria dessas vidas poderia ter sido poupada se a aquisição das vacinas tivesse ocorrido de forma acelerada e em tempo hábil, facilitando a vacinação da população, como a emergência do momento demandava. Os indícios preliminares da CPI da pandemia, no Senado Federal, vêm demonstrando que, ao invés disso, o Governo Federal estava negociando a compra de vacinas visando propinas.

Assim sendo, o CONSUN se manifesta em apoio ao pedido de impeachment, pois considera que a universidade e seu conselho devem cumprir seu papel histórico posicionando-se de forma contundente diante da gravidade dos fatos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Disputa

Em meio a queda de braço com governo, Câmara aprova urgência de projeto que derruba mudanças no IOF

SEGURANÇA

Prefeitos e outros políticos brasileiros em visita a Israel ignoraram orientação do Ministério das Relações Exteriores

Tensão global

Conflito entre Irã e Israel muda pauta do G7 e pressiona mercados; Lula deve fazer apelo por trégua

Tel Aviv

‘Netanyahu busca sobrevivência política atacando o Irã’, afirma deputado israelense

Participação Popular

Termina nesta segunda (16) o prazo para convocação das Conferências Municipais das Cidades no RS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.