Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

Pandemia

Curitiba tem 85% de leitos de UTI para covid-19 ocupados, mas não aumenta oferta de vagas

No momento, restam apenas 16 leitos; prefeitura altera apenas enfermaria da UPA do Boqueirão

28.jan.2022 às 12h49
Curitiba (PR)
Ana Carolina Caldas

A fotojornalista, com prevenção e cuidados básicos, tem acompanhado diversas situações nas ruas, bairros e hospitais em tempos de pandemia - Giorgia Prates

O Brasil superou pelo segundo dia consecutivo o recorde nacional na contagem diária de casos de covid-19, nesta quinta-feira (27), com 228.954 novas infecções, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Curitiba chegou, também nesta quinta (27), a 12.381 casos ativos de covid-19. O número é o maior em quase dez meses, desde 30 de março de 2021, quando havia 12.438 casos ativos. Com isso, o número de internações e a busca por atendimento nas unidades de saúde têm aumentado, mas a prefeitura não aumenta a oferta de vagas.

Nesta quinta, a capital do Paraná estava com 85% de taxa de ocupação dos 107 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para covid-19, restando apenas 16 leitos livres. A taxa de ocupação dos 226 leitos de enfermarias SUS covid-19 está em 69%, restando 69 leitos vagos.

:: Fiocruz: índice de predominância da ômicron passa de 85% no Paraná ::

A taxa de ocupação, principalmente das UTIs, remete aos momentos críticos da pandemia ao longo dos dois últimos anos. No entanto, a Prefeitura de Curitiba não aumentou a oferta de vagas e manteve a bandeira amarela, que significa nível de alerta moderado, não alterando regras de flexibilização.

No início da semana, o Governo do Paraná anunciou a reabertura de leitos de UTI em várias cidades, sem incluir a capital.

“A reabertura de leitos para covid-19 será, nesse primeiro momento, direcionada para o Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, em Londrina, com 15 leitos para receber novos pacientes. Nos próximos dias, será a vez do Hospital Santa Casa de Irati (12 leitos), Hospital Universitário de Ponta Grossa (9 leitos) e Hospital Universitário de Maringá (10 leitos)”, explica a nota da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Saiba também: Paraná: aumento de casos de covid e influenza faz o estado reativar leitos de enfermaria

Tendência é aumentar ocupação de leitos

Para Emanuel Maltempi de Souza, presidente da comissão de enfrentamento à covid-19 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em dois anos de pandemia, muitas lições foram aprendidas e devem ser colocadas em pratica com urgência.

“Já tivemos número semelhante a esse ao longo da pandemia e já sabemos o que fazer. Tem que aumentar os leitos assim que o quadro chegar a 70% de ocupação, o que representa um número grande de pessoas e a tendência é aumentar. O melhor seria que essas vagas estivessem abertas de forma permanente e não realocadas”, analisa.

Segundo estudo do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, um dos resultados provocados pela predominância da variante ômicron no país é que a taxa de ocupação dos leitos de UTI cresceu.

Leia mais: Nicolelis: “Com a taxa de transmissão que tem, ômicron vai sufocar os sistemas de saúde"

Quatro estados – Pernambuco (86%), Espírito Santo (80%), Mato Grosso (84%) e Goiás (81%) – estão na “zona de alerta crítico”. Entre as capitais, a situação é mais grave em Cuiabá, com 100% dos leitos ocupados. Depois vêm Rio de Janeiro (95%), Belo Horizonte (88%), Recife (80%) e Fortaleza (85%) e Curitiba (85%).

Maltempi destaca ainda que, ao lado da ampliação de leitos, é importante agilizar a vacinação e fazer a busca ativa dos que não se vacinaram com primeira, segunda e terceira doses.

“A maior parte dos internados é de não vacinados. Por isso, o esquema vacinal completo é a principal estratégia para evitar colapso no SUS e intensificação da pandemia", alerta Maltempi.

Ele ainda explica que pessoas vacinadas carga viral menor e por menor período de tempo do que aqueles que não se imunizaram.

"Apesar de muitos infectados, mesmo que vacinados, transmitirem o vírus a outros indivíduos, a chance de isso acontecer é muito menor caso estejam com o esquema de vacinação completo", diz.

Resposta da prefeitura

Em nota ao Brasil de Fato Paraná, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que “foram ativados cinco leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Pequeno Príncipe e 25 leitos de enfermaria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão. A SMS esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos.”

Editado por: Lia Bianchini
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Violência doméstica

Tribunais de 13 estados descumprem prazo legal da Lei Maria da Penha para proteger mulheres

diplomacia

Lula reafirma que guerra em Gaza é genocídio e que judeus são contra

Direitos digitais

Consulta pública sobre regulação de redes sociais vai até o dia 17

Moradia

MTST acusa Eduardo Paes de usar Polícia Militar para tentar intimidar o movimento

SESSÃO GRATUITA

Nascido a partir de brincadeira entre amigos, grupo cultural de Olinda celebra 20 anos com lançamento de filme

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.