Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Enchentes

Moradores do Parolin, em Curitiba, sofrem com enchentes: “Vamos perdendo tudo a cada chuva”

Moradores relatam omissão da Prefeitura de Curitiba e pedem finalização da obra no Rio Belém, iniciada em 2018

12.jan.2022 às 13h49
Curitiba (PR)
Ana Carolina Caldas

Famílias do bairro Parolin, em Curitiba, relatam que em cinco minutos de chuvas as casas ficam totalmente inundadas - Arquivo pessoal

“A água tomou conta de toda a casa em cinco minutos. Tudo alagado com duas crianças pequenas, o desespero foi horrível. Perdemos alimentos, colchão e móveis. Ainda tem cheiro de esgoto no quarto das crianças. Com a pandemia, nossa situação já estava difícil, e agora vamos perdendo tudo a cada chuva.” O relato é de Rafael Vieira, um dos moradores do bairro Parolin, que perdeu pertences, móveis e grande parte da casa com as enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas em Curitiba na última semana.

Segundo Angélica de Paula, liderança do bairro, cerca de 25 famílias tiveram suas casas inundadas e perderam mantimentos e móveis. Muitas delas, com crianças, permaneceram nas casas por não terem abrigo ou qualquer tipo de socorro por parte da prefeitura.

Leia também: Chuvas seguem em Minas e voltam fortes ao Maranhão, Piauí e Tocantins

As ajudas acontecem entre os moradores. Uma das reivindicações feitas por quem vive no bairro é que as obras do Rio Belém, que acontecem desde 2018, sejam finalizadas. E pedem também que a Prefeitura visite o bairro em dias de chuva para compreender a situação crítica da comunidade.


Moradores perderam móveis, pertences e alimentos nas ultimas chuvas que ocorreram em Curitiba. / Arquivo pessoal

Obra inacabada e omissão

“Esta obra está aí há alguns anos e a população à deriva. Isso, para nós, é consequência de descaso. A maioria das pessoas que são atingidas com as chuvas são trabalhadores, catadores de recicláveis, mães solo, pessoas que já têm inúmeras dificuldades e nenhum apoio do Poder Público", relata Angélica.

A moradora é uma das pessoas que organiza campanhas para doações de móveis e mantimentos para as famílias atingidas. "Em momento algum destas chuvas dos últimos anos eu vi alguém da prefeitura por aqui”, afirma.

Já Rafael disse ter ficado otimista no começo das obras, mas hoje só vê a situação ficar cada vez pior. “Olhamos as obras com otimismo, esperando que as coisas ficassem boas, mas pioraram para a maioria dos moradores. Já tivemos dificuldades com a pandemia e agora a cada chuva perdemos mais uma pouco”, diz.

A moradora Vanessa da Silva, que perdeu sofá, televisão e comida na semana passada também tem o mesmo sentimento. “A gente só quer que resolvam este problema do Rio Belém, que é um problema da cidade”, pede.

O rio passa no “valetão”, que é como os moradores chamam a obra para escoamento da água, feita pela prefeitura e que já acontece há mais de cinco anos.

Em 2019, o Brasil de Fato Paraná foi até o bairro e conversou com famílias que já sofriam com inúmeros problemas, além da obra inacabada, como falta de asfalto, de saneamento básico, falta de casas, pessoas vivendo na beira do rio em área de risco e uma enorme valeta a céu aberto.

Modelo de gestão excludente

O deputado estadual Goura (PDT) acompanha o problema desde o seu mandato como vereador e afirma que é preciso, com urgência, rever o modelo de gestão adotado pelo poder público.

“A prefeitura precisa ter um mapeamento atualizado de todas as regiões de risco para enchentes e inundações. Avisar e acolher a população, deixar a Defesa Civil disponível para áreas de risco", afirma.

:: Agronegócio e aquecimento global afetam as chuvas que chegaram à Bahia, diz professor do IFBA ::

Para o deputado, a atual gestão de Curitiba adota um modelo excludente de cidade. "Vale lembrar como esta obra vem sendo conduzida e questionar criticamente a total falta de urbanidade em áreas que estão consolidadas na urbanização de Curitiba, mas que não tem moradia, regularização fundiária, drenagem, áreas de lazer, entre outros. A prefeitura segue um modelo excludente e de invisibilizar comunidades com a situação precária como esta", critica.

A reportagem do Brasil de Fato Paraná entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba pedindo esclarecimento sobre as reivindicações dos moradores. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

Editado por: Lia Bianchini
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Povos tradicionais

Justiça nega ação da Veracel Celulose e mantém reconhecimento de território quilombola no Vale do Jequitinhonha (MG)

nova estação

Inverno começa nesta sexta-feira (20); confira a previsão para cada região do país

Audiência

STF mantém prisão de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Condenada

Câmara notifica Zambelli sobre início do processo de cassação de mandato

paz imediata

Cuba adverte sobre risco de conflito nuclear e pede fim da escalada militar contra o Irã

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.