Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

DESMONTE DO PAÍS

ARTIGO. A política de terra arrasada de Jair Bolsonaro

Não surpreende que nesta semana ressurja no site do governo uma pesquisa que requenta a privatização dos Correios

10.mar.2022 às 20h08
Guarapuava (PR)
Alexsander Menezes

"Governo Bolsonaro tem tornado a vida do povo ainda mais difícil, atingindo, principalmente, as mulheres da classe trabalhadora", apontam movimentos - Facesp/Reprodução

Nos últimos meses de um governo que ficará conhecido na história pelos crimes que resultaram em mais de 650 mil mortos, Bolsonaro escancara a porteira para tentar manter o pouco apoio que lhe resta.

Em outra semana melancólica, em que sua candidatura à reeleição patina sobre fina camada que derrete sob o calor do radicalismo de sua base raivosa, Bolsonaro avança lado a lado com seus cúmplices na Câmara dos Deputados sobre o que resta das garantias de preservação das terras indígenas e reservas ecológicas.

Avança até mesmo sobre aqueles que durante os três primeiros anos do governo pareciam intocáveis, como, por exemplo, os acionistas da Petrobras, cujos lucros sangraram ano a ano a competitividade da nossa malha logística.

Nesse ponto é interessante notar que mais um general-de-quatro-estrelas sairá desmoralizado, desta vez da presidência da estatal de energia – afinal foram inúmeras declarações do militar afirmando que lá estava para a defesa incondicional dos acionistas.

Noutro campo, medidas como a assinatura do decreto que regulamenta a distribuição de absorventes, cujo projeto de lei foi vetado em 2021, deixa escancarada a face mais hipócrita do oportunismo eleitoreiro e da desavergonhada atuação da sua máquina midiática – em boa parte paga com recursos públicos.

Seus pacotes de benefícios, em geral um apanhado de medidas cínicas, beiram a extrema desfaçatez.

A liberação de recursos do FGTS, outra medida anunciada esta semana com grande alarde; na prática libera recursos do próprio trabalhador para que este possa pagar dívidas que contraiu em consequência da crise criada pela incompetência do governo.

Tratam-se de medidas desesperadas de um governo que tentou, de forma incompetente e criminosa, surfar nas benesses do neoliberalismo legitimado pelo apoio dos radicais de direita, o resultado desse “modus operandi” será sentido por décadas.

Bolsonaro, cuja artilharia dispara para todos os lados de forma frenética, assemelha-se aos “ataques cirúrgicos” que atingem no Brasil escolas e hospitais, idosos, crianças e mulheres – seus alvos preferenciais, e tal e qual na Palestina, Afeganistão, e até mesmo na Ucrânia.

Não surpreende que nesta semana ressurja no site do governo uma pesquisa que requenta o projeto de privatização dos Correios, emperrado no Senado que, ao contrário da subserviência da presidência da Câmara não se curvou aos absurdos de um projeto que na prática cria um monopólio privado pago por toda sociedade.

Bolsonaro tem por objetivo entregar somente escombros ao seu sucessor, pois sabe serem ínfimas suas chances de reeleição, de fato, seu principal objetivo é assegurar um doce exílio em um país qualquer que não o extradite para o Brasil ou o entregue ao Tribunal de Haia.

Restam pouco mais de 300 dias para o fim de um pesadelo, e é cada vez mais urgente que a sociedade se mobilize para impedir que essa política de terra arrasada prossiga.

 

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Editado por: Pedro Carrano
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AS VEIAS ABERTAS

‘A besta do fascismo está muito solta na América Latina’, diz diretor de peça em cartaz em SP

FUNCIONA MESMO?

Mais da metade dos créditos de carbono da Amazônia está ‘contaminada’ pela mineração

Projeto de Lei

Destinação de royalties do petróleo para cotistas é vitória para os estudantes, diz UNE

Marco

Parlamentares e sociedade civil lançam relatório para ‘política eficaz’ na Cracolândia 

Choque com a ONU

Escritório de Direitos Humanos da ONU afirma que Venezuela faz ‘prisões arbitrárias’ e Caracas responde: ‘irresponsáveis’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.