Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Terra improdutiva

Famílias temem despejo de propriedade inativa ocupada por trabalhadores em Jaguaruana

A fazenda ocupada pelos agricultores e agricultoras de Jaguaruana estava inativa há mais de oito anos

13.abr.2023 às 17h30
Fortaleza, Ceará
Amanda Sobreira

A propriedade ocupada pelas famílias de Jaguaruana estava inativa há mais de oito anos - Divulgação OPA

Mais de 60 famílias do município de Jaguaruana, a cerca de 190 quilômetros de Fortaleza, vivem a tensão do despejo, desde que o juiz da comarca, Diogo Altorbelli Silva de Freitas, determinou a desocupação imediata de uma antiga fazenda abandonada e ocupada pelos trabalhadores e trabalhadoras sem terra da ocupação Gregório Bezerra.

A propriedade estava inativa há mais de oito anos e quando estava em atividade era destinada à carcinicultura, produção comercial de camarão em cativeiro, que promove intensa degradação de ecossistemas. Desde que ocuparam a fazenda, as famílias, integrantes da OPA (Organização Popular) trabalham na recuperação da terra e já esperam a colheita de feijão, melancia, jerimum e milho.


As famílias trabalham na recuperação da terra e já esperam a colheita de feijão, melancia, jerimum e milho. / Divulgação OPA

Adultos, crianças e idosos de doze bairros de Jaguaruana ocuparam a antiga fazenda, no dia 25 de fevereiro. Em um ato público e pacífico, eles saíram da praça central da cidade em direção a propriedade. Mas no final de março, os moradores foram surpreendidos com a chegada do oficial de justiça que entregou a liminar de despejo, exigindo a saída imediata das famílias. Elisangela Gomes, que integra a coordenação estadual da OPA, conta que diante da resistência do movimento, o funcionário público, seguindo as ordens do juiz, comunicou que voltaria com reforço policial. “Todos sabem que a carcinicultura acaba a terra e nós estamos trabalhando na recuperação dela, plantando legumes para alimentar as pessoas. A gente não vai sair daqui porque essa fazenda estava abandonada e sem função social, por isso nós ocupamos”, ressalta Elisangela. 

Fotos tiradas pela advogada Julianne Mello, do Escritório Frei Tito de Alencar, que acompanha o caso, mostram a casa sede da fazenda completamente deteriorada. A outorga de água está expirada desde 2016 e segundo moradores da região, a propriedade pertence a estrangeiros que moram em Portugal e há anos não residem ou visitam o país. Diante dos fatos, o escritório entrou com um pedido de reconsideração da liminar e aguarda o novo posicionamento da justiça. “A gente conversou com o juiz, ele intimou a outra parte e estamos aguardando para saber se ele vai suspender a liminar e encaminhar o caso para a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça ou se ele vai despejar as famílias,” explica a advogada Julliane Mello. 


Fotos tiradas pela advogada Julianne Mello mostram a casa sede da fazenda completamente deteriorada. / Julianne Mello

É bom lembrar que em outubro do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a instalação de comissões de mediação em todos os tribunais que tratam de casos de reintegração de posse antes de qualquer decisão judicial para reduzir os impactos habitacionais e humanitários em casos de desocupação coletiva. 

No Ceará, a comissão é presidida pela desembargadora Vanja Fontenelle. O BDF entrou em contato com o Tribunal de Justiça para saber se o caso da ocupação Gregório Bezerra foi analisado pela comissão e não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

Na última semana, o Idace, Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, esteve na ocupação. De acordo com o superintendente do órgão, João Alfredo Telles Melo, a equipe está fazendo o levantamento dos dados cadastrais das famílias e da fazenda ocupada para emitir um relatório até a próxima sexta-feira. João Alfredo disse ainda que o Idace vai analisar a possibilidade de aquisição da propriedade pelo estado. " Já solicitamos informações ao cartório para saber a situação do imóvel e quem são os proprietários para que a gente leve a situação ao governador Elmano e ele decida sobre a possibilidade ou não de aquisição".

 

Editado por: Camila Garcia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mês do orgulho

‘O Congresso nunca aprovou uma lei para a população LGBT+’, denuncia Duda Salabert

AS VEIAS ABERTAS

‘A besta do fascismo está muito solta na América Latina’, diz diretor de peça em cartaz em SP

FUNCIONA MESMO?

Mais da metade dos créditos de carbono da Amazônia está ‘contaminada’ pela mineração

Projeto de Lei

Destinação de royalties do petróleo para cotistas é vitória para os estudantes, diz UNE

Marco

Parlamentares e sociedade civil lançam relatório para ‘política eficaz’ na Cracolândia 

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.