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Início Bem viver Cultura

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

‘Inclusão: eu visto esta camiseta!’ é o tema do I Congresso da Educação Inclusiva do RS

Evento organizado pela sociedade civil quer estabelecer um Pacto pela inclusão escolar no Rio Grande do Sul

22.mar.2023 às 02h32
Atualizado em 23.mar.2023 às 02h32
Porto Alegre
Katia Marko

Mães e Pais pela Democracia defende uma educação inclusiva, crítica, ética e centrada nos direitos humanos - Foto: Divulgação

Estão sendo esperadas cerca de 600 pessoas em cada dia do I Congresso da Educação Inclusiva do RS, dias 24 e 25 de março, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS. Representantes de mais de 70 cidades gaúchas já estão inscritos para debater boas práticas e educação para os direitos das pessoas atípicas nas escolas, em especial, estudantes com deficiência.

Durante os dois dias, serão 70 palestrantes, em 13 mesas temáticas de debate e apresentação de boas práticas de inclusão na escola, incluindo em quatro delas 10 trabalhos de estudantes. Também acontecem seis workshops para educar para os direitos e instrumentalizar mães, pais e profissionais, uma aula Magna com a deputada estadual de SP e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa Andréa Werner, quatro apresentações culturais com pessoas com deficiência (piano, dança, bboy e violino) e uma exposição de seis trabalhos e livros da comunidade atípica e da educação inclusiva.

Realizado durante a 7ª Semana Estadual da Síndrome de Down e em alusão do Dia do Autismo como atividade do Instituto Lagarta Vira Pupa, a organização é da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), do Instituto Lagarta Vira Pupa e da Federação Brasileira da Síndrome de Down com parceiras.


I Congresso da Educação Inclusiva do RS acontece nos dias 24 e 25 de março, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS / Divulgação

Segundo a coordenadora e curadora do Congresso, a socióloga Aline Kerber, o evento está sendo projetado desde 18 de julho do ano passado, quando estava na condição de vereadora na Comissão de Educação e Cultura. “Chamei uma reunião com os profissionais das salas de integração e recurso, os AEES de Porto Alegre, da rede municipal de Porto Alegre, e o que era pra ser uma hora virou 4 horas de debates com muitas especificidades, um cenário bastante complexo”, recorda.

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A partir dessa reunião, segundo ela, decidiram levar mais adiante, envolvendo o estado todo. “Conseguimos uma audiência pública na Assembleia Legislativa, e na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos fizemos o debate sobretudo em relação a inclusão escolar de estudantes autistas. Na ocasião, se encaminhou que a Associação Mães e Pais pela Democracia seria a curadora, organizadora desse congresso de educação inclusiva.”

Aline conta que começaram a agrupar pessoas, profissionais da área da saúde, da assistência, da segurança, mas sobretudo da educação, e também do campo das terapias, com destaque especial às mães atípicas. “E aí chegamos nessa programação, a partir de oito reuniões online. Nós temos 70 pessoas que vão falar, além da mesa de abertura com autoridades, com gestores e com representantes de federações e entidades das causas da deficiência e também da educação.”

Boas práticas de inclusão na escola

A ideia, segundo Aline, é apresentar boas práticas de inclusão na escola, com foco na escola regular. “Mas a gente também vai fazer o debate entre escola regular e a escola especial, que é um grande debate, sobretudo a partir da revogação do decreto 10.502, do Bolsonaro, lá de outubro de 2020, que foi um grande retrocesso na política de inclusão na escola. O Lula já revogou esse enorme retrocesso que criava classes especiais, segregava.”

A socióloga afirma que o congresso se contrapõe a essa visão, claramente, mas quer fazer o debate. “Quais são as pontes possíveis entre a escola especial e a escola regular do ponto de vista do atendimento para os estudantes, um atendimento integrado para os estudantes com deficiência. E fazer um debate de qualidade”, salienta.

85% dos estudantes com deficiência são de mães solo

Outro tema que será abordado é a paternidade ativa. Conforme Aline, 85% dos estudantes com deficiência são de mães solo. “Quando os pais veem o laudo somem. Nós queremos debater a paternidade ativa atípica. A gente está com grande expectativa, porque é um debate fora da curva, não usual, e que a gente trouxe pessoas que fazem esse debate pra falar.”

Pacto pela inclusão escolar no Rio Grande do Sul

Na mesa inicial, destaca a curadora, será estabelecido um pacto pela inclusão escolar no Rio Grande do Sul, com as autoridades presentes. “A gente quer firmar esse pacto publicamente no início do congresso, e ao final, nós pretendemos ter um documento síntese de todos os pontos trazidos, criando na sequência uma agenda prioritária em defesa da educação inclusiva no estado.”

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Aline também destaca o objetivo de oficializar essa data. “É o primeiro congresso, mas queremos que ele esteja na agenda da Faders, na agenda da Assembleia Legislativa, e tenha uma comissão que trabalhe com as pessoas com deficiência e que enfim, a gente possa em alguma medida institucionalizar essa rede enorme que criamos, num estado inteiro, que quer realmente transformar e quer se envolver pra além da sua situação, numa causa maior, que é a causa da inclusão. A gente espera que todas as pessoas saiam dali com mais expectativas em relação a possibilidade de inclusão nas escolas”, conclui.

Confira a Programação completa


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Editado por: Marcelo Ferreira
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