Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.
Índice
Cinema e Audiovisual:
Música:
- Elis & Tom na voz de Adriana Deffenti
- Grupo "Feminino e o Tambor" se apresenta no Quintas Musaicas
- Náufragos Urbanos encerram turnê de lançamento do CD Relógios de Areia em Pelotas
- Tributo a Cazuza
- Concerto "Brasil Musical"
- Coro Jovem e Coro Infantojuvenil da Escola da OSPA fazem recital aberto ao público
- Clássicos Inesquecíveis no próximo concerto da Orquestra da Ulbra no Farol Santander
Literatura:
- Encerramento da 37ª Feira do Livro de São Leopoldo
- Evento da Gibiteca BPE "Uma Tarde Bonelli" homenageia os 75 anos do personagem Tex Willer
- Lançamento do livro Nós da Docência, de Maria Cláudia Dal’Igna
- Janice Barth autografa o romance "Granito" na Fundação Ecarta
- Primavera dos Poetas prossegue com Carmen Busatto e Paulo Rosa no La Vitta è Bella
Teatro e dança:
- Cabaré do Amor Rasgado
- As Batucas promove Oficina de dança, com Mari Duarte
- Água redonda e comprida estreia no teatro Glênio Peres
- Espetáculo teatral "Odila" chega ao interior de Caxias do Sul
- Del Puerto promove sua primeira Juerga Flamenca na nova sede
Exposição, artes Visuais e oficina:
- Mostra fotográfica Akuosa Solução: retratos do invisível
- Exposição dos alunos da Escola Dr. Mário Sperb
- Exposição "MACRS fps – videoarte em evidência"
- Angela Ognibeni segue com série inédita na Nieto Galeria de Arte
- Exposição Siron Franco – Armadilha para Capturar Sonhos oferece visitas temáticas gratuitas no Farol Santander
Festa e ar livre:
- Encerramento da 6ª edição do Cult Circuito, festival em Viamão
- 6º Festival da Primavera no Vila Flores
- 5ª edição do Samba do Quintana
- 3ª edição do Aris na Praça
Nesta quinta-feira (28) estreiam, no CineBancários, dois filmes do diretor Karim Aïnouz: “Marinheiro das Montanhas” e “Nardjes A.”. Ovacionado na edição de 2021 do Festival de Cannes, o primeiro projeto mergulha nas raízes argelinas do cineasta, enquanto o segundo, exibido no Festival de Berlim de 2020, acompanha um dia na vida de uma militante que luta por um futuro democrático na Argélia. O cinema exibe ainda “Elis & Tom – Só Tinha De Ser Com Você”, que segue em cartaz.
Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.
"Luz nos Trópicos" é um dos destaques da Cinemateca Capitólio entre os dias 28 de setembro a 4 de outubro. O filmetraz uma homenagem às florestas verdes da Amazônia e da Nova Inglaterra no inverno, celebrando os povos indígenas de ambas as Américas.
A diretora Paula Gaitán vem a Porto Alegre participar de uma sessão especial de "Luz nos Trópicos", no sábado (30), às 16h. A exibição comentada da obra monumental realizada em 2020 contará a presença da artista Raquel Kubeo, e a mediação de Vitor Queiroz, professor adjunto do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufrgs. O valor do ingresso é R$ 16,00.
Confira no site os horários e a programação completa. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.
O filme nacional "Pérola", do diretor Murilo Benício é um dos destaques da Cinemateca Paulo Amorim entre os dias 28 de setembro a 4 de outubro, na Sala Paulo Amorim, às 14h15 e 19h30.
A notícia da morte da mãe pega Mauro de surpresa e serve de motivo para que ele acione as lembranças desta mulher bem-humorada e generosa. Pérola era uma mãe devotada aos filhos, controladora e que só queria o melhor para sua família – como, por exemplo, uma casa grande com piscina. O filme é uma adaptação para o cinema da peça de mesmo nome escrita por Mauro Rasi e que foi um grande sucesso dos palcos brasileiros nos anos 1990, então protagonizada por Vera Holtz.
As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.
A mostra de cinema iniciou 21 de setembro e segue até 13 de outubro, sempre às 19h Sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca.
Primavera Gaúcha é o nome do projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), que se inicia com uma ampla mostra de filmes produzidos no Rio Grande do Sul. O programa é composto por vinte longas-metragens, selecionados pela Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS), que representam o cinema feito no estado, abordando questões históricas, temáticas, de gênero e trajetórias premiadas
Confira neste link a programação completa.
O caso do homem errado é um dos filmes da mostra / Divulgação
Encerramento da 6ª edição do Cult Circuito, festival em Viamão
Desde 2018, o Cult Circuito movimenta a cidade de Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, com um festival democrático e aberto às participações artísticas. Realizado sempre em setembro de cada ano, propõe um circuito cultural na cidade e evidencia a produção artística e educacional dos profissionais da área, artistas e trabalhadores da cultura da região.
As atividades ocorrem no Quimera Centro Cultural, Rua Gildo de Freitas, 624, Querência, em Viamão. Confira a programação de encerramento neste sábado (30):
9h – Oficina Têmpera de ovo com W. CAVA
20h – Apresentação: Charis Mahayla
20h – Apresentação: Carimbó do Brasil
Mostra fotográfica Akuosa Solução: retratos do invisível
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), segue com a exposição "Akuosa Solução: Retratos do invisível", na Sala Radamés Gnatalli. A mostra é composta principalmente por autorretratos, com imagens realizadas entre 2017 e 2021, e é assinada por Lu Akuosa, artista que trabalha com design e artes visuais.
Local: Sala Radamés Gnatalli (Casa de Cultura Mario Quintana, 4º andar – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre)
Visitação: Até 26 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 20h.
Lu Akuosa – Ternura / Foto: Divulgação
Exposição dos alunos da Escola Dr. Mário Sperb
A exposição "A Semana da Arte Moderna pelo olhar dos Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Sperb" está aberta para visitação na Galeria de Arte Liana Brandão até o dia 15 de outubro, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, em São Leopoldo.
Local: Galeria de Artes Liana Brandão – Centro Cultural José Pedro Boéssio. Rua Osvaldo Aranha, 934, centro de São Leopoldo.
Exposição no no Centro Cultural José Pedro Boéssio / Foto: Divulgação
Exposição "MACRS fps – videoarte em evidência"
O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), em parceria com o Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac),segue com a exposição "MACRS fps – videoarte em evidência" na Fotogaleria Virgílio Calegari, no 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A mostra, que tem a curadoria de Bruna Martin, reúne um conjunto diversificado de 13 obras audiovisuais do acervo do Museu, além de uma instalação impactante e duas fotografias digitais.
Local: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre.
Visitação: Até 12 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Veronika Veit / Foto: Divulgação
Angela Ognibeni segue com série inédita na Nieto Galeria de Arte
Aos poucos, os efeitos da pandemia começam a aparecer na produção artística e estética contemporânea, indicando caminhos que questionam o status quo da arte. A artista e arquiteta Angela Ognibeni também manifesta seu olhar sensível e poético a respeito deste período de isolamento social em uma série inédita em pintura acrílica.
Local : Nieto Galeria de Arte, Rua Lucas de Oliveira, Mont'Serrat, Porto Alegre.
Visitação: Até 28 de outubro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Entrada franca.
"Persone #2", 90 x150cm, acrílica sobre tela, 2023, uma das obras da artista em exposição / Foto: Andreia Moll
Com direção de Patrícia Fagundes, Cabaré do Amor Rasgado tem suas duas últimas apresentações nesta sexta e sábado (29 e 30), no Zona Cultural, em Porto Alegre, às 20h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Sympla.
Mesclando teatro, dança, música e circo, a montagem celebra o amor como força de vida. Uma ação que pode construir outras modos de convívio e partilha coletiva. Em tempos de ódio, o amor assumido torna-se fundamento social e humano. É um cabaré sem vergonha de expor emoções, onde toda forma de amor vale à pena, amor como o que nos faz e nos leva além.
Local: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 – Centro Histórico de Porto Alegre)
Cabaré do Amor Rasgado / Foto: Adriana Marchiori
37ª Feira do Livro de São Leopoldo
A 37ª Feira do Livro de São Leopoldo segue até domingo, dia 1º de outubro. Estão previstas diversas atrações literárias, música, teatro e dança para públicos diversos de todas as idades.
O evento é realizado na Praça 20 de Setembro, conhecida Praça da Biblioteca. O horário de funcionamento das 8h às 21h. Haverá área coberta nos espaços de convivência, espaço de leitura de livros, arquibancada e praça de alimentação.
A 37ª Feira do Livro de São Leopoldo é uma das atrações da última semana de setembro / Foto: Thales Ferreira
Evento da Gibiteca BPE "Uma Tarde Bonelli" homenageia os 75 anos do personagem Tex Willer
A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá a segunda edição do evento "Uma Tarde Bonelli" em homenagem aos 75 anos de Tex Willer, personagem criado em 1948 por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. O evento ocorrerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 13h às 19h, na BPE, com entrada gratuita.
Tex, uma trajetória
Tex é um caubói criado por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, divulgado pela primeira vez em 30 de setembro de 1948, na Itália. Desde os anos 1950, as histórias do Tex chegaram ao Brasil em formato de tira, pelas editoras Vecchi, RGE, Globo e a atual, Mythos, além de passarem pela Panini, Opera Graphica, entre outras. O principal escritor de Tex na atualidade é Mauro Boselli, que leva cerca de três meses para escrever cada aventura de aproximadamente 300 páginas, desenhada por diversos artistas contratados pela Sergio Bonelli Editore.
Mais informações neste link.
Foto: Divulgação
Lançamento do livro Nós da Docência, de Maria Cláudia Dal’Igna
A professora, gestora e pesquisadora na educação básica e superior desde 1996, Maria Cláudia Dal’Igna, lança seu livro, Nós da Docência. O evento acontece neste domingo (1º), às 16h, na Zona Cultural, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins, 900, Centro Histórico).
As vagas são limitadas e podem ser realizadas através do e-mail [email protected].
Para realizar a compra antecipada da versão impressa do livro, acesse o link https://apoia.se/nosdadocencia.
A programação inclui, além da sessão de autógrafos com a autora Maria Cláudia Dal’Igna, as seguintes atividades formativas e culturais: roda de conversa com as professoras Catharina Silveira, Lisiane Tebaldi, Luciana Loponte e Paula Pagot; intervenções artísticas com as atrizes Juliana Kersting e Kaya Rodrigues; participação especial da artista Adrianna Eu, autora da obra da capa.
Nós da Docência / Foto: Divulgação
As Batucas promove oficina de dança, com Mari Duarte
As Batucas, um espaço de formação para mulheres que desde 2015 agrega muitas turmas, amizades e aprendizados em musicalização, com suas turmas de vocal, pandeiro e grupo percussivo, agora mira também na dança, pois suas mestras acreditam nesses diálogos do corpo. A oficina experimental de dança, com a professora Mari Duarte acontece nesta sexta-feira (29), às 18h30 e às 20h .
Professora de dança de salão e samba no pé, bailarina do grupo Afro-Sul e integrante do Coletivo Corpo Negra, Mari é licenciada e graduanda em Bacharelado em Educação Física pela Ufrgs.
A ideia é uma aula de samba para todos os corpos dançantes, com o objetivo de conhecer as bases rítmicas do samba no corpo. Uma aula divertida, dinâmica, mas com muita técnica para que todas consigam terminar o dia sambando. O método inclui as bases, caminhadas, musicalidade e sensualidade através da dança. As inscrições já estão abertas no Sympla.
Local: Estúdio das Batucas – Miguel Tostes próximo ao Hospital de Clínicas (o endereço é compartilhado no ato da inscrição)
Valor: R$ 60,00.
Mari Duarte / Foto: Gabi Oliveira
Reunindo as canções de Elis ao seu repertório próprio, Deffenti promete emocionar em canções como Águas de Março, Só tinha de ser com você, Chovendo na Roseira e Corcovado, do disco de 1974. E suas canções dão o tom autoral de sua obra como uma importante personagem no cenário da música do Sul do Brasil. Canções como Controversa e Malabarismo Íntimo (do álbum Controversa, 2019), Ob Portus (Prêmio Grão de Música) e duas inéditas, Amanda e Sempre valeu a pena, no show na próxima quinta-feira (28), às 20h, no Teatro Sinduscon-RS.
Para acompanhar Adriana está a banda do projeto, formada por Mathias Behrends Pinto (violão), Rafael Rodrigues (percussão), Fábio Azevedo (cavaquinho), Stefania Johnson (flauta), Maicon Ouriques (pandeiro), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete) e César Franarin (sax e apresentação).
Local: Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146 Porto Alehre.
Entrada franca.
Adriana Deffenti / Foto: Kael Gonçalo
Água redonda e comprida estreia no teatro Glênio Peres
A atração de dança contemporânea "Água redonda e comprida" é inspirada no conhecimento e cosmovisão do povo Kaingang das águas que banham o sul do Brasil. Com narrativas coreográficas, iluminação, sonoplastia e um cenário que se transforma ao longo da peça, o espetáculo apresenta imagens de águas redondas e compridas pelos corpos da bailarina pré-adolescente indígena Kaingang, Nayane Gakre, e da bailarina profissional e antropóloga, Geórgia Macedo. É nesse encontro em cena, que as intérpretes brincam e criam movimentos orgânicos e intuitivos, conduzindo para a potência dos rios a fim de refletir sobre as águas originárias que dão vida a tudo.
As apresentações acontecem na sexta-feira e sábado (29 e 30), às 15h, com entrada gratuita no teatro Glênio Peres. A retirada de ingressos pode ser realizada a partir de terça-feira (26), das 9 às 18h, na Seção do Memorial da Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, 255), em Porto Alegre.
Espetáculo teatral "Odila" chega ao interior de Caxias do Sul
O espetáculo "Odila", monólogo que conta a vida da jovem cidadã caxiense sobrevivente da tragédia na Metalúrgica Gazola, terá apresentações gratuitas em localidades no interior de Caxias do Sul (RS) nos sábados, dias 30 de setembro, 7 e 21 de outubro, sempre às 19h30. Respectivamente, Vila Cristina, Vila Seca e Vila Oliva receberão a peça teatral que fala sobre Odila Gubert, que aos 20 anos teve o rumo de sua vida totalmente alterado ao perder a perna direita no grave acidente.
Em meio à Segunda Guerra Mundial, em julho de 1943, Caxias do Sul (RS) viveu um dos mais dolorosos capítulos da sua história causado pelas sucessivas explosões na Metalúrgica Gazola, que fabricava artefatos bélicos para os combatentes brasileiros, e vitimou fatalmente seis operárias, que trabalhavam no local.
Encenado pela atriz Tina Andrighetti, que também é diretora e uma das pesquisadoras da peça, a apresentação retrata um fragmento deste acontecimento.
Confira a agenda do espetáculo "Odila":
30/09, às 19h30
Local: Vila Cristina, Comunidade Nossa Senhora do Rosário (Localidade Sebastopol)
07/10, às 19h30
Local: Vila Seca, Ginásio de Esportes (Rua Ângelo Balbinotti, s/nº)
21/10, às 19h30
Local: Vila Oliva, Salão Paroquial (Avenida Gavioli, s/nº)
Tina Andrighetti / Foto: Divulgação
Del Puerto promove sua primeira Juerga Flamenca na nova sede
A Escola de Flamenco Del Puerto promove, neste sábado (30), um dia regado pelo flamenco. Com abertura às 10h, com curso de sevillanas, as atividades seguem até às 20h, quando inicia a juerga. Ingressos podem ser adquiridos pelo fone (51) 997483202, ou através das redes da escola (www.instagram.com/delpuertoflamenco). As vagas são limitadas.
Dentre os destaques deste dia representativo, estão aulas de dança e música, feira de artigos flamencos, culminando com a vivência e prática de Juerga Flamenca, que são circuitos de improviso, onde os flamencos se experimentam em cante, baile e toque.
Programação:
10h – curso de sevillanas
11h – aula iniciação
14h30 – tiendas de artigos flamencos
15h – aula especial tablao
17h – aula especial 12 tempos
19h – abertura da bilheteria
20h – juerga
Local: Av. Érico Veríssimo, 716, Menino Deus, Porto Alegre.
Del Puerto / Foto: Nando Espinoza
6º Festival da Primavera no Vila Flores
A primavera iniciou no dia 23 de setembro e no sábado seguinte acontece a 6ª edição do Festival da Primavera no Vila Flores. Neste dia 30 de setembro, das 14h às 21h, o centro cultural recebe o público em seu pátio cheio de encantos para um florescer conjunto de atividades culturais e de espetáculos artísticos que celebram a estação.
Os ingressos estão à venda pelo site sympla.com/vilaflores e garantem acesso a toda a programação, com aquisição à parte apenas de itens da feira gastronômica e de produtos dos expositores. As modalidades são ingresso inteiro (R$20); ingresso solidário mediante doação de 1kg de alimento não-perecível e para moradores do bairro Floresta com comprovante de residência (R$15); e meia-entrada para crianças a partir de 8 anos, estudantes, idosos, pessoas com deficiência e acompanhante, pessoas cadastradas no programa ID Jovem e doadores regulares de sangue (R$10). Crianças de até 7 anos têm entrada gratuita. A compra antecipada evita filas na entrada, mas haverá bilheteria na portaria do evento.
Programação:
14h às 21h – Feira gastronômica com Armazém da Rita, Quati Baguetes, pipoqueiro Rafael, Goodveganfloripa, Ali.Ce Doces, Cerveja Macuco e drinks do Agulha
14h às 21h – Exposição de obras de artistas residentes do Vila Flores
14h às 18h – Banca de exposição de produtos das iniciativas residentes do Vila Flores e de flores da Chácara Porto Verde
14h às 16h – Pintura de rosto, com Gravura na Tulipa
15h – Bolhas de sabão gigantes, com Mr. Bolhas
15h – Visita mediada ao Vila Flores
16h – Apresentação “Fada da Primavera”, com Agatha Andriola
16h30 – Espetáculo “Histórias do Vovô Cascudo”, com Depósito de Teatro
17h15 – Bolhas de sabão gigantes, com Mr. Bolhas
17h15 – Visita mediada ao Vila Flores
18h – Roda de Samba, com Herdeiras do Samba
21h – Encerramento
6º Festival da Primavera no Vila Flores / Foto: Ricardo Ara
Grupo ‘Feminino e o Tambor’ se apresenta no Quintas Musaicas
O grupo “Feminino e o Tambor” se apresenta nesta quinta-feira (28), 19h, no auditório da Nova Acrópole, na praça da Matriz. O grupo é formado por 18 mulheres que desenvolvem um trabalho pioneiro sobre os tambores frame drums, os mais antigos da humanidade, com origem no Oriente Médio e no norte da África.
No repertório estão músicas como Oração Tribal, Viagem, Cavalaria, Danças do deserto e árabe de autoria do orientador do grupo, o percussionista Cândido de Castro.
A apresentação conta ainda com performances de danças realizadas pelas percussionistas, que tocam tambores de armação. Além dos frame, também são utilizados na apresentação derbakes – instrumentos de percussão árabe -, e didjeridus – instrumentos de sopro dos aborígenes australianos.
Local: Auditório da Nova Acrópole – Praça Marechal Deodoro, 148 – Centro de Porto Alegre.
Entrada 1kg de alimento não perecível.
Feminino e o Tambor / Foto: Darllan da Luz
Náufragos Urbanos encerram turnê de lançamento do CD Relógios de Areia em Pelotas
No último final de semana de setembro, a cidade de Pelotas, no Sul do estado, será palco das últimas ações do projeto "Navegando em Versos e Canções". Depois de percorrer quatro cidades gaúchas ao longo do primeiro semestre deste ano, o grupo Náufragos Urbanos leva para o Auditório Geral do IFSul Campus Pelotas o espetáculo Relógios de Areia, nesta sexta-feira (29), às 20h. A entrada é gratuita e as senhas estão disponíveis na Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult), no horário comercial.
Com repertório eclético, Náufragos Urbanos mostra a genuína música brasileira em sambas, toadas, valsinhas, baladas, entre outros ritmos. O grupo é formado por Rô Bjerk (voz), Ricardo Fragoso (voz e violão), Fabrício "Pardal" Moura (cavaco, baixo e bandolim), Gil Soares (flauta transversal) e Davi "Batuka" Mesquita (bateria e percussão). O poeta e compositor Martim César faz intervenções poéticas durante o show. Como estímulo à formação de novos talentos, haverá a participação especial da Orquestra Popular Afrobeat do Centro de Cultura, Esporte e Lazer Anjos e Querubins, projeto social premiado que atua com jovens da comunidade, trabalhando com música, teatro, dança, noções de cidadania, além de oferecer apoio escolar e alfabetização.
Local: Auditório Geral do IFSul Campus Pelotas (Praça 20 de Setembro, 455 – Centro de Pelotas)
Ricardo, Rô e Martim comemoram o sucesso da turnê de lançamento do álbum do Náufragos Urbanos / Foto: Cristiano Heredia
Neste domingo (1º) o Boteco Orla 388 recebe a banda Tributo a Cazuza, a partir das 17h, na rua General Salustiano, 388, Centro Histórico de Porto Alegre.
O Tributo a Cazuza iniciou em 2022, e tem empolgado o seu público com a alegria, a irreverência e as tintas fortes da poesia de Cazuza. A formação da banda Tributo ao Cazuza é: Eduardo Francisco (baixo e vocal), André Rolim (guitarra) e Alex Becker (bateria).
Com fidelidade aos arranjos originais e em ordem cronológica, o show traça um panorama desde a fase inicial do Barão Vermelho até o final da carreira solo do Cazuza. O show tem um momento acústico onde são apresentadas as canções MPB. Durante o espetáculo são feitos comentários sobre a vida e a obra do autor intercalados entre as canções.
Tributo a Cazuza / Foto: Divulgação
O concerto "Brasil Musical", como o nome sinaliza, é dedicado inteiramente a compositores brasileiros. Neste sábado (30), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), percorrerá desde nomes históricos, como Carlos Gomes, até novas obras de João Guilherme Ripper e Catarina Domenici.
Para a ocasião, foram convidados a se juntar à Orquestra José Soares, regente associado da Filarmônica de Minas Gerais, e Deborah Bulgarelli, soprano brasileira radicada na Irlanda.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, por valores entre R$ 10 e R$ 50. A apresentação, com início às 17h, na Casa da OSPA, também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da OSPA e incluirá uma homenagem aos 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Local: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegr).
Deborah Bulgarelli / Foto: Alexandre Alves
Coro Jovem e Coro Infantojuvenil da Escola da OSPA fazem recital aberto ao público
Pela primeira vez em 2023, as crianças e adolescentes que integram os coros da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre mostrarão ao público as peças que têm ensaiado nos últimos meses. O recital conjunto do Coro Jovem e do Coro Infantojuvenil será às 18h de domingo (1º), na Casa da OSPA.
Sob regência do violista e regente dos coros da Escola, Cosmas Grieneisen, estarão reunidas aproximadamente 60 vozes entre crianças, adolescentes e convidados especiais, além de um conjunto de músicos de percussão, sopros e cordas oriundos da Escola da OSPA. A entrada é franca e por ordem de chegada.
Antes do recital, a Fundação OSPA estará recebendo doações para as pessoas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul. É possível ajudar com doações de alimentos não perecíveis, roupas, material escolar, itens de higiene pessoal e limpeza.
Local: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
Coro Jovem e Coro Infantojuvenil / Foto: Luiza Piffero
Janice Barth autografa o romance "Granito" na Fundação Ecarta
A escritora e professora gaúcha Janice Barth autografa o romance "Granito", neste sábado (30), a partir das 16h, na Fundação Ecarta, integrando o projeto Ecarta Anfitriã.
A publicação de 600 páginas amarra fatos históricos e criações ficcionais narrando a saga da protagonista Laura MacNeil, que sai de Toronto, no Canadá, para pesquisar documentos de sua família em Capão do Leão, extremo Sul rio-grandense.
Na jornada, a personagem descobre poderes mediúnicos que permitem rever a história dos antepassados numa tela líquida numa cavidade de rocha de granito, esculpida por milênios de erosão.
Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre.
Foto: Divulgação
A ação educativa ocorre nas manhãs dos próximos sábados, dias 30 de setembro e 7 e 10 de outubro, promovendo encontros interdisciplinares baseados em discussões políticas e históricas elaboradas por Siron Franco em suas obras. A mostra apresenta 63 pinturas, em grandes dimensões, do artista goiano, além de vídeos e documentário que resgatam sua trajetória.
Os encontros ocorrem sempre às 10h30, no Farol Santander Porto Alegre, e são gratuitos, mediante inscrição prévia pelo formulário disponível no link. Além da visitação à exposição, serão ofertados exercícios artístico-pedagógicos que relacionam arte, história da arte, política e meio ambiente.
As ações são destinadas ao público em geral, a partir dos 12 anos de idade, sem necessidade de conhecimento prévio em nenhuma das técnicas relacionadas. Cada visita tem duração de 1h. As vagas são limitadas e o prazo para inscrição se encerra um dia antes de cada oficina.
Local: Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico – Porto Alegre.
Foto: Del Ré / Stein / Vivafoto
Clássicos Inesquecíveis no próximo concerto da Orquestra da Ulbra no Farol Santander
Com canções de Mozart, Albinoni/Giazotto, Morricone, Barber, Schubert e Brahms, a Orquestra de Câmara da Ulbra volta a se apresentar no Átrio do Farol Santander, em Porto Alegre. Concerto ocorre na próxima quarta-feira (4), às 20h. Desta vez, o programa apresenta clássicos inesquecíveis – com obras de diversos compositores que marcaram a história da música universal.
Local: Local: Átrio – Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1028, Porto Alegre)
Ingressos: https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa/
Clássicos Inesquecíveis / Foto: Ricardo Jaeger
5ª edição do Samba do Quintana acontece neste domingo
Com o objetivo de promover a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, acontece neste domingo (1º), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a quinta edição do Samba do Quintana. O evento integra a programação de aniversário da CCMQ, que completou 33 anos no dia 25 de setembro.
Já consolidado na agenda cultural de Porto Alegre, o Samba do Quintana leva centenas de pessoas a um dos maiores cartões postais da capital no primeiro domingo de cada mês. Com início marcado para às 16h, na Travessa dos Cataventos, a edição deste fim de semana vai contar as apresentações de Luiza Hellena e Thiago Ribeiro & Amigos, banda residente do projeto.
Local: Travessa dos Cataventos – térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Luiza Hellena / Foto: Júlia Arbogast
Primavera dos Poetas prossegue com Carmen Busatto e Paulo Rosa no La Vitta è Bella
A Primavera dos Poetas, projeto organizado pelo editor, artista plástico e escritor Alfredo Aquino, tem sequência neste final de semana. O projeto vai promover uma série de encontros literários de autoras e autores da Ardotempo Edições com suas leitoras e leitores, entre lançamentos de livros, no La Vita è Bella (Rua Leonor, 45 – bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS), sempre com entrada franca.
Neste sábado (30), às 19h, é a vez de Carmen Busatto e de Paulo Rosa autografarem, respectivamente, Poesia e Pedra (Edições Ardotempo, poesia, 96 páginas) e Andar Térreo (Edições Ardotempo, Crônicas, 224 páginas). Na ocasião haverá a apresentação musical de Leonardo Bittencourt ao piano e André Mendonça no contrabaixo.
Os lugares são limitados. Reservas pelo (51) 99955-3535.
Carmen Busatto / Foto: Acervo Pessoal
A 3ª edição do evento Aris na Praça, no bairro Três Figueiras, será neste sábado (30), com entrada gratuita e diversas atrações. O músico Tonho Croco fará um tributo ao Tim Maia e a abertura do show ficará a cargo da banda Pop Top, de Porto Alegre. A iniciativa é promovida pela Astir Incorporadora, que assumiu a responsabilidade pela praça em 2016.
Além das atrações musicais, uma feirinha de produtos autorais também estará na praça com opções de presentes, fragrâncias e marcas de moda e acessórios. A diversidade culinária também ganhará destaque, com food trucks servindo uma variedade de chopes e opções de gastronomia. Para os pequenos, o Bistek Supermercado, que tem abertura prevista para final de 2023, no Astir Center Mall, preparou um espaço de diversão especial para as crianças. E para encerrar o evento, a Rede Master de Hotéis vai sortear uma estadia de final de semana em Gramado.
Local: Praça Paris, Evaldo Campos, 79, bairro Três Figueiras, Porto Alegre.