Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Massacre Palestino

Cuba e Irã querem formação de liga de países pró-Palestina

Após 22 anos, um presidente cubano visita oficialmente o Irã e os países firmam acordos bilaterais

04.dez.2023 às 19h28
Havana (Cuba)
Gabriel Vera Lopes

Nesta segunda-feira (4), o presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez e seu colega iraniano, aiatolá Seyed Ebrahim Raisi, pediram a criação de "uma coalizão de países semelhantes para proteger os direitos do povo palestino".

Trata-se da primeira visita de um presidente cubano à República Islâmica do Irã desde a viagem de Fidel Castro em 2001. A delegação oficial liderada pelo presidente Díaz-Canel chegou a Teerã após participar da Cúpula do Clima COP 28 na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, e depois visitar o Catar.

Em coletiva de imprensa com a presença dos dois líderes, Raisi disse que esse foi "um ponto de inflexão histórico nas relações entre os dois países".

"O ilustre presidente de Cuba e eu concordamos que uma coalizão deve ser criada com a participação de países aliados para apoiar o povo palestino oprimido em diferentes continentes", disse Raisi. 

Sanções dos EUA 

De acordo com informações de ambos os países, durante a reunião foram discutidas questões relacionadas às sanções econômicas impostas aos dois países pelos Estados Unidos. Sete memorandos de entendimento também foram assinados em setores como ciência, energia, telecomunicações e biotecnologia. 

A reunião entre os dois líderes ocorreu depois que o Departamento de Estado dos EUA publicou sua lista anual de "países patrocinadores do terrorismo" na quinta-feira (30). Um relatório do órgão executivo responsável pelas relações internacionais é apresentado anualmente ao Congresso dos EUA que serve como base para a formulação de políticas externas e como base legal para sanções unilaterais que Washington implementa contra outros países.

Tanto Cuba como a República Islâmica do Irã estão na lista de Washington de "países que promovem o terrorismo". 

Durante a coletiva de imprensa, o mandatário cubano Díaz-Canel afirmou que Teerã e Havana elaboraram uma estratégia de "economia de resistência" para enfrentar "as sanções injustas com as quais o imperialismo ataca nossos povos". 

"Ratificamos a convicção de que, com essa estratégia, vamos desferir um duro golpe contra a agressão imperialista, as sanções e os bloqueios", disse o presidente cubano.

"Os estadunidenses acreditam que, ao impor sanções, podem parar nossos países ou nos forçar a nos render. Isso não é verdade", disse o presidente da República Islâmica do Irã. "Para enfrentar essas sanções, vamos aumentar o intercâmbio de nossas capacidades e potencialidades".

Palestina

A sugestão de Cuba e Irã sobre a coligação internacional pró-palestina foi feita às vésperas da marca de dois meses do início do intenso bombardeio do Estado de Israel contra a população da Faixa de Gaza e da escalada da violência na Cisjordânia. 

Até o momento, pelo menos 15.899 palestinos foram assassinados desde 7 de outubro, de acordo com o último cálculo do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza. Estima-se que 70% deles sejam mulheres e crianças. 

Após uma breve trégua, que incluiu uma troca de prisioneiros entre o Hamas e Israel, o exército israelense retomou o bombardeio de 14 hospitais em Gaza nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, e prendeu 35 médicos, encabeçados pelo Dr. Mohamed Abu Salmia, diretor geral do complexo médico Al-Shifa.

O contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz do exército israelense, confirmou na segunda-feira (4) que o Estado de Israel expandiu suas operações terrestres para o sul de Gaza, abrindo um novo capítulo na guerra contra o povo palestino.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente iraniano se referiu à agressão contra a Faixa de Gaza, enfatizando que "o povo palestino está defendendo sua terra enquanto a ocupação israelense está travando uma guerra de extermínio contra essa nação irmã". 

"As Nações Unidas, o Conselho de Segurança (da ONU), a Liga Árabe e outros órgãos de direitos humanos não estão sendo eficazes em paralisar o conflito" e "em parar a máquina de guerra que os Estados Unidos colocaram à disposição de Israel", disse o presidente da República Islâmica do Irã. 

 

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: bloqueiocubairãpalestina
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

MESADA

Bolsonaro diz que deu R$ 2 milhões para custear filho que está nos EUA

ARTIGO 19

Mendonça: redes não podem ser responsabilizadas por postagens ilegais

Protesto

MST realiza atos em Marabá (PA) contra instalação da hidrovia Araguaia-Tocantins

Bolsonarismo

Falta de unidade pode enfraquecer extrema direita nas eleições de 2026, avalia professor

AMAZÔNIA

‘Aproveitam brechas da lei para roubar terras públicas’, diz secretário do Observatório do Clima sobre grileiros

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.