Cerca de 2 milhões de brasilienses estão aptos a participar da Eleição de Conselhos Tutelares que acontece neste domingo, 1º de outubro. Podem votar todos aqueles que estão com cadastro regularizado junto à Justiça Eleitoral. Clique aqui para checar sua situação junto à Justiça Eleitoral.
Para votar os eleitores precisam se apresentar à sua seção eleitoral, das 8h às 17h, com um documento oficial com foto (documento de identidade, carteira de motorista, certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e etc) ou o e-título. Serão instalados 148 locais de votação em todas as regiões administrativas do DF para atender a população nestas eleições.
Serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes, dentre 1.268 candidatos aptos a serem votados. No entanto, cada eleitor poderá votar apenas entre os candidatos da sua região administrativa. Clique aqui para acessar a relação de candidatos por região administrativa.
O que é o Conselho Tutelar
Os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes e são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. As atribuições dos conselheiros tutelares estão relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para conseguir uma vaga no Conselho Tutelar do DF os candidatos passam por um processo de quatro fases, sendo as primeiras aprovação em prova objetiva e análises de documentação. A eleição é a terceira etapa e a última será o curso de formação inicial dos eleitos.
Compromisso com o ECA
O voto na eleição dos Conselhos Tutelares é facultativo, ou seja, não é obrigatório, mas é importante a participação da população, principalmente para eleger pessoas verdadeiramente comprometidas com a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Uma das formas de checar os candidatos comprometidos com o ECA e princípios progressistas é acessando a plataforma – A Eleição do Ano.