Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

passado ditatorial

Movimentos populares saem às ruas em SP por ‘ditadura nunca mais’ e contra anistia a golpistas de 8 de janeiro

Manifestação também denunciou massacre praticado por Israel contra a população da Palestina

23.mar.2024 às 21h44
São Paulo (SP)
Afonso Bezerra e José Eduardo Bernardes
Manifestantes ocupam o Largo São Francisco em São Paulo em defesa da democracia neste sábado (23)

Manifestantes ocupam o Largo São Francisco em São Paulo em defesa da democracia neste sábado (23) - Elineudo Meira / @fotografia.75

Mesmo sob chuva, os movimentos populares saíram às ruas, neste sábado (23), em São Paulo, para dizer "Ditadura nunca mais" e pedir punição aos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O ato convocado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, sindicatos e partidos do campo progressistas reuniu cerca de cinco mil pessoas no Largo São Francisco. 

#23M | Em São Paulo, os manifestantes saíram às ruas para cobrar punição aos envolvidos nos atos golpistas e denunciaram o genocídio contra o povo palestino praticado por Israel. pic.twitter.com/MLMsNkAnkz

— Brasil de Fato (@brasildefato) March 23, 2024

"Nós temos que relembrar o golpe de 1964 e os 21 anos de ditadura. Até porque, no dia 8 de janeiro de 2023, houve uma tentativa de dar um golpe militar, comandada por Jair Bolsonaro", disse José Dirceu, ex-deputado federal e ex-presidente do PT, em vídeo publicado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

Ele recordou que, antes de 1964, o Brasil se deparou com outras tentativas golpistas ao longo dos anos 1950 e que, por isso, é importante sempre se manter alerta. 

"É necessário sempre relembrar aqueles que caíram no tanque da ditadura, relembrar os crimes da ditadura. Relembrar que sem democracia o povo não tem voz", concluiu. 

No ato, os manifestantes também pediram paz e denunciaram o massacre contra o povo palestino praticado por Israel. Houve, ainda, manifestações contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 
 


Manifestantes, em São Paulo, também pedem punição aos golpistas de 8 de janeiro / Guilherme Gandolfi @guifrodu

Cibele Vieira, diretora da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em São Paulo, compareceu ao ato e reforçou a mensagem de "ditadura nunca mais" às vésperas dos 60 anos do golpe militar.

"Não é possível que sessenta anos depois a gente esteja assistindo a um processo sem uma força consistente que diga 'sem anistia'. A população está nas ruas para falar que não vai aguentar que haja uma tentativa frustrada – ainda bem – de golpe militar, sem que as pessoas sejam definitivamente punidas", apontou. 

A professora Brazilia Botelho se somou ao coro dos manifestantes para defender a democracia e pedir a punição aos golpistas 

"Eu estou aqui no Largo São Francisco para defender a democracia. Além disso, a gente está aqui para defender os direitos do palestinos", explicou. Desde o início do conflito na região, as forças de Israel já mataram mais de 30 mil civis, sendo a maioria de mulheres e crianças, além de diversas violações de direitos.

Todas as regiões do país registraram mobilizações. Grande parte delas aconteceu pela manhã, em cidades como Maceió (AL), Vitória (ES), Campo Grande (MS), Belém (PA), Aracaju (SE) Recife (PE), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Lisboa, em Portugal. Além de São Paulo, Porto Alegre também registrou mobilização no período da tarde.

 

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: direito à igualdadedireito políticodireitos civis e políticos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FORMAÇÃO

Curso gratuito sobre a realidade brasileira começa neste mês em BH

FIM DA PARALISAÇÃO

Greve dos trabalhadores da construção civil termina em João Pessoa, mas categoria segue mobilizada à espera de decisão judicial

solidariedade

Lula quer visitar Cristina Kirchner durante Cúpula do Mercosul na Argentina, diz Paulo Pimenta

AVANÇO

Senado da Colômbia aprova reforma trabalhista em vitória de Petro

praça de maio

Cristina Kirchner: ‘Podem me prender, mas não vão conseguir prender todo o povo argentino’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.