Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

MANIBÉ

Mulheres da etnia Tupinambá criam produtos inovadores à base de mandioca no Pará

De vinho artesanal a molho shoyu amazônico, associação resgata e atualiza os saberes ancestrais

05.mar.2024 às 06h15
Imperatriz (MA)
Mariana Castro

Raquel Tupinambá é mestra em Botânica e está por traz da inovação de produtos - Arquivo Pessoal

Composta por cerca de 40 famílias da comunidade de Surucuá, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (PA), uma associação coordenada pelas irmãs Mariane Chaves e Raquel Tupinambá tem resgatado os saberes ancestrais, aliados à inovação e tecnologia para a produção sustentável.

Criada em 1994, a Associação de Moradores Agroextrativistas e Indígenas do Tapajós (AMPRAVAT) tem como base o fortalecimento da economia e qualidade de vida dos Tupinambás, especialmente com a presença das mulheres, como explica a coordenadora Mariane Chaves.

“São as mulheres as responsáveis pela alimentação familiar, então elas têm essa conexão com a floresta, com a produção do alimento, principalmente na questão da qualidade, não pensando apenas na geração de renda, mas na segurança e soberania alimentar da sua família. Então esse é um dos nossos principais objetivos, organizar a produção, gerando renda para as famílias e gerando autonomia para as mulheres”, explica Mariane.


Nos puxiruns as famílias trabalham coletivamente para fazer grandes roçados / Arquivo Pessoal

A comunidade, que reúne indígenas e agroextrativistas da região, atua por meio de puxiruns, que significa ajuda mútua e remete à tradição de reunir várias pessoas para atividades coletivas, a exemplo de roçados para o manejo de mandioca.

“Reunimos principalmente as mulheres para fazer a produção e o beneficiamento dos produtos. Trabalhamos principalmente com os derivados da mandioca, a farinha amarela, a goma de tapioca, o carimã, os beijus, o tucupi preto, que vem a partir do tucupi amarelo, que é o sumo da mandioca. Também trabalhamos com geleias de frutos aqui da região, molhos de cogumelos nativos da floresta amazônica”, complementa Mariane.

Raquel Tupinambá, filha da comunidade, é mestra em Botânica e doutoranda em Antropologia e está por traz da inovação de produtos à base de mandioca, principal alimento beneficiado pela associação. As mulheres produzem desde o vinho de mandioca chamado Mani-Oara ao aclamado tucupi preto, batizado de Manibé e conhecido como Shoyu da Amazônia, que pode ser consumido em saladas, peixes e frangos, com um sabor característico amazônico.

“O tucupi preto vem do tucupi amarelo, que é o suco da mandioca, então o que faz que ele se torne um produto diferente? É um processo de cozimento muito mais demorado, onde vai havendo uma redução do tucupi e temos um alimento maravilhoso, com um sabor diferente, uma coloração diferente e utilizamos como tempero”, explica Raquel.


Os alimentos à base de mandioca são carro chefe da associação / AMPRAVAT

Com uma unidade de beneficiamento da mandioca em fase de construção na comunidade, a associação vai além. Elas garantem que mais do que a geração de renda, a organização coletiva e os produtos chamam atenção para a riqueza e importância da defesa das matas, das florestas e do rio Tapajós.

“Uma outra questão que tem nos motivados a nos organizar enquanto produtoras, enquanto mulheres… é a defesa da floresta, do nosso modo de vida, do nosso bem viver. A gente tem sido cada vez mais ameaçadas, são muitas pressões que a gente vivencia do grande capital e temos entendido que as florestas, os rios limpos, são essenciais para a nossa existência”, comenta Raquel.

Em meio à emergência climática, a associação cumpre ainda o papel de conscientização e formação em defesa do meio ambiente.

“A relação entre humanos e floresta é necessária para a nossa existência enquanto população humana vivendo no planeta. A gente precisa ter essa boa relação para continuar existindo e os povos indígenas sempre souberam disso, então temos hoje essa oportunidade de passar a valorizar esse olhar, a cosmovisão, o modo de vida indígena. É nesse sentido que nós temos trabalhado aqui no meu território, junto com as mulheres, pensando o enfrentamento à emergência climática, à destruição das nossas vidas, das florestas, dos rios, e ao mesmo tempo o empoderamento das mulheres, do povo, fortalecendo a nossa cultura."

Editado por: Matheus Alves de Almeida
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Tradição

A festa não acaba no São João: ritos tradicionais duram o ano inteiro no Maranhão

É DIA DE ROCK, BEBÊ

Festival de rock agita o Agreste a partir deste sábado (5), com programação ao longo de todo o mês

Cúpula do Brics

Lula defende multilateralismo para conter protecionismo e estabelecer diretrizes inteligência artificial

BENEFÍCIO

Saiba como vai funcionar a tarifa social de energia, que passa a valer neste sábado (5)

ALTERAÇÃO

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.