Com o tema "As Mil e Uma Saúde nos Territórios", começa nesta quarta-feira (31), em Santa Maria, no campus da UFSM, o 16º Congresso Internacional da Rede Unida. O evento reunirá palestrantes, convidados e participantes de todo o Brasil e de outros países, como Itália e Chile. Na programação, além da educação, da formação e do trabalho no SUS, também estão inseridas as questões ambientais e os desafios enfrentados pelo povo gaúcho depois da catástrofe climática.
“A realização desta edição no Rio Grande do Sul tem um significado simbólico muito importante, porque também vamos falar da união de esforços para reconstruir o nosso Estado, com um olhar voltado para a sustentabilidade e o bem viver”, ressalta o coordenador da Rede Unida, Alcindo Ferla. Ao todo, serão quatro dias de debates e trocas de experiências, até 3 de agosto, com o propósito de valorizar o conhecimento, a pesquisa, a inovação e a ciência em saúde.
A 16ª edição do Congresso é fruto da parceria da Rede Unida com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Universidade Federal de Santa Maria e ocorre nos formatos presencial e híbrido.
O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, diz que o congresso também será um espaço de acolhimento das pessoas que atuaram no enfrentamento à emergência em saúde pública e de discussão de alternativas tanto em relação à assistência quanto aos desafios ambientais. “Com certeza, será um momento excepcional de troca de experiências, de produção de conhecimento e também de inovação para fortalecer o SUS e qualificar os serviços prestados à população”, reforça.
A abertura oficial está programada para as 18h30min desta quarta-feira, na Tenda Saúde, Arte e Cultura, no campus da UFSM, e contará com a presença de lideranças e autoridades, além de apresentações artísticas. Ao todo, já são mais de três mil trabalhos submetidos. A programação inclui fóruns internacionais, távolas, rodas de conversa, feiras da economia solidária e muitas outras possibilidades de interação e participação.
A presidenta desta edição do evento e diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFSM, Maria Denise Schimith, ressalta que a universidade se prepara para receber os congressistas de forma a possibilitar um debate intenso e produtivo sobre a formação e a educação em saúde. “Estamos pensando em todos os detalhes e quem vier ao Rio Grande do Sul e a Santa Maria será recebido com um chá de macela quentinho para aquecer a alma e o coração”, salienta.
Presenças confirmadas:
Paulo Pimenta (Ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul).
Felipe Proenço De Oliveira – Secretaria de Atenção Primária à Sáude/MS
Martha Adaime – Vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Jorge Pozzobom – Prefeito municipal de Santa Maria
Francisca Valda da Silva – Conselheira Nacional de Saúde, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CIRHRT/CNS) e integrante da mesa diretora do CNS
Fernando Antônio Gomes Leles – Oficial Especialista – Coordenação de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde (HSS) OPAS/OMS – Brasil
Cacildo Goulart Delabary – Secretario municipal de Saúde de Lavras do Sul e presidente do CONSEM/RS
Isabela Cardoso de Matos Pinto – Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação/MS
Gilberto Barichello – Diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição
Dr. Arthur Chioro – Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/MEC)
Francéli Brizolla – Vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Natanael Claudino – Liderança Kaingang da aldeia Três Soitas (Santa Maria)
Cacique Mbyá Guarani Cesario Timoteo
Carlos André Bulhões Mendes – Reitor UFRGS
Maria Denise Schimith – Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFSM
Paolo Martelli – Reitor da Universidade de Parma
Francesco Raphael Frieri – Direttore Generale alle Risorse, Europa, Innovazione e Istituzioni della Regione Emilia-Romagna
Albertina Soliani – Ex-senadora pela República Italiana, presidente do Instituto Cervi e vice-presidente da Anpi
Luca Rizzo Nervo – Ex-parlamentar da República Italiana, Segretario di Salute, Município de Bolonha
Ettore Brianti – Segretario di Salute Municipio de Parma
Matilde Galli – Administradora do Centro de Voluntariado Bolonha
Erika Capasso – Delegata del Sindaco in Giunta/Comune di Bologna
Zaw Wai Soe – Ministro da saúde governo paralelo Myanmar
Mariano Lindoso de Ribamar Frazão – Coordenação de Educação e Saúde – ESP Maranhão
Olívio Dutra – Ex-governador do Rio Grande do Sul
Edegar Preto – Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (CONAB/MDA)
Alcindo Antônio Ferla – Coordenador Geral da Associação Rede Unida
Maria Augusta Nicole – Vice-coordenadora da Associação Rede Unida