Para quem está em Porto Alegre e continua com saudades das bancas da agricultura familiar da Expointer, encerrada no dia 1º de setembro, com resultados recordes de faturamento e visitação, pode agora buscar os seus produtos no Acampamento Farroupilha. É a primeira vez na história do evento, nascido com a criação do Parque da Harmonia em 1981, nas proximidades do Centro Histórico de Porto Alegre. A feira é bem menor do que a da Expointer: tem a presença de 39 agroindústrias, com muitos atrativos da culinária regional e do artesanato típicos do RS.
Os expositores estão em área de 325m² e vêm de 32 municípios. Há grande variedade de embutidos, defumados, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, sucos, vinhos, licores, cachaças e erva-mate. No artesanato, estarão à venda produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais, como lã, fibras vegetais, couro, madeira e porongos, além de artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.
O objetivo da iniciativa, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, é fortalecer o vínculo entre os agricultores familiares e os consumidores, promovendo a economia local e valorizando as tradições gaúchas por meio da produção rural.
Uma das pessoas que mais lutou pela presença dos empreendimentos familiares no Acampamento Farroupilha é a proprietária da agroindústria Chácara Vila Nova Orgânicos, Luci Mara Almeida. Moradora do bairro que dá nome à propriedade, localizada na Zona Sul de Porto Alegre, Luci conta que, desde 2023, vem fazendo articulações para que os produtores tenham um espaço de comercialização durante os festejos. “Conversamos com a equipe da SDR para nos dar respaldo na criação desse espaço e, agora, estamos muito felizes que o nosso empreendimento e também de outros expositores terão um excelente local para escoar a produção”, comemora.
O proprietário da Destilaria Alto da Cruz, Mateus Camargo, de Canguçu, afirma que é um orgulho participar de um dos principais eventos tradicionalistas do estado. E acrescenta: “Um dos símbolos do 20 de Setembro é, justamente, o Acampamento Farroupilha. Então ficamos muito satisfeitos e orgulhosos de poder ocupar esse espaço das agroindústrias, que é um mercado que vem crescendo e se valorizando”.
O espaço da agricultura familiar no Acampamento Farroupilha funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e, das 10h às 22h, aos sábados e domingos.
A 42ª edição do Acampamento Farroupilha conta com a participação de 187 piquetes e terá como tema cultural o centenário do poeta e compositor Jayme Caetano Braun, ícone da cultura gaúcha e reconhecido como pajador, poeta, músico e compositor. A patrona será Vera Lúcia Menna Barreto, professora aposentada com longa trajetória no movimento tradicionalista gaúcho.
Na programação dos 16 dias de evento estão previstas mais de 120 atrações culturais. O foco desta edição será solidário, com a arrecadação de donativos (alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene e itens elétricos e domésticos) para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes de maio no estado. Todos os piquetes serão pontos de arrecadação de doações.