Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

TEMPESTADES

Furacão Beryl causa tempestades que deixam mortos e desaparecidos no leste da Venezuela

Tempestade foi gerada pelo furacão Beryl, que se desloca pelo mar do Caribe

02.jul.2024 às 22h48
Caracas (Venezuela)
Lorenzo Santiago

Ao menos 2 pessoas morreram e outras 5 ficaram desaparecidas na Venezuela - Prensa Presidencial

Fortes chuvas atingiram o estado de Sucre na Venezuela nesta terça-feira (2). Até as 17h (horário local), as autoridades confirmaram ao menos 2 mortos e 5 desaparecidos na região. A tempestade que caiu sobre o país durante a madrugada é consequência do furacão Beryl, que está se deslocando pelo mar do Caribe em direção à Jamaica.

A principal cidade atingida foi Cumanacoa. O rio que cruza a cidade transbordou e ao menos 6 mil casas foram atingidas pelo alagamento. Cerca de 3,6 mil funcionários da Defesa Civil estão atuando no estado para atender os atingidos. A vice-presidente do país, Delcy Rodríguez também foi para o local para acompanhar a atuação das forças de segurança. 

“Estamos saindo em uma comissão de ministros para atender a situação que foi criada pelas chuvas em Sucre. Vamos atender a situação de água, comunicação, moradia e pessoas que ainda estão desaparecidas. O presidente Nicolás Maduro determinou que sejam feitas essas ações”, afirmou a vice.

 

Siguiendo instrucciones del Pdte. @NicolasMaduro estamos saliendo al estado Sucre, junto a una comisión de ministros, para atender de forma inmediata a las familias afectadas tras las lluvias que ha causado el paso del huracán Beryl por el Mar Caribe. pic.twitter.com/SedE3L40nM

— Delcy Rodríguez (@delcyrodriguezv) July 2, 2024

 

Em publicação nas redes sociais, o presidente da Venezuela disse que está acompanhando a situação e prestou apoio e solidariedade aos moradores da região. 

“Desde a madrugada estou em contato com o governador, o prefeito e outras autoridades, atendendo às emergências decorrentes das fortes chuvas causadas pela passagem do furacão Beryl que afetou Cumanacoa, no estado de Sucre. Todo o meu apoio e solidariedade. As forças de segurança e salvamento estão ativas e alertas nas zonas mais afetadas para servir a população em tempo real. Sempre com vocês, mais uma vez superaremos todas as dificuldades”, publicou Maduro. 

De acordo com o governador de Sucre, Gilberto Pinto, as regiões de La Fragua, Barrio Blanco, Avenida José Antonio de Sucre, Las Tinajitas, Trincheras, Los Cedros e Palenque foram as mais atingidas. Uma escola em Cumanacoa foi destinada como espaço para atender as pessoas atingidas. O governo também anunciou o fechamento do acesso a essa zona.

O governador de Mérida, Jehyson Guzmán, já instalou de forma preventiva o Comitê de Gestão de Riscos em Mérida. Segundo ele, já há “experiência de que alguns desses fenômenos nos afetaram, especialmente com o golpe de cauda, ​​quando o furacão passou pelas nossas costas”.

Furacão Beryl

O furacão está classificado na categoria 5 pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Inameh). Esse é o maior nível  para um furacão. O fenômeno já atingiu as ilhas das Antilhas, causando pelo menos cinco mortes.

O furacão avança no sentido da Jamaica e já deixou pelo menos três mortos em Granada e um em São Vicente e Granadinas. De acordo com o NHC, o fenômeno gerou ventos que chegam a 270km/h nos países caribenhos. A projeção do instituto é que ele perca força ao chegar na Jamaica, mas ainda assim atingirá o país como uma tempestade, com ventos potencialmente mortais, enormes ondas, chuvas e inundações.  

Segundo a agência AFP, o Beryl é "o furacão de categoria 5 mais precoce já registrado no Atlântico". Esse é o furacão mais forte registrado no Caribe em um mês de julho. O Beryl foi o primeiro furacão da temporada 2024 no Atlântico, que vai do início de junho até o final de novembro. 

O Beryl tocou o solo pela primeira vez na segunda-feira (1) em Granada. O NHC afirmou que “o olho do Beryl continuará a se mover rapidamente pelo sudeste e centro do mar do Caribe hoje (terça-feira)” e deve passar perto da Jamaica na quarta-feira e das Ilhas Cayman na quinta-feira. O fenômeno deve chegar ao México até o final de semana.

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: venezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Justiça

STF mantém decisão que anulou processo contra Palocci na Lava Jato

Novas caras

Nova oposição: grupo ganha força na Venezuela e Maduro pede ‘paz’ a direita

AMOR E OUTRAS DROGAS

Produzido por estudantes, clipe musical de brega debate uso problemático de substâncias

TEATRO

‘Se o rio secar, como vamos chegar ao mar?’: peça une Shakespeare e Amazônia em debate ambiental

Catástrofe

Lítio ameaça futuro do Salar de Uyuni e se torna pauta central da eleição boliviana

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.