Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

PREVISÃO DO TEMPO

RS terá semana de chuva volumosa e queda na temperatura

Alguns pontos do estado podem registrar precipitações de até 150 mm; final de semana pode ter neve

05.ago.2024 às 15h38
Porto Alegre
Redação

Após semana de instabiidades, frente fria deve ganhar força no final desta semana no Sul do Brasil - Foto: Rafa Dotti

Após um final de semana chuvoso no Rio Grande do Sul, com registro de temporais isolados e queda de granizo em Itaqui, no Oeste do estado, a semana começa com nebulosidade e temperaturas mais altas que a média. Para os próximos dias, a previsão é de chuva volumosa e queda na temperatura.

A Defesa Civil de Porto Alegre Municipal emitiu alerta preventivo válido entre segunda (5) e terça-feira (6) diante da possibilidade de chuvas pontualmente fortes e persistentes. O órgão pede atenção para a possibilidade de rajadas de ventos e queda de granizo, com risco de alagamentos pontuais e elevação dos níveis em córregos, arroios e pequenos rios, mas sem grandes inundações.

Na segunda, há risco de chuva pontualmente forte, com acumulados entre 25 e 40 milímetros por dia. Na terça, a tendência é que as instabilidades sigam atuando, favorecendo os volumes entre 40 e 60 milímetros por dia na região Metropolitana de Porto Alegre.

A MetSul Metereologia explica que uma frente fria chegou ao Rio Grande do Sul neste domingo (4), mas o bloqueio atmosférico associado a uma grande massa de ar seco e quente que atua sobre o Brasil e impede o avanço da frente para o Norte. Com isso, o sistema passa a ser semi-estacionário sobre o estado, levando ao cenário de instabilidade.

“Não chegará a chover o tempo todo e vão ocorrer momentos de melhoria, até com aberturas de sol em algumas cidades, mas o tempo não vai chegar a firmar no território gaúcho”, afirma o instituto. Deve chover no estado, ao longo da semana, de 100 mm a 150 mm, com acumulados localmente superiores em vários pontos do Oeste, do Centro e do Sul do estado.

Na quinta-feira, a massa de ar frio vai começar a se deslocar para o Norte. Isso deve reduzir a instabilidade no Rio Grande do Sul, com as chuvas se deslocando em direção a São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Para o final da semana, é esperado o avanço de uma massa de ar frio de trajetória continental, que vai fazer cair as temperaturas em parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país. O frio será mais intenso na Região Sul.

A MetSul diz que os modelos numéricos de previsão consultados por vários dias indicam a possibilidade de nevar no Sul do Brasil no final desta semana, entre os dias 9 e 10. As regiões com maior chance de neve são o Nordeste gaúcho locais de maior altitude de Santa Catarina.

Radar meteorológico será instalado provisoriamente em Porto Alegre

O novo radar meteorológico contratado pelo estado para a prestação do serviço de monitoramento à Defesa Civil do RS será instalado provisoriamente junto ao Morro da Polícia, na cidade de Porto Alegre. A decisão ocorreu após um acidente na instalação em seu lugar permanente, no município de Montenegro.

Durante a instalação, na quinta feira (1º), tombou o caminhão guincho que içaria o radar meteorológico no Morro São João. A Climatempo, empresa contratada para o fornecimento do serviço, informou, após avaliação das condições, que neste momento não é possível o acesso terrestre para a sequência da operação em Montenegro.


Radar metereológico terá uma cobertura de 150km de raio a partir do local de instalação / Foto: Divulgação/Defesa Civil RS

A solução provisória apresentada busca o atendimento do objeto do contrato e cumpre o cronograma de instalação, até que seja estabelecida uma solução definitiva. Nos próximos dias, seguno o governo estadual, a empresa vai realizar as manobras necessárias para que, até sexta-feira (9), o radar esteja instalado em Porto Alegre e passando por processo de calibração, uma das primeiras etapas para o início da operação de monitoramento.

O equipamento, produzido na República Tcheca, chegou ao RS em junho, e aguardava os ajustes necessários na torre onde seria instalado. Os ganhos com a instalação do radar meteorológico dizem respeito à qualidade do alerta que a população vai receber. Eles serão mais assertivos, ou seja, terão informações mais claras, direcionadas, e ainda mais precisas do ponto de vista temporal, com possibilidade de previsão e produção de alertas entre 3 a 6 horas de antecedência em relação ao fenômeno meteorológico extremo.

* Com informações da Defesa Civil e da MetSul Metereologia


Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Agressão pública

Dedo apontado, gritos, interrupções e ameaças: Marina Silva é alvo de misoginia no Senado

MULHERES NEGRAS

Abayomi PB promove encontro para mobilizar comunicadoras negras rumo à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

Literatura infantil

Projeto literário realiza narração de histórias em escolas públicas de Curitiba

Machismo

Câmara de Curitiba tem mais um ataque machista citando roupas de vereadora

Previsão

Brasil poderá ter neve nesta semana; Inmet também alerta para tempestades e baixas temperaturas em quase todas as regiões

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.