Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

SAÚDE MENTAL

Polícia, Ministério Público e médicos encontram violações à lei em comunidades terapêuticas de Pernambuco

Foram constatadas violações às normas da política de drogas, de higiene, ausência de profissionais qualificados e outras

11.dez.2024 às 20h55
Recife (PE)
Redação

“A nossa preocupação é que, com base nesse documento, outros municípios também estejam conseguindo furar a fila das prioridades" - Foto: Prefeitura Municipal de Itanhaém/Creative Commons

Comunidades terapêuticas estão funcionando com irregularidades e sem seguir as leis com seus internos. É o que constataram os órgãos estaduais e federais que visitaram instituições na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Entre as irregularidades, constatou-se a ausência de profissionais qualificados para os cuidados com as pessoas acolhidas, a ausência de comunicação com os órgãos públicos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a presença de pessoas com transtornos psiquiátricos e outras violações à lei.

Leia: Luta contra manicômios combate a indústria lucrativa da loucura

Jovem afirma ser vítima do retorno de violências e aprisionamento em comunidade terapêutica ilegal

O relatório com as irregularidades ainda não foi concluído e nem divulgado integralmente pelos órgãos que realizaram as visitas, durante o mês de novembro. As visitas são parte de uma ação nacional de inspeção de comunidades terapêuticas, que este ano visitou 50 delas. Em Pernambuco foram apenas duas: uma instituição particular, em São Lourenço da Mata, na metropolitana; e uma entidade sem fins lucrativos, em Vitória de Santo Antão, na zona da mata. Nelas também foram constatadas violações às normas da política de drogas e da vigilância sanitária.

Durante as visitas, foram analisados os aspectos físicos do local e foram realizadas entrevistas com os usuários, as equipes de trabalho, a direção das entidades e uma análise sobre os documentos da comunidade terapêutica. A proposta das diligências foi avaliar se as instituições têm funcionado dentro dos critérios definidos nas leis e respeitando os Direitos Humanos.

Escute: Direito à saúde mental é tema do programa Revista Brasil de Fato

Entrevista com a psicóloga Marcela Lucenna, sobre comunidades terapêuticas e manicômios

As comunidades terapêuticas também são conhecidas como Entidades de Acolhimento. Muitas delas são ligadas à instituições religiosas. Elas recebem pessoas que vivem com transtornos relacionados à dependência ou uso abusivo de substâncias psicoativas. São reconhecidas pela Lei nº 11.343/2006 e têm seu funcionamento monitorado pelo Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuante em Álcool e Drogas (Depad), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).

As visitas foram feitas por uma equipe formada por membros da Polícia Civil, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

Leia também: Saúde mental: a liberdade é terapêutica

Nise da Silveira: a mulher que revolucionou o tratamento mental por meio da arte

Psicologia brasileira completa 55 anos de luta pelos Direitos Humanos

Editado por: Vinicius Sobreira
Tags: direitos humanosnordesteolindapernambucorecife
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Agora vai?

STF retoma julgamento sobre big techs: entenda em que pé está

Finalmente

Gripe aviária: 17 países suspendem restrição à carne brasileira

VITÓRIA

AGU pede suspensão do leilão de terras em áreas protegidas e comunidades tradicionais em Paraty (RJ)

Campeonato global

‘Futebol não é só europeu’: Mundial de Clubes mostra qualidade brasileira e equilíbrio entre países, avalia jornalista

Guerra

Trump se irrita com Netanyahu: ‘Eu preciso fazer Israel se acalmar’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.