Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Democracia

Vice-presidente de Trump diz que invasores do Capitólio não devem receber perdão presidencial

Após declaração à Fox News, JD Vance recuou sobre afirmação contrária às do presidente eleito dos EUA

13.jan.2025 às 22h17
São Paulo (SP)
Redação

O futuro vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, após entrevista, recuou da fala de que invasores do Capitólio, em 2021, não mereciam indulto presidencial - JOE RAEDLE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP

O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, J.D. Vance, afirmou no último domingo (12) à emissora Fox News que os invasores do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, não devem receber perdão presidencial com a chegada de Donald Trump à Casa Branca.

A declaração vai na contramão de afirmações anteriores do magnata republicano, que considerou perdoar inclusive os culpados por agredir policiais. Na última terça-feira (7),  Trump prometeu “grandes perdões” relacionados à invasão à sede do Congresso estadunidense, em protesto às eleições de 2020 que levaram Joe Biden à Presidência.

Questionado por Shannon Bream, jornalista da emissora apoiadora de Trump, quais acusados serão considerados para o perdão, Vance respondeu que a questão “é bastante simples”. 

“Se você protestou pacificamente e foi tratado por Merrick Garland [procurador-geral dos EUA] e pelo Departamento de Justiça como membro de uma gangue, você deve ser perdoado. Se você cometeu violência naquele dia, obviamente não deve ser perdoado”, declarou o político republicano.

O vice de Trump afirmou ainda que “há várias pessoas que foram processadas injustamente no 6 de janeiro” e o futuro governo, que assume a Casa Branca em 20 de janeiro, “precisa retificar isso”. 

Segundo o jornal britânico The Guardian, após a entrevista, Vance recuou e afirmou que a anistia seria considerada “para pelo menos alguns condenados no ataque de 6 de janeiro de 2021” . O futuro vice-presidente alegou que o governo Trump “se importava com pessoas que tiveram um julgamento ruim e foram injustamente presas".

Groenlândia

Na mesma entrevista, Vance afirmou que os Estados Unidos não precisam "usar a força militar" e lembrou que seu país já tem "tropas na Groenlândia", na esteira das ameaças de Trump em tomar e controlar a região, que é um território autônomo pertencente à Dinamarca. 

Em resposta, o primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede afirmou nesta segunda-feira (13) que a ilha, localizada próximo ao Ártico, está aberta a estreitar laços com os Estados Unidos, principalmente em áreas onde há recursos minerais inexplorados, segundo a emissora pública groenlandesa KNR.

O chefe do governo groenlandês acrescentou que o território está com as "portas abertas para a mineração". "Precisamos fazer negócios com os Estados Unidos. Começamos a dialogar e procurar oportunidades de cooperação com Trump", declarou Egede.

O premiê também afirmou que a ilha, com 57 mil habitantes, continuará cooperando com os EUA, mas em seus próprios termos, e que "o povo groenlandês" será quem "decidirá seu futuro". Assim, indicou que a Groenlândia não está disposta a fazer parte do território estadunidense.

Além de sua posição estratégica, a Groenlândia, que aspira se tornar independente da Dinamarca, possui enormes reservas minerais e de petróleo inexploradas, embora a exploração de petróleo e urânio seja proibida.

"Não queremos ser dinamarqueses. Não queremos ser estadunidenses. Queremos ser groenlandeses, é claro", finalizou Egede. 

*Com AFP

Editado por: Leandro Melito
Tags: euatrump
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Editorial

Uma visita à China e o futuro multipolar

Mudanças

Após reunião, Haddad anuncia alterações em decreto do IOF e propõe aumentar taxação de bets e fintechs

Mobilização

Indígenas de 14 aldeias bloqueiam BR-101 contra suspensão de demarcações e avanço do PL da Devastação

violência policial

‘Favelado não é bandido. Meu filho não era bandido’: morro Santo Amaro se une em ato após morte de jovem

É possível?

Por que o Brasil mantém relações diplomáticas com Israel apesar do genocídio em Gaza?

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.