Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

LIBERDADE

Preso injustamente, recifense André Arcanjo é inocentado pela Justiça

Inocentado em 31 de março, o assistente de farmácia passou exatos seis meses, 24 dias, 17 horas e 43 minutos preso

04.abr.2023 às 10h22
Raíssa Ebrahim
|Marco Zero Conteúdo

Familiares e amigos negaram as acusações desde o início e montaram uma campanha na internet para ajudar a provar a inocência de André - Reprodução

“Meu nome é André Arcanjo, eu sou negro e sou inocente”. Preso em 2021 por um crime de latrocínio que não cometeu, o recifense André Arcanjo, 42 anos, morador do bairro de Areias, na zona oeste, foi inocentado pela Justiça. A sentença concluiu não haver provas contra o auxiliar de farmácia. 

Leia: De testemunha a acusado: depois de ver morte de amigo, André Arcanjo foi preso como suspeito

Ele passou exatos seis meses, 24 dias, 17 horas e 43 minutos atrás das grades, no Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everardo Luna (Cotel), apontado como participante da morte de um vizinho de quem era amigo. Respondendo fora do presídio desde junho do ano passado, André conseguiu provar sua inocência. A sentença saiu no dia 31 de março.

Familiares, amigos, companheiros de igreja e colegas de trabalho negaram as acusações desde o início e montaram uma campanha na internet para ajudar a provar a inocência de André.

A Marco Zero acompanhou o caso desde o início. Numa entrevista presencial, quando ele passou a responder em liberdade, André questionou “Por que tanta injustiça? Por que eu sou negro e pobre?”. “Eu só quero que a verdade prevaleça. Porque eu perdi muita coisa. Ganhei muitos amigos que eu nem imaginava e também perdi. Perdi tempo, perdi um pedaço muito valioso na minha vida”, lamentou na época. 

Na internet neste último fim de semana, André agradeceu os apoios que recebeu e enfatizou: “Não termina aqui porque há muita luta e preconceito a ser vencido”.

Relembre o caso

André frequentava a casa da vítima, Edvaldo Oliveira Carvalho, conhecido na comunidade como Valdo, por ter uma relação de amizade com esse senhor de 71 anos e ajudá-lo nas tarefas de cuidado e higiene de sua esposa, que sofre de Mal de Alzheimer. Por ser auxiliar de farmácia e trabalhar em unidades de saúde, André ajudava até mesmo a dar banho na agora viúva.

O crime aconteceu em julho de 2021. No dia, André foi convidado por Valdo para tomar um café, um convite até então rotineiro. Porém, ao entrar, foi surpreendido por dois homens que saíram de um carro HB20 estacionado próximo e, já dentro do imóvel, anunciaram o assalto. André, segundo depoimento, foi rendido e isolado num cômodo da casa junto com outros dois vizinhos que estavam prestando serviço na residência.

Com seus conhecimentos na área de saúde, André conta que pediu socorro e chegou a tentar reanimar Valdo quando os bandidos foram embora. Mas, sem sucesso, o idoso faleceu no local, onde André permaneceu até a chegada da equipe do Instituto de Medicina Legal (IML). 

Depois, para cooperar com a polícia, foi de livre e espontânea vontade à delegacia, sem advogados, para prestar depoimento e até forneceu o próprio celular na ideia de contribuir com as investigações. 

Três meses depois do ocorrido, o susto. André foi preso pela Polícia Civil de Pernambuco como um dos acusados pela morte do amigo e vizinho Valdo. O inquérito ficou a cargo do delegado Vitor Meira Toscano Pereira, da 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Conteúdo originalmente publicado em Marco Zero Conteúdo
Tags: brasil de fatoencarceramentogenocídiopernambucopresidiorecife
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

assista

Da periferia de Belém, o rapper Pelé do Manifesto canta resistência

ENCONTRO EM BELÉM

Povos tradicionais do Brasil e exterior cobram protagonismo na COP30 e na luta contra mudanças climáticas

PRESTANDO CONTAS

Justiça dá 72 horas para prefeitura de São Paulo explicar afastamento de diretores de escolas municipais

GRIPE AVIÁRIA

China suspende importações de todos os produtos aviários brasileiros

a partir de julho

Movimentos populares finalizam preparação para plebiscito popular sobre escala 6×1 

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.