Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

Tensão

Após ensaio de reaproximação entre China e EUA, Biden chama Xi Jinping de ‘ditador’

Pequim classifica comentários de provocação política e diz que a Casa Branca distorce fatos

21.jun.2023 às 10h13
Redação

Xi Jinping e Joe Biden em cúpula antes do G20 - Saul Loeb / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, equiparou nesta terça-feira (20/06) o líder chinês, Xi Jinping, a ditadores durante um evento na Califórnia para arrecadar doações para o Partido Democrata. O comentário gerou fortes reações de Pequim.

No evento, que contou com a presença de jornalistas, Biden disse que Xi se irritou com o episódio de um balão chinês – o qual Washington acusou se tratar de uma ferramenta de espionagem – que sobrevoou o território americano em fevereiro antes de ser abatido por caças da Força Aérea dos EUA.

"A razão pela qual Xi Jinping ficou bastante irritado quando eu abati aquele balão com duas caixas cheias de equipamentos de espionagem é que ele sequer sabia que isso estava lá", disse o americano. "É um grande constrangimento para ditadores quando não sabem o que aconteceu", completou.

Biden tentou ainda aplacar preocupações em relação ao gigante asiático, afirmando aos doadores de seu partido que "a China tem dificuldades econômicas reais".

Sobre a postura de Xi no que diz respeito às relações bilaterais, o americano disse: "Estamos agora em uma situação na qual ele quer ter novamente um relacionamento".

Melhora nas relações "levará tempo"

Os comentários de Biden vieram pouco depois de o secretário de Estado americano, Antony Blinken, realizar uma visita oficial a Pequim para restabelecer linhas de comunicação e aliviar as recentes tensões entre as duas superpotências.

Segundo Biden, Blinken realizou "um bom trabalho" em sua viagem à China, mas disse que ainda "levará tempo" para uma melhora nas relações. A rivalidade entre dois países, que abrange diversas áreas, se agravou com o recente episódio do suposto balão espião, que acabou por gerar uma crise diplomática.

O americano também mencionou outro ponto de tensão nas relações com Pequim: uma recente reunião de cúpula dos países que integram o chamado grupo Quad – Austrália, Índia, Japão e Estados Unidos – com o objetivo de reforçar a paz e a estabilidade da região marítima da Ásia-Pacífico.

As quatro nações se comprometeram a trabalhar unidas no Mar do Sul da China e no Oceano Índico, disse Biden. "Ele [Xi] ficou realmente irritado com o fato de eu insistir que nós devemos unir o chamado Quad", ressaltou.

O Mar do Sul da China é palco de uma disputa territorial entre países vizinhos e Pequim, que reforçou sua presença militar na região.

China acusa EUA de "bullying"

O Ministério chinês do Exterior avaliou os comentários de Biden equiparando Xi a ditadores como uma "evidente provocação política".

"Os comentários feitos pela parte americana são extremamente absurdos e irresponsáveis", afirmou a porta-voz da pasta, Mao Ning, acrescentado que "vão totalmente contra os fatos, violam gravemente os protocolos diplomáticos e infringem severamente a dignidade política da China".

"A China está imensamente insatisfeita e se opõe com firmeza a isso", acrescentou.

Mao reiterou as afirmações chinesas de que o balão abatido no espaço aéreo americano teria propósitos de pesquisa meteorológica, tendo saído de seu trajeto acidentalmente.

"Os EUA deveriam ter lidado com isso de maneira calma e professional", disse a porta-voz. "No entanto, distorceram fatos […], revelando por completo sua natureza hegemômica e de bullying."

As relações entre Washington e Pequim vêm sendo estremecidas por tensões comerciais e a questão de Taiwan, apoiada pelos EUA.

Os comentários de Biden se somam a outras declarações polêmicas feitas pelo líder americano em eventos de doadores. Nesses encontros, normalmente de pequeno porte, câmeras e gravações costumam ser proibidas, mas jornalistas podem ouvir e transcrever as falas do presidente.

Em um evento do tipo em outubro passado, por exemplo, Biden chamou atenção ao falar de uma suposta ameaça russa de um "armagedon nuclear".

Artigo original publicado em DW.

loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INTERNACIONALISMO

Músico gaúcho integra missão da Flotilha da Liberdade de ajuda humanitária a Gaza

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

RESPIRO DEMOCRÁTICO

Após anos de desmonte, Lula retomou políticas e abriu diálogo com PCDs, avalia ativista

Alimentos sem veneno

Com alimentos sem veneno, Feira do MST é alternativa a ‘projeto de morte imposto aos brasileiros’, diz coordenadora

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.