Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

CARNAVAL 2020

Samba do Paraíso do Tuiuti leva santo padroeiro do Rio de Janeiro para a avenida

“O santo e o rei: encantarias de Sebastião” promove encontro do padroeiro com rei esquecido de Portugal

27.jan.2020 às 18h54
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h54
Rio de Janeiro (RJ)
Clivia Mesquita
Samba-enredo da Tuiuti faz homenagem a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro

Samba-enredo da Tuiuti faz homenagem a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro - Divulgação

Rio, do peito flechado

Dos apaixonados

Rio-batuqueiro

Oxóssi, Orixá das coisas belas

Guardião dessa aquarela

Salve o Rio de Janeiro!

Orfeus tocam liras na favela

A cidade das mazelas

Pede ao santo proteção

Grito teu nome no cruzeiro

Ó padroeiro! Toda minha devoção!

 

Na “cidade das mazelas” do samba-enredo da Paraíso do Tuiuti para o carnaval 2020, dois personagens se encontram na avenida para acudir a população do caos instaurado no Rio de Janeiro. São Sebastião, padroeiro da cidade e da escola, e Dom Sebastião, rei de Portugal cuja morte misteriosa alimenta devoção sobre o retorno do jovem monarca. 

No enredo “O santo e o rei: encantarias de Sebastião”, do carnavalesco João Vítor Araújo, a Paraíso do Tuiuti, da zona norte carioca, sinaliza que deve manter a tradição dos anos anteriores e levar para a Sapucaí críticas ao atual momento político e social do país, sobretudo do Rio de Janeiro. 

Em 2018, quando foi vice-campeã com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, sobre os 130 anos da Lei Áurea, a escola denunciou o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), questionou a reforma Trabalhista e um vampiro-presidente polemizou em referência a Michel Temer (MDB). 

Pelo terceiro ano consecutivo à frente do samba-enredo da Tuiuti, Moacyr Luz acredita que a crítica social é reflexo do olhar atento do sambista de cada época. “Desde os tempos do Donga e João da Baiana, o samba denuncia com suas quadras e partidos, o atraso dos trens, a falta d’água, o abuso de autoridade, a discriminação social e racial. Há tempos [o samba] vem sinalizando a nossa sociedade como preconceituosa e separatista. O sambista consegue traduzir a síntese do seu cotidiano”, afirma o compositor e sambista.

“Em cada enredo uma crítica social faz rima nos refrões de um samba. Já apontamos em 2018 pro trabalho escravo mesmo com a carteira assinada, no ano do "Salvador da Pátria" [2019] expomos os interesses políticos, arbitrariedades, e agora, 2020, versos do samba são dedicados aos apelos do povo do Rio de Janeiro para que o seu santo padroeiro salve essa cidade do caos completo.”

“O santo e o rei: encantarias de Sebastião” é uma parceria dos compositores Moacyr Luz, Cláudio Russo, Aníbal, Júlio Alves, Pier e Tricolor. "Entrar com um samba enredo na avenida, no maior palco do mundo, é imensa com qualquer tema. Cantar para São Sebastião, e até mesmo reverenciar um Rei esquecido que ressurge nas alegorias da nossa escola, é muito emocionante", completa.

Samba do Trabalhador

Compositor de clássicos como "Saudades da Guanabara", Luz também acaba de lançar o quinto álbum com o grupo Samba do Trabalhador, mesmo nome da roda de samba que acontece toda segunda-feira há 15 anos. “Fazendo Samba” (Biscoito Fino) é um disco que aponta para o futuro do gênero, com participações de João Bosco, Leci Brandão e Roberta Sá.

“Por acaso esse 20 de janeiro [Dia de São Sebastião] caiu numa segunda- feira, e esse dia na minha vida pertence ao Samba do Trabalhador! Cantei muito samba e terminei a noite em São Cristóvão, no ensaio de rua do Paraíso do Tuiuti”, conta.

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: carnavalrio de janeiro
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Finalmente

Gripe aviária: 17 países suspendem restrição à carne brasileira

VITÓRIA

AGU pede suspensão do leilão de terras em áreas protegidas e comunidades tradicionais em Paraty (RJ)

Campeonato global

‘Futebol não é só europeu’: Mundial de Clubes mostra qualidade brasileira e equilíbrio entre países, avalia jornalista

Guerra

Trump se irrita com Netanyahu: ‘Eu preciso fazer Israel se acalmar’

CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimento ao SUS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.