Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

MST

‘Agora tudo é eucalipto’: trabalhadoras rurais denunciam danos ambientais causados pela Suzano

A mobilização faz parte da jornada de lutas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

13.mar.2025 às 15h13
Imperatriz (MA)
Mariana Castro
‘Agora tudo é eucalipto’: trabalhadoras rurais denunciam danos ambientais causados pela Suzano

- Ao fundo, carretas de eucalipto que diariamente atravessam comunidades rurais - Larissa Lopes/MST

Na manhã desta quinta (13), mais de 250 mulheres de comunidades rurais dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins ocuparam um trecho da BR-010, via de acesso a uma das maiores fábricas de papel e celulose no país, da empresa Suzano, em denúncia contra danos ambientais causados pela companhia e supostas abordagens violentas contra trabalhadores e trabalhadoras rurais. A mobilização faz parte da jornada de lutas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

A região ocupada é estratégica para escoamento do agronegócio na Amazônia. O movimento denuncia o avanço do plantio de eucalipto, principal matéria-prima da empresa, amplamente difundido como prejudicial ao solo e às nascentes de rios. Há ainda denúncia de práticas de pulverização aérea de agrotóxicos.

“Eles entram nos nossos barracos com o apoio de seguranças privados, levam nossa colheita, proíbem a gente de plantar e ameaçam jogar veneno com drones. Essa terra toda aqui a gente podia plantar, mas agora é tudo eucalipto”, denuncia uma das agricultoras do sul do Maranhão, que por segurança preferiu não se identificar. A direção do MST, em jornada de lutas por todo o país, acrescenta ainda que há um histórico de judicializações contra a empresa, e pede atenção de órgãos regionais e federais para o cenário.

Entre bandeiras expostas na ocupação, se destacam frases como “Suzano é grileira de terras”, “Suzano planta fome” e “Eucalipto é para exportar e não para comer”. 

“A sociedade tem percebido a alta dos preços dos alimentos, mas é necessário questionar as razões desse aumento. Entre elas estão a falta de áreas para plantio de comida e também o envenenamento dos nossos territórios, do nosso solo e das águas. A Suzano é uma dessas empresas que tem impactado a agricultura familiar, com o avanço do eucalipto onde antes eram terras produtivas e a pulverização de agrotóxicos”, explica uma liderança do MST no Maranhão.

Em marcha, as mulheres percorreram a BR-010 em trecho de intenso fluxo de eucalipto – Lua Carvalho/MSF

Eucalipto e deserdo verde 


Desde 2013, está instalada em Imperatriz (MA) uma das maiores fábricas de papel e celulose da empresa Suzano, com mais de 500 mil hectares de áreas distribuídas na chamada região Tocantina, que abrange os estados do Maranhão, Pará e Tocantins, impactando diretamente mais de 45 comunidades, entre indígenas, quilombolas e trabalhadores rurais. 

De acordo com as trabalhadoras da região, o cenário, que era de fartura de alimentos desde a década de 1980, especialmente na área chamada de “estrada do arroz”, tem se modificado em razão dos quilométricos corredores de plantio de eucalipto, que expulsa as famílias de trabalhadores rurais para as periferias das cidades. 

“Eles estão nos encurralando. Não conseguimos mais trabalhar na terra. Por todos os lados estão os eucaliptos, e a empresa, a gente sabe, prioriza o dinheiro dela. Estamos ali plantando, mas somos muito perseguidos com drones, com ameaças, com violência. Nós somos da terra, mas o lavrador está sofrendo. O arroz e as frutas que cresciam já nem crescem mais, de tanto veneno”, explica Acelino de Oliveira, agricultor familiar da comunidade Angical, no estado do Maranhão.

Lideranças denunciaram impactos sofridos nas comunidades rurais da região – Lua Carvalho/MST

Com mais de R$ 1 bilhão em transações por ano, a escolha da região para o plantio de eucalipto, além de estrategicamente situada, foi justificada pelo baixo preço da mão de obra e das terras, que, ainda segundo as ativistas, custavam até sete vezes menos do que em outras localidades, como São Paulo.

O Brasil de Fato pediu um posicionamento da Suzano, mas não teve resposta até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto e o texto será atualizado caso haja retorno.

Editado por: Nathallia Fonseca
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Tentativa de golpe

Julgamento de réus no STF marca fase decisiva para futuro da direita, avalia cientista político

FAROL DE REFERÊNCIA

A revolução da simplicidade

Mobilização

Moradores de Jardim Pantanal e outros bairros protestam em SP contra remoção de 4 mil famílias

Em solo francês

Lula diz que Brasil aumentará área marítima protegida

SOLIDARIEDADE

Ato em Brasília exige libertação de ativistas da Flotilha da Liberdade sequestrados por Israel

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.