Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver

ASSISTA

Entre Oriente e Ocidente, Kazan é o coração do multiculturalismo da Rússia

Bem Viver foi a Kazan para mostrar o encontro entre diferentes culturas e religiões na Rússia

22.mar.2025 às 13h49
Kazan (Rússia)
Serguei Monin

Conhecida como a “terceira capital da Rússia”, Kazan tem um profundo passado histórico que é fundamental na formação do Estado russo como o conhecemos hoje. Na fronteira entre a Rússia ocidental e oriental, Kazan une história, multiculturalismo, tradição e modernidade.

A cidade de Kazan é a primeira parada da lendária rota Transiberiana. Apesar de não fazer parte do trajeto original da maior ferrovia do mundo, a cidade é comumente considerada uma parada obrigatória para quem atravessa o país de trem.

Em entrevista ao Bem Viver, programa do Brasil de Fato, o historiador do período soviético e guia de turismo da agência Estrela Vermelha, Rodrigo Ianhez, conta que no momento de construção da transiberiana, Kazan não estava incluída entre as cidades pelas quais a ferrovia passaria. No entanto, após um maior desenvolvimento das ferrovias na Rússia, uma série de outras estradas de ferro foram estabelecidas, inclusive essa conectando Moscou a Kazan. Assim, “Kazan passou a ficar conectada posteriormente aos Urais e Ekaterinburgo, portanto voltando para aquele traçado original da Transiberiana”, explica Ianhez.

“É um mero detalhe técnico Kazan não ser parte daquela transiberiana original, planejada, construída e finalizada no início do século XX. De Moscou a Vladivostok são 9.288 quilômetros. Portanto, as pessoas que fazem esse trajeto turístico da Transiberiana têm muitas opções das cidades onde parar. Elas não são obrigadas a parar em cidade alguma. Cada um faz o seu roteiro. Inclusive há aqueles que vão direto, sem fazer nenhuma parada. Mas, por Kazan ser uma cidade com uma importância histórica muito grande, uma cidade muito bonita, uma região rica da Rússia, uma região bastante próspera, Kazan acaba expressando isso. É muito organizada, limpa, com vários monumentos históricos. Enfim, é uma das cidades mais interessantes da Rússia”, completa o historiador.

E é assim que a reportagem do Brasil de Fato embarca rumo à capital da república do Tartaristão, utilizando o meio de transporte mais tradicional entre os russos: o extenso sistema ferroviário nacional. Partindo de Moscou, se percorre uma jornada de quase 12 horas até o destino.

Mais de mil anos de história

A chegada a Kazan ocorre ao amanhecer. Logo ao adentrar a cidade, os visitantes se deparam com o Kremlin de Kazan, uma imponente fortaleza medieval que simboliza momentos decisivos da história russa. Declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 2000, o monumento é um marco cultural e histórico, cuja construção se deu a partir das ruínas de uma antiga fortificação dos búlgaros, que haviam ocupado a região desde o século X. No século XV, com a ascensão do Canato de Kazan, a cidade se tornou um importante centro político e comercial, e o Kremlin foi fortalecido como uma cidadela de defesa.

Assim, fundada há mais de mil anos, Kazan foi um importante centro do Canato Tártaro durante séculos, até ser conquistada pelo czar Ivan, o Terrível, em 1552, marcando um momento-chave na consolidação do Estado russo.

O historiador Rodrigo Ianhez conta que, antes da conquista de Ivan, o Terrível, Kazan era dominada pelos canatos tártaros, pelos remanescentes da horda de ouro, que foi o Estado tártaro Mongol estabelecido após as invasões mongóis no século XIII. “Então, a conquista de Kazan por Ivan, o Terrível, foi um empreendimento muito longo. Ivan, o Terrível, se envolveu diretamente na campanha dos russos para conquistar a cidade de Kazan, sendo um marco do movimento em que a Rússia se liberta, digamos assim, do jugo tártaro mongol, dos quase 240 anos que os russos ficaram sob influência direta dos clãs tártaros mongóis”, afirma.

Esse período histórico foi retratado no clássico filme Ivan, o Terrível, de 1944, do cineasta soviético Serguei Eisenstein. A primeira parte da obra conta justamente sobre a cerimônia de coroação de Ivan, o Terrível, como czar russo, quando ele promete unir o Estado contra as ameaças externas, especialmente dos tártaros de Kazan. 

Já no século XVIII, o reinado da Catarina, a Grande, em Kazan, contribuiu para a promoção de uma maior liberdade religiosa no Império Russo. As comunidades tártaras fazem uma petição para a construção de mesquitas, considerando que Ivan, o Terrível, foi responsável pela destruição das mesquitas da cidade, e, desde então, novas mesquitas não haviam sido construídas.

“Então, a Catarina autoriza e são construídas as mesquitas que hoje estão em pé no bairro histórico Tártaro de Kazan, as primeiras mesquitas da cidade sob domínio russo. Então Kazan acaba sendo esse marco de encontro entre a religião ortodoxa e a religião islâmica, entre os povos russos e os povos tártaros, e, de certa maneira, entre uma Rússia mais ocidental e uma Rússia que olha mais para o Oriente, para as minorias étnicas. Kazan nesse aspecto é uma mistura muito grande”, explica Rodrigo Ianhez.

Hoje, Kazan é um dos maiores exemplos de convivência entre diferentes culturas e religiões na Rússia, onde ortodoxos, tártaros muçulmanos vivem lado a lado e preservam as suas tradições. 

E essa tradição multicultural foi perpetuada até os tempos atuais. Um dos principais símbolos do multiculturalismo de Kazan hoje está representado no monumento que é o “Templo de todas as religiões”, criado em 1993 e considerado um dos lugares mais ecumênicos do mundo. O projeto foi idealizado pelo arquiteto e artista Yuldar Hanov, natural do Tartaristão, que após realizar viagens ao Tibete e à Índia teve a ideia de combinar 16 religiões do mundo inteiro em um só templo.

O fato interessante é que o monumento não foi idealizado para ser um espaço religioso. Não há cultos, missas ou altares. A ideia é que seja um espaço cultural de aproximação de diferentes culturas e religiões do mundo inteiro, uma espécie de exaltação à diversidade.

Outro monumento que simboliza essa convivência de diferentes religiões e culturas é a Mesquita Kul Sharif, uma das maiores da Rússia, que foi reconstruída dentro do muro do Kremlin de Kazan. Nas dependências da histórica fortaleza da cidade, a coexistência de instituições do islamismo e do cristianismo ortodoxo mostram a importância de Kazan não apenas para a história da Rússia, mas também como um ponto de união entre diferentes tradições do passado e do presente.

E tem mais…

O Bem Viver traz também retratos que combatem preconceitos, Zanele Muholi ativista, artista e fotógrafa da África do Sul captura a beleza de dentro. Sua obra está em exposição pela primeira vez no Brasil no Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo (SP).

Vinte anos de diálogo, solidariedade e fartura: vamos conhecer a Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST.

E tem receita no Comida de Verdade: a chef Gema Soto ensina a fazer um repolho refogado especial.

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado às 13h; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Na TV Brasil (EBC), sexta-feira às 6h30.

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na TVCom Maceió: sábado às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. Além de ser transmitido pela Rádio Agência Brasil de Fato, segunda a sexta-feira, das 11h às 12h.

O programa conta também com uma versão especial, Conversa Bem Viver , transmitida pelas plataformas Spotify, Google Podcasts, iTunes, Pocket Casts e Deezer.

Editado por: Rodrigo Gomes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

CELEBRAÇÃO

ENFF: espaço de formação do MST celebra 20 anos com papel estratégico de pensar outra sociedade

ASSISTA

Mulheres lideram luta por moradia digna no assentamento 20 de Novembro, em Porto Alegre

ASSISTA

Assentamento do MST atingido por enchente no RS retoma produção em meio a desafios

Veja mais

Invasão ao CNJ

Moraes vota a favor da condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

PODCAST DE FATO

A defesa do Estado é uma pauta feminista, afirma Manuela D’Ávila

2º semestre

UnDF oferta 740 vagas gratuitas em 17 cursos; inscrições vão até 18 de maio

POESIA MARGINAL

‘Versos em Trânsito’: meu corpo-palavra em movimento

DESPEJO

Ministério Público do DF pede suspensão de desocupação no SIA e aciona Justiça para proteger crianças

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.