Este ano, a 14ª Semana Zé Maria do Tomé acontece de 21 a 30 de abril, em Limoeiro do Norte (CE) com o tema Chuva de Veneno Nunca Mais, Revoga Já!. O evento homenageia Zé Maria do Tomé, líder comunitário que lutou contra a pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi e relembra os 15 anos de seu assassinato.
Reginaldo Ferreira de Araújo, historiador, pedagogo, mestre em educação e militante do Movimento 21 (M21) explica que a escolha do tema da semana se deu devido ao “ataque que a gente sofreu no final do ano passado, pelo governador Elmano de Freitas, que era um parceiro da gente, que fez a Lei Zé Maria do Tomé junto com a gente, co-autor da Lei e, infelizmente, foi desmanchado com a Lei do Drone no final de 2024”.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::
A programação contará com apresentações de dissertação de mestrado, ação solidária com a distribuição de alimentos livres de agrotóxicos, cultivados pela resistência camponesa da região, seminários, visitas aos quintais produtivos e comunidades impactadas pelo agronegócio, roda de conversa, feira da agroecologia, reforma agrária e agricultura familiar do Vale do Jaguaribe, a tradicional Romaria da Chapada e muito mais.
Araújo destaca dois pontos da programação. O primeiro é a ação solidária que acontecerá no dia 21 de Abril, com a distribuição de alimentos saudáveis, sem veneno, vindos do Acampamento Zé Maria do Tomé. “Enquanto o agronegócio dá veneno para o povo, nós vamos fazer uma campanha solidária no dia do assassinato do Zé Maria do Tomé, distribuindo alimento saudável do Acampamento Zé Maria do Tomé que está em transição agroecológica.”
Outro momento destacado por Araújo é a tradicional Romaria da Chapada, que será realizada no dia 26 de abril. A ação tem o caráter de trazer denúncias, mas, também, é um momento celebrativo, de dar visibilidade aos anúncios, às lutas, às ações, às resistências camponesas, de mostrar para o público os frutos do trabalho das comunidades, das organizações e movimentos.
Visitas aos quintais produtivos
Outra atividade que acontecerá dentro da programação da Semana Zé Maria do Tomé é a visita a quintais produtivos de comunidades impactadas pelo agronegócio. Essa é uma atividade do Fórum Cearense de Combate aos Impactos dos Usos dos Agrotóxicos, fórum em que a Cáritas faz parte. “Nós pautamos para que o encontro deste mês fosse realizado dentro da Semana Zé Maria do Tomé e que fosse uma forma do fórum estar nas comunidades, conhecer suas realidades, ouvir essas comunidades, já que elas têm pautado, por meio da Cáritas, os seus problemas relacionados ao uso dos agrotóxicos e o avanço do agronegócio nos seus territórios”, comenta Aline Maia, da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte.
Durante as visitas, de acordo com Maia, o público participante poderá conhecer diversos quintais, tecnologias sociais como o bioágua familiar, o biodigestor, a abelha jandaíra, o banco de palma forrageira dentre outras. Também poderão conhecer casa de mel, casa de sementes, e experiências de comercialização, como é o caso da experiência Comunidade que Sustenta Agricultura (CSA) – Meu Quintal em Sua Cesta. “As pessoas vão conhecer um pouco de como essas comunidades se organizam, produzem, comercializam e de como elas resistem num território sem água, sem terra e que lutam para conseguir ter um território livre dos agrotóxicos e livre do agronegócio.”, finaliza Maia.
Programação
21 de abril (segunda-feira)
Distribuição de alimentos sem agrotóxicos produzidos pelo Acampamento Zé Maria do Tomé, em ação solidária do MST.
22 de abril (terça-feira)
Horário: 19h
Local: FAFIDAM
Apresentação da dissertação Aprendi a Plantar Água, por Manoel Moésio Braga Mota, com mediação de Sandra Gadelha (Coordenadora MAIE/UECE).
23 de abril (quarta-feira)
Horário: 14h,
Local: IFCE, Centro de Limoeiro do Norte
Seminário: Legislação e responsabilidade na prescrição, comercialização e uso de agrotóxicos, com participação de lideranças camponesas e organizações do Fórum Cearense de Combate aos Impactos dos Usos dos Agrotóxicos e Movimento 21 de Abril.
24 de abril (quinta-feira)
Horário: 6h45
Local: Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte
Visitas aos quintais produtivos e comunidades impactadas pelo agronegócio em Tabuleiro do Norte: Saco Verde, Santo Estevão, Baixa do Juazeiro, Currais de Cima e Santo Antônio dos Alves. Inscrições até 21 de abril via WhatsApp: (88) 99714-1296.
Horário: 13h
Local: Associação Comunitária da Baixa do Juazeiro
Roda de conversa com o Fórum Cearense de Combate aos Impactos do Uso de Agrotóxicos na Chapada do Apodi/Tabuleiro do Norte.
Horário: 13h30
Local: Acampamento Zé Maria do Tomé
Defesa pública da tese de doutorado A Geografia Viva das Mulheres Camponesas do Baixo Jaguaribe, Ceará: territorialidades e resistências frente ao avanço do neoextrativismo, por Rafaela Lopes de Sousa, com mediação de Camila Dutra (Coordenadora NATERRA/UECE).
Horário: 19h
Local: Fafidam
Mesa redonda e aplicação do plebiscito popular: Chuva de Veneno Nunca Mais, Revoga Já!, com Renato Roseno (PSOL), Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, lideranças comunitárias e movimentos populares: Organização Popular (OPA), MST e Revoga Já. Mediação: M21.
25 de abril (sexta-feira)
Horário: 8h
Local: Fafidam
Reunião dos movimentos populares com organizações e lideranças comunitárias. Mediação: M21.
Horário: 19h
Local: Praça do Tomé, Limoeiro do Norte
Exibição de documentário seguida de roda de conversa com Ana Aranha (Repórter Brasil), mediada por M21 e Fundação de Educação e Defesa do Meio Ambiente do Jaguaribe (Femaje).
26 de abril (sábado)
Horário: 16h
Romaria da Chapada do Apodi, com concentração na praça da Igreja da Comunidade do Tomé, Limoeiro do Norte.
29 de abril (terça-feira)
Horário: 19h
Local: FAFIDAM
Seminário: Educação em Defesa da Vida, com pesquisadores do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE).
30 de abril (quarta-feira)
Horário: 8h
Local: Fafidam
Audiência Pública do 10º Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado do Ceará, com escuta de demandas sociais de representantes de movimentos populares e lideranças comunitárias. Mediação: M21.
V Feira da Agroecologia, Reforma Agrária e Agricultura Familiar do Vale do Jaguaribe, com exposição de produtos agrícolas, artesanato, atrações culturais e praça de alimentação.
Data: 2 de maio (sexta-feira)
Horário: 18h às 22h
Local: Em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte
Data: 3 de maio (sábado)
Horário: 6h às 12h
Local: Em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::