A Sala Redenção está completando 38 anos e a celebração será nesta terça-feira (22), com uma programação especial voltada à memória dos cinemas de rua e à valorização do audiovisual. A agenda inclui a exibição gratuita do documentário Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, às 19h, e o lançamento da revista do novo Cineclube Ciclo, cuja edição de estreia tem como tema os cinemas urbanos.
Localizada no campus central da Ufrgs, com acesso pela Rua Eng. Luiz Englert, 333, centro de Porto Alegre , a sala abre suas portas às 18h30 para receber o público. A entrada é franca e aberta à comunidade.

Inaugurada em 22 de abril de 1987, a Sala Redenção é um dos espaços de exibição não comercial mais antigos de Porto Alegre. Com sessões de segunda a sexta, às 16h e às 19h — muitas vezes acompanhadas por debates —, o cinema da Ufrgs afirma ter a missão a formação de público e a democratização do acesso ao audiovisual, reforçando o papel social da universidade pública.
Para marcar o aniversário, a escolha de Retratos Fantasmas reforça o olhar sobre a memória dos antigos espaços de exibição. No documentário, Mendonça Filho narra, com imagens de seu acervo pessoal, o declínio dos cinemas de rua de Recife a partir da virada dos anos 1980 para os 1990. O filme reúne registros raros que mostram como locais vibrantes foram sendo abandonados e questiona o papel das salas comerciais na cultura contemporânea.
A sessão também será palco do lançamento da revista do Cineclube Ciclo, iniciativa dedicada à reflexão sobre cinema e memória coletiva. A publicação inaugural presta homenagem aos antigos cinemas de rua e reafirma a importância de preservar esses espaços como parte da identidade cultural das cidades.
Serviço
Sessão de Aniversário da Sala Redenção apresenta: “Retratos Fantasmas”
Dia 22 de abril, terça-feira, às 19h (confraternização a partir das 18h30)
Sala Redenção – Cinema Universitário / Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus centro da Ufrgs, em Porto Alegre
Entrada franca
Sinopse
Retratos Fantasmas (dir. Kleber Mendonça Filho | Brasil | 2023 | 91 min | Documentário | 12 anos)
Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.
