O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) iniciou uma agenda nacional de viagens para apresentar sua defesa diante do processo que ameaça seu mandato na Câmara. A ofensiva começou por Minas Gerais e inclui os 26 estados e o Distrito Federal. “Vou percorrer todas as regiões para conversar com a imprensa local e participar de atos de solidariedade, onde vou apresentar os pontos da defesa”, afirmou.
Segundo Glauber, a decisão de levar sua luta às ruas e estados se deu diante do cerco institucional conduzido por Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara. “Não adianta imaginar que, só dialogando dentro do Congresso, vou vencer os instrumentos usados por Lira, que está ligando para deputados e se mobilizando para caçar o meu mandato”, denunciou o parlamentar.
Ao lado da denúncia contra Lira, Glauber também aproveita a jornada pelo país para reforçar seu apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Presente na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, o deputado defendeu que o contato direto com a militância ajuda a romper preconceitos. “É uma chance para quem não conhece o MST entender sua importância para o Brasil, para o mundo e para a luta pela reforma agrária”, disse.
O parlamentar destacou que sua atuação política é alinhada com a estratégia do MST. Para ele, é preciso assumir uma linha de confronto com os interesses do agronegócio e fortalecer a agricultura familiar. “O que o MST tiver como linha política é a minha linha. Nossa tarefa é tensionar pela reforma agrária”, afirmou, deixando clara sua aliança com os movimentos do campo.
Por fim, Glauber pediu uma mudança no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a unificação dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. “É preciso superar essa divisão. Um dia, o Brasil terá um só ministério que trabalhe prioritariamente com o agricultor, com o homem do campo. Essa é a nossa mobilização”, concluiu.