As inscrições para o Transforma – o mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans e travestis – foi um dos destaques do último Notícia Popular, o programa de rádio do Brasil de Fato Ceará.
Abertas até 30 de maio, as inscrições podem ser realizadas preferencialmente pela internet, por meio de site mantido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará.
Podem participar da ação pessoas que foram registradas e que residem nas cidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Poranga, Novo Oriente, Ipueiras, Catunda, Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa e Nova Russas.
Todas as pessoas que realizarem as inscrições e encaminharem a documentação adequada receberão as novas certidões de nascimento, de forma gratuita, durante solenidade marcada para 3 de julho.
Confira outros destaques do programa Notícia Popular.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::
SDA lança plantas-modelo para facilitar legalização de agroindústrias
O governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Projeto São José e a Agência de Defesa Agropecuária, disponibiliza gratuitamente plantas-modelo para estabelecimento de produtos de origem animal e vegetal. O material está acessível no site oficial da SDA e busca facilitar o processo de legalização e certificação de agroindústrias em todo o estado.
As plantas padronizadas abrangem diferentes tipos de estabelecimentos e incluem abatedouros de ovinos, caprinos, suínos e bovinos, casas de mel para extração e processamento, unidades de beneficiamento de pescado e estabelecimentos de processamento de leite e derivados.
De acordo com a SDA, a iniciativa visa não apenas o cumprimento das normas sanitárias, mas também o fortalecimento da agroindústria local.
Proteção a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes
Os defensores públicos gerais dos estados brasileiros e da União estiveram na última terça-feira (20), na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília, para estruturar uma frente nacional de atuação conjunta em defesa de aposentados e pensionistas lesados por fraudes envolvendo benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A proposta trazida pela AGU é de colaboração e visa reforçar a resposta institucional diante da investigação da Polícia Federal que descobriu aumento expressivo de casos de fraudes em aposentadorias em situações que envolvem, possivelmente, venda casada, vícios de consentimento e a atuação indevida de bancos, corretoras e instituições financeiras. O objetivo é coordenar ações administrativas e extrajudiciais que assegurem o ressarcimento de direitos e a proteção de uma população vulnerabilizada.
Festival Tá Roxeda
A terceira edição do Festival Tá Roxeda acontece de 21 e 30 de maio, levando sua programação para os municípios cearenses de Sobral, Forquilha e Santana do Acaraú. O festival exibirá 50 filmes selecionados entre mais de 480 produções recebidas de todas as regiões do Brasil.
A edição de 2025 traz uma seleção de curtas-metragens que transitam entre documentário, ficção, animação e produções experimentais, reforçando o compromisso do festival com a multiplicidade de vozes e de formatos do cinema brasileiro contemporâneo.
Mais informações sobre os filmes selecionados e a programação completa, podem ser conferidos no site do evento.
12ª Motorromaria de Juazeiro do Norte a Canindé
Este ano, a tradicional Motorromaria que vai de Juazeiro do Norte a Canindé chega à sua 12ª edição. O evento será realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho, com saída da basílica de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Juazeiro do Norte, rumo ao Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé.
No dia 27 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias (Sedetur) fará a entrega das camisas aos participantes, na Biblioteca Municipal Dr. Possidônio Bem, a partir das 19h.
Antes da viagem, será realizada uma palestra sobre direção defensiva e manutenção preventiva e corretiva de motocicletas. A palestra acontecerá no dia 29 de maio, às 19h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
De Vera
E no De Vera desta semana, o Brasil de Fato abordou sobre transição energética e seus impactos, riscos, desafios e benefícios. A convidada para falar sobre o tema foi Andréa Camurça, assistente social, coordenadora de incidência política do Instituto Terramar e defensora dos direitos humanos.
Você pode conferir todas as nossas entrevistas em nossa página no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.