Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Economia

Tiro pela culatra

Tarifaço de Trump ‘põe em xeque toda a ordem neoliberal’, diz economista

Para Marilane Teixeira, medidas dos EUA miram Brics e devem acelerar diversificação do mercado brasileiro

06.ago.2025 às 20h07
Atualizado em 08.ago.2025 às 16h34
São Paulo (SP)
Adele Robichez e Larissa Bohrer
Presidente dos EUA, Donald Trump

Pesquisadora acredita que esse cenário pode abrir espaço para “uma nova ordem econômica e política que não seja pautada pelo liberalismo nem pelo autoritarismo” - Jim Watson/AFP

A economista e pesquisadora Marilane Teixeira afirma que as tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil e de outros países emergentes “põem em xeque toda a ordem neoliberal”. Para ela, a medida tem como alvo o Brics e pode representar uma oportunidade para o Brasil diversificar seus mercados e reduzir a dependência da economia estadunidense.

“O que estamos vivendo agora é exatamente um processo semelhante [à abertura dos anos 90], posto a partir de uma iniciativa da principal economia no mundo […]. Tem um alvo também, que é o Brics, não tenho dúvida nenhuma, esse é o alvo. Isso significa que o Brics está incomodando o governo [do presidente dos EUA, Donald] Trump, é notório”, observa em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

Teixeira avalia que a ofensiva tarifária dos EUA tende a isolar o país geopoliticamente. “Você vai criando outras alternativas com outros países e outros continentes que, de alguma forma, vão substituindo essa dependência da economia americana. […] O governo Trump sai fragilizado desse processo todo, acho que vai ser derrotado. […] Estamos num momento em que o neoliberalismo está em xeque, ele nunca esteve tão em xeque como está nesse momento”, analisa.

A pesquisadora acredita que esse cenário pode abrir espaço para “uma nova ordem econômica e política que não seja pautada pelo liberalismo nem pelo autoritarismo”.

Impactos no Brasil

As tarifas começaram a valer nesta quarta-feira (6), e o governo brasileiro apresentou um plano de contingência para minimizar os impactos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estima que cerca de 2% das exportações brasileiras sofrerão prejuízos diretos e não poderão ser facilmente redirecionadas, citando especialmente a fruticultura.

Teixeira, por sua vez, alerta que o impacto pode ser concentrado e atingir fortemente certas regiões e cadeias produtivas. A economista cita, por exemplo, o setor de hortifrutigranjeiros, voltado principalmente à exportação, e que pode deixar de colher produtos por considerar pouco lucrativo vender no mercado interno. Já no setor de produtos óticos e artigos de viagem, como bolsas e malas, ela destaca uma concentração produtiva no Sudeste, Sul e também no Nordeste do país.

“Tem estudos divulgando impacto em torno de 140 a 150 mil postos de trabalho. […] O desemprego afeta uma comunidade, uma região, principalmente se for um desemprego muito concentrado. […] Isso pode ter um efeito, inclusive, multiplicador”, indica.

Segundo ela, o momento exige respostas rápidas do Estado, como a liberação de crédito, a redução de juros, a manutenção de empregos com apoio do poder público e a ampliação de compras públicas, sobretudo de produtos hortifrutigranjeiros. A economista critica ainda o desinteresse histórico dos grandes produtores pelo mercado interno.

“Tem um nível de lucratividade muito alto e, normalmente, é feito em detrimento do mercado interno. O mercado interno não é prioridade, muitas vezes, para esses segmentos”, aponta.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Martina Medina
Tags: donald trumpeuatarifaço
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Vai pra julgamento?

Governo Lula aciona OMC contra tarifaço de Trump

CONTRA O BRASIL

Direita volta a ocupar Congresso e impede discussão sobre socorro a setores afetados pelo tarifaço

Decisão dos EUA

Tarifaço de Trump: com risco de apagão nas exportações, Brasil corre contra o tempo, avalia economista

Veja mais

LUTA POR DIREITOS

Greve no IFRS Restinga denuncia fome entre estudantes e cobra restaurante universitário

CULTURA PARAIBANA

Mostra de Arte Aberta Piollin celebra cultura paraibana com espetáculos gratuitos nos dias 8 e 9 de agosto

MINERAÇÃO

Mineração de lítio no Vale do Jequitinhonha coincide com aumento de doenças e acende alerta

JUSTIÇA POR DÉBORA

Ex-marido de Débora Moraes é condenado a 29 anos de prisão por feminicídio em Porto Alegre

DESCASO

Com Zema, número de famílias em situação de rua cresceu 122% em Minas Gerais

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.