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Mobilidade

‘Zerar emissões no transporte público é investir na saúde da população’, defende diretor do Instituto Pólis

Plano da Prefeitura prevê 2.200 novos veículos elétricos até 2028, mas meta está distante de ser cumprida

19.ago.2025 às 13h05
São Paulo (SP)
Ian Reis e Lucas Krupacz

Representando cerca de 6,3% da frota total, o número de ônibus elétricos na cidade de São Paulo ainda está distante do ideal proposto pelo Plano de Metas da Prefeitura, que prevê a substituição de 2.200 ônibus movidos a diesel por veículos de matriz energética limpa até 2028. Para Rodrigo Iacovini, diretor-executivo do Instituto Pólis, o não cumprimento da meta impacta diretamente a saúde da população. “Uma das principais fontes de poluição que a gente respira vem da frota de veículos, desde carros até os ônibus que a prefeitura permite que as concessionárias usem na circulação”, afirma.

Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, nesta terça-feira (19), Iacovini, afirmou que equação entre mobilidade, política de mobilidade e saúde é um dos caminhos para a melhora da qualidade de vida na Grande São Paulo. “Sabemos que a medida certa é investir em transporte público, investir em transporte que tenha zero emissões de gases do efeito estufa, por conta da crise climática e também porque é um investimento na saúde da população. Porque até economicamente é uma decisão questionável, uma vez que o município acaba tendo que gastar com as pessoas que eles atendem também no sistema de saúde“, defendeu.

“A prefeitura deveria fazer com que a frota se renovasse para que a população não tivesse um ar tão ruim e, com isso, não tivesse problema de respiração, como rinite ou bronquite. Em alguns casos, [evitaria] ter que correr com o filho para o pronto-socorro no meio da noite porque não está conseguindo respirar.”

O diretor-executivo cita dados do Hospital do Coração (HCor), que mostram crescimento no atendimento por doenças respiratórias entre 30% e 40% no inverno, além de estudos da Universidade de São Paulo (USP) que indicam que, em dias de poluição intensa, o risco de morte por doenças respiratórias pode subir em até 12%. “Sabemos que é complicado mudar as escolhas particulares, falar: ‘você, indivíduo, precisa comprar um carro novo’. Mas a prefeitura tem condições de, pelo menos, fazer com que as concessionárias e os ônibus que estão em circulação sejam novos e adequados, que não emitam gases de efeito estufa, por exemplo, nem partículas que causam essas doenças respiratórias.”

A desigualdade na escolha das localidades que recebem os novos ônibus da frota elétrica também é um desafio a ser combatido, na visão de Iacovini. A Zona Leste de São Paulo é a região com a maior concentração de ônibus antigos, uma geografia “que acaba concentrando a desigualdade e as doenças respiratórias”, diz.

“A gente precisa cobrar do poder público. Cobrar uma política que seja efetiva e que seja implementada, de fato. E não fazer como está sendo feito agora. Se as metas não são atingidas, elas são reduzidas, em vez de ampliadas. A população precisa, de fato, entrar nesse jogo e cobrar seus vereadores, cobrar o prefeito, todos que são responsáveis”, pontua o diretor.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Martina Medina
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