Em memória do golpe militar ocorrido no Chile em 11 de setembro de 1973, que depôs o presidente socialista Salvador Allende, o Raízes do Brasil do Rio de Janeiro sedia um encontro especial. O espaço irá receber ‘Entre chilenos y amigos’, imigrantes chilenos responsáveis pelo comércio de mesmo nome na feira da Glória. Este será um dia para relembrar memórias de luta popular, ouvir música e saborear a comida chilena.
“Vamos trabalhar em conjunto com a equipe de Raízes do Brasil para comemorar e lembrar com carinho e honra o 11 de setembro. Como diz um ditado chileno ‘Nem perdão, nem esquecimento'”. Gostaríamos de lembrar que homenageamos diariamente a frase de Salvador Allende de que ‘o socialismo chileno tem sabor de empanadas e vinho tinto'”, contou ao Brasil de Fato Ana Maria Farinas, responsável pelo ‘Entre chileno y amigos’.
O Raízes do Brasil no Rio de Janeiro foi criado em 2017 e integra uma rede de espaços urbanos voltados para a alimentação agroecológica, escoamento de produtos do campo, conexão entre os produtores de alimentos campesinos e os consumidores da cidade, cultura e debates sobre política nacional e latino-americana.
O cardápio inclui sopaipillas com pebre, um pãozinho frito em formato de esfirra com recheio de vinagrete, empanada de carne, pastel de choclo, que lembra um escondidinho, mas com purê de milho, salada à moda chilena e doces nacionais. Para quem optar pelo menu, o valor é de R$ 49 por pessoa.

Serviço:
Encontro entre Raízes do Brasil e Entre chileno y Amigos
Quando: 13 de setembro, sábado
Endereço: Rua Áurea,
Horário: 14h às 22h