Nesta sexta-feira (29), o documentário Território em Fluxo, produzido pelo Brasil de Fato, será exibido no Festival POP Rua 2025. A obra audiovisual aborda as complexidades da região conhecida como Cracolândia, na cidade de São Paulo.
A sessão está marcada para as 13h30, no Auditório do Museu da Língua Portuguesa, no centro da capital paulista. O espaço fica na histórica Estação da Luz, região que, ao longo dos anos, se tornou símbolo do crescimento da desigualdade social urbana no Brasil.
Em nove meses de apuração e mais de 30 entrevistas, a equipe envolvida no projeto ouviu as vozes de usuários e usuárias, moradores, artistas, ativistas e pesquisadores.
O processo de convivência e escuta resultou em um contraponto às narrativas usuais e estigmatizantes sobre território. Na tela, a luta e as identidades locais mostram uma realidade de resistência pautada na coletividade, na arte, na cultura e na justiça social.
Com direção de Iolanda Depizzol, Território em Fluxo é resultado de um trabalho coletivo que envolveu as equipes do audiovisual e da redação do Brasil de Fato. A produção é de Camila Aguiar, Tatiana Solimeo e Cibele Lima e a camada jornalística foi construída pela reportagem de Beatriz Drague Ramos e Gabriela Moncau. Depizzol assina o roteiro, e a fotografia é de Vitor Shimomura.
Na exibição desta sexta-feira será realizado um debate com a mediação da diretora e a participação de Ariane Albuquerque, psicóloga e integrante do Coletivo Cine Fluxo; Laurah Cruz, artista e ativista redutora de danos; e Jair Dias Junior, o Racionais, do coletivo Pagode na Lata. A entrada é gratuita.