Na última segunda-feira, 25, foi realizado o lançamento da Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular do Garibaldis e Sacis, em Curitiba. O projeto será viabilizado através de um convênio entre a Itaipu e a Associação Recreativa Cultural Assistencial e Educacional Amigos do Garibaldis e Sacis, oferecendo de setembro de 2025 a julho de 2026, quinze oficinas gratuitas voltadas à formação para o carnaval. E, as inscrições para as três primeiras oficinas abrem no dia 01 de setembro, no Instagram da escola.
Batucada, Agbê e Cantos Carnavalescos são as primeiras oficinas da Escola Permanente de Carnaval que serão ofertadas a partir do dia 15 de setembro, com 30 vagas cada.
A coordenadora da Escola, Anaterra Viana, explica que as metodologias envolvem o lúdico e a técnica. “O objetivo principal é oferecer uma formação nas mais diversas áreas que integram a festa carnavalesca levando os alunos a aprenderem tanto para trabalhar ou participar do carnaval compreendendo que além de diversão, há técnicas, fundamentos, arte, história, entre outras habilidades,” diz.
Cronograma e proposta das oficinas
A Oficina de Batucada acontecerá nos dias 15, 22 e 29 de setembro, das 19h às 22h e nos dias 06, 13 e 20 de outubro, das 18h às 22h, no Patuscada Bar.
✔️ Os alunos que participarem da Oficina de Batucada conhecerão diversos instrumentos como caixa, tambores, tamborins, percussão múltipla e aprenderão repertório para percussão solo, técnicas composicionais empregadas no repertório para percussão, exploração de ritmo, entre outras habilidades.

Será ministrada por Sesóstris Oliveira que é mestre de bateria, ritmista, professor e produtor cultural, com mais de três décadas dedicadas ao samba. Sua trajetória começou em 1991, aos seis anos de idade, como ritmista em uma escola de samba fundada por sua família. Desde então, participou de mais de dez agremiações em Curitiba, Paranaguá, Antonina e Rio de Janeiro, construindo uma vivência ampla e diversa dentro do universo carnavalesco.
Entre os projetos de destaque, está a série de oficinas realizadas na Sociedade 13 de Maio, iniciada em 2023 e repetida em 2024, que já recebeu mais de 230 participantes. Recentemente, lançou a nova escola de samba Rosa do Povo, consolidando sua atuação não apenas como músico, mas também como idealizador e gestor de projetos.
A Oficina Fundamentos do Agbê – do Ijexá ao Pagodão, acontecerá nos dias 17 a 19 de setembro, das 18h30 às 22h, dia 20 de setembro, das 10h às 18h e no dia 21 de setembro das 14h30 às 18h no Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR.
Agbê, também conhecido como xequerê ou abê, é um instrumento de percussão africano, feito de uma cabaça seca envolta por uma rede de contas, que produz um som ritmado.
✔️ Quem participar da Oficina fará um mergulho no universo do Agbê compreendendo a diferença entre os diversos ritmos musicais e a utilização do instrumento; disposição dos passos das danças que são desenvolvidas com a utilização do instrumento e a compreensão da construção do instrumento e sua manutenção.

Será ministrada por Gio Paglia, que é Arte educadora, ativista, regente e percussionista preta, especializada no instrumento agbê. Espalha pelo mundo os saberes ancestrais e encantos desse poderoso instrumento africano pela iniciativa Agbelas, escola da qual é fundadora e desenvolve há 5 anos um método sensível e único de experiência musical afrocentrada, tendo o agbê como protagonista.
Atualmente morando em Salvador, tem pesquisado os ritmos afro-brasileiros e as tradições de matriz africana com diversos mestres e alagbês. Desde 2022 é regente de seu próprio coletivo: a Orquestra de Agbê, que em 2023 tocou no Carnaval de Salvador junto ao Afoxé Ayralogum, em 2024 com o Instituto Mulherada e com os Zárabes – movimento percussivo liderado por Carlinhos Brown – também se apresentando na Lavagem do Bonfim e na Enxaguada de Yemanjá.
A Oficina Canto Carnavalesco acontecerá dos dias 22 a 26 de setembro e de 29 de setembro a 3 de outubro, sempre das 19h30 às 21h30. (local a confirmar).
✔️ As aulas terão enfoque no repasse das técnicas vocais para utilização nas festas carnavalescas. Os alunos aprenderão a desenvolver a voz como principal instrumento através do ensino de técnicas vocais, conscientização da respiração e da escuta plena. Com metodologia lúdica, os alunos irão desenvolver a habilidade do prazer por cantar através da prática do canto em grupo, de jogos teatrais, de expressão corporal, técnicas de respiração e de musicalização.

A ministrante desta oficina será a cantora, compositora e produtora cultural Thayana Barbosa. Em Curitiba/PR mergulhou no universo da cultura popular, integrando o grupo Mundaréu e o bloco Garibaldis e Sacis por 15 anos. Com o Mundaréu esteve no palco com nomes como Lia de Itamaracá, Mônica Salmaso, Renata Rosa e André Abujamra.
Em 2014, lançou “Mar de Dentro”, seu primeiro álbum autoral. Já em 2018, participou da produção coletiva do álbum UMA, do trio homônimo que a cantora integra, ao lado de Nani Barbosa e Janaina Fellini. Em 2021, lançou seu segundo álbum solo autoral “Toda Pele” acompanhada de Simone Sou, Du Gomide, Glauco Solter, Fernando Lobo, Valderval e Luis Otávio. Com a produção musical de Fred Teixeira e participação especial de Carlos Careqa.
👉 Todas as oficinas tem idade mínima de 15 anos e haverá a certificação para frequência mínima de 80%.
SERVIÇO
Inscrições gratuitas abertas para as Oficinas da Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular
– Dia 01 de setembro (segunda-feira)
Local da inscrição: Link na bio do Instagram da escola
Oficina de Batucada
Ministrante: Sesóstris de Oliveira
Datas das aulas: 15, 22 e 29 de setembro, das 19h às 22h e nos dias 06, 13 e 20 de outubro, das 18h às 22h.
Local: Patuscada Bar – Av Jaime Reis 238 – São Francisco
Oficina Fundamentos do Agbê – do Ijexá ao Pagodão.
Ministrante: Gio Paglia (Agbelas)
Datas e horários das aulas: 17 a 19 de setembro, das 18h30 às 22h, dia 20 de setembro, das 10h às 18h e no dia 21 de setembro das 14h30 às 18h.
Local: Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR – Rua Paraguassu, 2100 – Juvevê
Oficina Canto Carnavalesco
Ministrante: Thayana Barbosa
Datas e horários das aulas: 22 a 26 de setembro e de 29 de setembro a 3 de outubro, sempre das 19h30 às 21h30.
Local: (a confirmar – será informado aos inscritos).