Por Cleudo Gomes*
Vou começar o preâmbulo desse texto recorrendo a uma citação da ministra Carmem Lúcia no recente julgamento do inominável no Supremo Tribunal Federal, quando disse: “eu gosto da rosa democrática. Então, eu continuarei todos os dias, como eu acho que todo mundo que seja responsável por esse canteiro Brasil. Ser responsável todos os dias por cuidar dessa planta, porque erva daninha cresce sem cuidado, roseira não. Democracia é assim”.
Desse modo, vou parafrasear a ministra e afirmar que, no “canteiro Paraíba”, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras vem regando novas roseiras.
No dia 6 de setembro, na véspera do Dia da Independência do Brasil, tomou posse como Presidente do Diretório de João Pessoa, o militante e professor Josenilton Feitosa, um homem negro que dedicou sua militância social ao PT da Paraíba.
Durante essa semana, vários diretórios em toda a Paraíba deram posse aos novos presidentes e diretorias dos Diretórios Municipais. No último dia 10 de setembro, tomou posse como novo Presidente do PT de Campina Grande, o jovem Pedro Netho, uma nova rosa democrática que floresceu na Rainha da Borborema e que vem encantando a todos nós da Paraíba. Seu perfume exala pureza, juventude, vigor, diversidade, equilíbrio intergeracional, força, garra, como também defesa do meio ambiente e mais que isso, ele representa “respeito acima de tudo”.
Essa última frase do parágrafo anterior foi o primeiro slogan da campanha da saudosa amiga e companheira do PT, a líder do movimento trans, Fernanda Benvenutty. E, dessa forma, digo a todas/os/es que o novo presidente do PT Campinense é muito bem-vindo na luta pelos direitos humanos da população LGBTQIA+. O seu corpo e sua origem da periferia de Campina Grande lhe credenciam para nos defender das “ervas daninhas” bolsonaristas e conservadoras tanto de sua cidade como do estado.
Companheiro Pedro Netho, escutar o seu discurso de posse no Sesc Centro em Campina Grande foi uma das melhores palestras que eu assisti nos tempos. Ver você e saber que tu és filho único, com uma linda história de vida com apenas 25 anos, é motivo de orgulho e emoção para todos nós.
Pedro Netho foi criado às margens da BR-230, em Santa Terezinha, na estrada para Campina Grande. Quando criança, observava os carros que passavam naquela pista. Foi pelas estradas da vida que ele pegou o ônibus “Amarelinho” que transportava os sonhos daquele garoto rumo à universidade. Então, Pedro cursou Ciências Sociais, e, hoje, cursa Psicologia, também na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Em Campina Grande, Pedro Netho se tornou uma jovem liderança do movimento de juventudes. Ele é fruto dos programas educacionais dos governos do PT, liderados pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Sila e pela ex-presidenta Dilma Rousseff.
Saiba, companheiro Pedro Netho, que você é uma verde rosa, cuja junção de cores nos lembra da Estação Primeira de Mangueira, escola de samba do coração da Benvenutty, que fundou o “Grêmio Recreativo Unidos do Róger” com essas mesmas cores.
Você é semente do “legado de luta e suor” de Fernanda Benvenutty, do educador popular Luciano Bezerra Vieira, da vereadora Marielle Franco, do ambientalista Chico Mendes, da sindicalista Margarida Maria Alves, do ativista do movimento negro João Balula, do educador Paulo Freire e de tantos outros educadores e educadoras populares que também foram lideranças no tempo deles e que, hoje, vemos na sua juventude o ESPERANÇAR de dias e anos melhores.
A nossa democracia resiste. Mais do que nunca precisamos renovar os diretórios do PT e dos partidos do espectro de esquerda do Brasil. No dia 12 de setembro, outro jovem promissor tomou posse como Presidente do PT de Lucena, o multiartista Bruno Aldrin, um jovem inquieto que é técnico ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Atualmente, ele é radialista e trabalha na Associação Cultural Balaio Nordeste em João Pessoa.
Na manhã do último dia 13 de setembro (sábado) tomou posse como presidenta do PT da Paraíba, a deputada estadual Cida Ramos, uma mulher com uma trajetória pessoal e profissional extraordinária. Cida Ramos é professora concursada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oriunda do movimento sindical. A educadora foi presidente da Associação dos Docentes da UFPB. Cida como é carinhosamente conhecida por toda a comunidade escolar, é natural da cidade de Sapé/PB e aprendeu desde cedo a luta pelas adversidades da vida. A professora Cida Ramos é uma pessoa com deficiência (PCD) e vem desde seu ingresso na vida pública pautando temas relacionados à inclusão social, seja na universidade, na ADUF, na Assembleia Legislativa da Paraíba ou no PT.
Cida Ramos irá conduzir o partido em um dos processos eleitorais mais complexos da história do PT, tanto em nível local como nacional. Conduzir a reeleição do Presidente Lula na Paraíba vai requerer da nova presidenta, sensibilidade, forte articulação política nos bastidores, além de austeridade e sabedoria. Contudo, a companheira Cida Ramos vai contar um novo diretório estadual que também renovou seus quadros com novas forças políticas, especialmente vindas do interior do estado.
Por fim, fico feliz em falar das novas rosas democráticas oriundas da juventude petista, tais como Pedro Netho de Campina Grande e Bruno Aldrin de Lucena, mas também da renovação do PT com os seus próprios quadros políticos históricos que nesse ano de 2025 ascenderam à presidência do partido, como por exemplo, o professor Josenilton Feitosa no Diretório Municipal de João Pessoa e a professora Cida Ramos que assume a presidência do PT da Paraíba.
Viva o reflorescer da democracia interna do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nessa semana da vitória da democracia e da justiça brasileira. E para não esquecermos dos que se foram na pandemia da COVID-19. Sem anistia para golpistas.
*Cleudo Gomes é educador popular e ativista de Direitos Humanos, Doutor em Educação, na linha de Educação Popular/PPGE/UFPB.
**Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil de Fato.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)