Passados cinco anos do início do plano Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), quase metade da meta já foi alcançada.
Das 100 milhões de árvores previstas, mais de 45 milhões já foram plantadas. O objetivo é alcançar o número total até 2030
“Essa década, entre 2020 e 2030, nós entendemos como uma década crucial no que diz respeito à pauta ambiental, por conta da biodiversidade e também da pandemia, como vivemos em 2020”, explica Maíra Santiago, dirigente estadual do MST em Minas Gerais e uma das responsáveis pelo plano.
Segundo ela, no dia da Árvore, dia 21, haverá uma atualização mais completa dos números, porque o MST também está priorizando a construção de viveiros de plantas frutíferas e a recuperação ambiental de áreas degradadas.
“A questão ambiental está diretamente relacionada com a questão da reforma agrária. Hoje os territórios estão sendo destruídos, mas se tivessem uma política de reforma agrária teríamos uma outra perspectiva, de construção, não destruição dos territórios”, cobra Santiago.
Setembro é um mês importante para pauta ambiental ao MST. A dirigente lembra que neste mês se celebra o dia da Amazônia, 5, e também do Cerrado, 11. Por conta disso, outras atividades também estão previstas para os próximos dias.