Tem aumentado bastante as ocorrências de golpes aplicados por supostos entregadores de pedidos solicitados via aplicativos como o iFood, Rappi e Uber Eats.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
No momento da entrega do pedido, estão acontecendo situações como: o visor da máquina de pagamento fica ilegível, impossibilitando ver o valor, sendo cobrado quantia muito maior; o consumidor recebe uma ligação informando que o entregador se acidentou, e que um novo irá levar o pedido, sendo necessário o pagamento de uma taxa de entrega a ele para posterior estorno pelo aplicativo; situações em que o entregador filma os dados do cartão no momento do pagamento para posterior fraude.
:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::
Identificado o golpe, a primeira providência a ser tomada é a realização de um boletim de ocorrência. Em seguida, é necessário procurar o aplicativo, por serem eles os responsáveis pela compra, e, no caso de cartões de crédito, é recomendada a contestação da transação junto ao banco.
Havendo problemas com o aplicativo para a realização de estornos, o PROCON ou o judiciário podem ser acionados.
Jonathan Hassen é advogado popular.