#LulanaEstrada

Em uma semana de viagem, caravana de Lula é marcada por encontros emocionantes

Em Caravana pelo Nordeste, Lula percorreu 13 cidades em uma semana

Brasil de Fato* | Arapiraca (AL) |

Ouça o áudio:

Nesta quarta, Lula foi recebido por grupos de cantadores e dançadores do Guerreiro em Arapiraca (AL).
Nesta quarta, Lula foi recebido por grupos de cantadores e dançadores do Guerreiro em Arapiraca (AL). - Julia Dolce

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa uma semana de sua caravana pela região Nordeste nesta quarta-feira (23). Lula desembarcou em Salvador (BA), na semana passada, e, desde então, já passou por três estados e, pelo menos, 13 cidades e povoados, nos quais milhares de pessoas se reuniram para recebê-lo.

Continua após publicidade

Na estação de metrô Pituaçu em Salvador, primeira atividade da Caravana, a recepção foi empolgante. “Engolido” pelo povo que lotou o metrô, Lula conheceu a obra que foi inaugurada em 2016, depois de mais de uma década de construção.

Continua após publicidade

A chegada da Caravana em Cruz das Almas, primeira parada no Recôncavo Baiano, também foi registrada pela equipe do Brasil de Fato como um dos momentos mais marcantes.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

De acordo com a programação da Caravana, Lula receberia seu primeiro título de Doutor Honoris Causa da viagem no campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) na cidade, mas um recurso contrário à honraria, colocado pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), foi aceito pelo juiz da 10ª Vara Federal de Salvador. 

Em seu discurso, do alto de um carro de som, Lula destacou que seus maiores títulos são as conquistas do povo brasileiro. Entre essas conquistas está a da jovem Chirlene Oliveira de Jesus Pereira, filha de quilombolas e doutoranda pela UFRB, primeiro diploma universitário de sua família, que discursou durante o Festival da Juventude, em Cruz das Almas. “O título dela é o meu título”, disse Lula.

A agenda da Caravana procura contemplar parte das universidades federais construídas pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT), em seu grande projeto de interiorização do ensino superior. Foram 18 universidades construídas entre 2002 e 2015, sendo sete no Nordeste, com diversos campi no interior. 

Assim, o ex-presidente Lula participou também da Colação de Grau da primeira turma do curso de Bacharelado em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde (BA), onde abraçou dezenas de formandos brasileiros e dos países lusófonos Guiné-Bissau, Camarões, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde.

Na despedida da Bahia, Lula visitou o acampamento Valdir Marcedo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde almoçou, conheceu a casa de um acampado e uma biblioteca comunitária. 

Sergipe

A chegada às terras sergipanas surpreendeu a própria organização da Caravana. Milhares de pessoas lotaram a praça da pequena cidade de Estância, na região sul de Sergipe. No estado, a memória do falecido governador petista Marcelo Déda, amigo de militância de Lula, emocionou a população e o ex-presidente a cada parada. 

O objetivo da Caravana, como o ex-presidente tem ressaltado, é entrar em contato com o povo brasileiro, principalmente aquele que vive em cidades no interior do país, dando rosto ao legado das políticas públicas que transformaram a região durante o governo do Partido dos Trabalhadores (PT). 

Entre as principais políticas públicas destacadas estão a construção de cisternas para armazenamento de água, os programas que beneficiam a agricultura familiar e os projetos de distribuição de renda. Além disso, a jornada busca entender os problemas ainda presentes e as ameaças de desmontes impostos pelo governo de Michel Temer (PMDB). 

Nesse processo, encontros e histórias emocionantes vêm acontecendo. No ato organizado pela Frente Brasil Popular em Aracaju (SE), a jovem Iva Mayara surpreendeu o público e o próprio ex-presidente ao devolver seu cartão de beneficiária do Bolsa Família a Lula, destacando que, após se formar em Administração pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), não precisa mais do benefício. “Agora também sou cadastradora do Bolsa Família. É uma forma de retribuir o que fizeram por mim”, disse.

Agenda

Neste dia 23, o ex-presidente Lula acordou na cidade alagoana de Penedo, após realizar ontem ao entardecer, a travessia do Rio São Francisco em um catamarã, e discursar para centenas de pessoas em um carro de som posicionado às margens do rio. O ex-presidente fica em Alagoas até esta quinta-feira (24), quando partirá para Pernambuco. A Caravana Lula pelo Brasil continuará rodando 4.000 quilômetros pelo Nordeste pelas próximas duas semanas, terminando em São Luís do Maranhão, no dia 5 de setembro.

Continue acompanhando a cobertura completa da Caravana Lula pelo Brasil, realizada em uma colaboração entre o Brasil de Fato, a Mídia Ninja e os Jornalistas Livres.

Edição: Simone Freire