Caravana

Elite sonegava ao povo o direito à educação, disse Lula ao receber Honoris Causa

Homenagem aconteceu nesta segunda na Universidade Federal do Piauí; esse foi o 5º título durante a caravana

Brasil de Fato | Teresina (PI) |
"Alguns reitores apanharam da elite branca metida a esquerdista que não queriam abrir mão dos privilégios", disse Lula sobre Prouni.
"Alguns reitores apanharam da elite branca metida a esquerdista que não queriam abrir mão dos privilégios", disse Lula sobre Prouni. - Mídia Ninja

Na manhã desta segunda-feira (4), no penúltimo dia da Caravana Lula pelo Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o quinto título de Doutor Honoris Causa da viagem. Antes da homenagem na Universidade Federal do Piauí, o ex-presidente já havia participado de cerimônias de entrega na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual do Rio Grande (UERN) e na Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Lula dedicou o título à esposa Marisa Letícia, que faleceu esse a ano, e ao ex-ministro da educação Fernando Haddad, a quem considerou o "melhor ministro da Educação que esse país já teve". O ex-presidente lembrou que o Piauí foi o primeiro estado brasileiro a ser atendido pelo Programa Fome Zero e o Luz Para Todos, e ainda, que a renda média da população piauiense foi a que mais cresceu entre 2003 e 2014, aumentando em 110%.

“Me orgulho muito do Piauí ter a melhor educação do Brasil. Só na cidade de Cocal dos Alves temos 150 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática em uma cidade de seis mil habitantes”, observou. Ao falar sobre a importância do avanço do ensino superior, com o surgimento do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), Lula relembrou que quando foram criados, "alguns reitores apanharam da elite branca metida a esquerdista que não queriam abrir mão dos privilégios. Poderosos que governaram esse país sonegaram ao povo o direito à educação", destacou.

Durante seu discurso, Lula também citou o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, referindo-se a ele enquanto "uma figura extraordinária", e destacou a importância da criação da União de Nações Sulamericanas (Unasul) e do o Conselho Sulamericano de Defesa com o país caribenho enquanto organismos internacionais importantes para integração sulamericana e para fazer frente à política dos Estados Unidos.

Mariana Dias, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), estava presente na entrega do título e destacou a participação da UNE durante todo o trajeto da Caravana. “Reconhecemos o que ele [Lula] representa para a educação brasileira. Lula passou a olhar a Universidade como um local que pertence a todo o povo brasileiro”.

Sobre os retrocessos no campo da educação, Dias disse que a maior preocupação da UNE é com a PEC 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. “Essa medida inviabiliza o orçamento das universidades e coloca em risco o projeto de universidade que construímos”, pontua.

A caravana segue nesta segunda para São Luís, no Maranhão, onde se encerrará com um grande ato público nesta terça-feira (5).

Edição: Luiz Felipe Albuquerque