Campo e cidade

Jornada da Agroecologia traz para Curitiba feira, shows nacionais, oficinas e debates

Evento começa hoje e encerra sábado com shows de Otto e Paraíso da Tuiuti

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
População pode consumir produtos agroecológicos na Feira realizada na praça Santos Andrade, das 8h às 21h
População pode consumir produtos agroecológicos na Feira realizada na praça Santos Andrade, das 8h às 21h - Giorgia Prates

O Centro de Curitiba recebe, entre 6 e 9 de junho, a 17ª edição da Jornada de Agroecologia. O evento inclui a Feira da Reforma Agrária, da Agricultura Familiar e da Economia Solidária onde a população pode consumir alimentos agroecológicos que estão à venda na Praça Santos Andrade, das 8h às 21h. De acordo com os organizadores, são cerca de 60 expositores reunidos para oferecer alimentos sem veneno. Junto à feira há também o espaço para a “Culinária da Terra”, com barracas de pratos típicos da região sul do Brasil.

Continua após publicidade

O evento é uma parceria que envolve mais de 40 entidades do Paraná, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A programação inclui cerca de 30 atrações culturais gratuitas e 30 oficinas. Também acontecem seminários e debates no campus da UFPR Reitoria, Prédio Histórico e UTFPR. Saúde, Educação do campo e da cidade, participação social e soberania alimentar são alguns dos temas que farão parte.
 
Túnel do Tempo

Durante todos os dias, o público poderá entrar no Túnel do Tempo, instalado no pátio da Reitoria por estudantes e professores das escolas estaduais do campo do Paraná.  

Ao percorrer o túnel, o visitante conhecerá a história do campo, da luta pela Reforma Agrária, da agricultura familiar e da produção agroecológica, culminando ao final em reflexões sobre a reconstrução de um projeto popular para o país. 

Shows gratuitos na Praça Santos Andrade

Quarta-feira (6)
19h – Fandango Caiçara, bailado e batido, com o grupo Mandiquera da Ilha de Valadares.

Quinta-feira (7)
13h – Cantadeiras, mulheres do MST com repertório de músicas latino-americana e popular brasileira. 

20h30 – Ana Cañas, cantora que vai do MPB ao rock e ao pop, conhecida pela técnica, bom gosto musical e militância política.

Sexta-feira (8)
13h – Orquestra Latino Americana da Unespar, formada por alunos, professores e músicos da comunidade. Canções da América do Sul, da América Central e do Caribe.

19h – Alohabana, grupo de música “guajira” latino-americana (son montuno, guaracha, rumbas, son cubano, tumbao, boleros e chachachás) formado em Curitiba/PR.

Sábado (9)
12h30 – Roseane Santos, cantora reconhecida pelos trabalhos com samba e música brasileira interpreta Clementina de Jesus.

14h – Viola Quebrada, grupo curitibano inspirado na riqueza da música caipira e da vida no campo.

15h30 – Mulamba, banda curitibana que vai do rock à música erudita, com vocais femininos de peso e som com instrumentos de cordas e percussão.

17h – Show com Otto, cantor, compositor e percussionista pernambucano.

18h – Escola de Samba Paraíso da Tuiuti, do Rio de Janeiro, aclamada pelo povo brasileiro como Campeã do carnaval carioca por ter levado para a avenida o ‘grito de liberdade’, falando da escravidão, ‘guerreiros da CLT’, tratando da reforma trabalhistas, e ‘presidente vampiro’, em referência ao golpista Michel Temer

Confira a programação completa no site da Jornada 

Edição: Laís Melo